Ouça agora este podcast!
“089 – 3 exercícios para treinamento de força na academia”À medida que a temporada progride, as sessões de força devem diminuir em volume e especificidade. Veja como usar a força para apoiar seus treinos de resistência.
Eu sou Renato Silva, o Cara da Academia do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a desenvolver nas suas atividades físicas, se iniciante, intermediário ou atleta. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Cara da Academia do Dicas Curtas.
Então vamos para o que interessa!
Embora existam diferentes modelos de periodização para os atletas de endurance referenciarem na construção de um plano de treinamento anual, um caminho tradicional se desenvolve a partir de uma fase de base para construir ciclos, até uma fase de competição. As sessões de resistência progridem de menos específicas para mais específicas à medida que cada corrida se aproxima, de modo que os atletas ganham a quantidade apropriada de resistência, velocidade e habilidade que precisam para alcançar seus objetivos.
A fim de apoiar as metas de resistência em cada fase, o treinamento de força é um componente necessário de qualquer plano de treinamento. No entanto, a periodização do treinamento de força está quase que inversamente relacionada às fases de endurance.
À medida que a temporada progride, os atletas devem começar a aumentar o volume e a especificidade de suas sessões de resistência, e as sessões de força devem diminuir em volume e especificidade. Em vez de construir força muscular como no ciclo básico, o treinamento de força no ciclo de competição deve ser modificado para suportar as exigências físicas das sessões de resistência, manter a força e ajudar o atleta a permanecer livre de lesões durante toda a temporada.
Felizmente, embora a força possa ser difícil de construir, é relativamente fácil de manter. Quando você está com cerca de seis a dez semanas de sua primeira corrida, estas são as três chaves para o treinamento de força em que você deve se concentrar:
Manter a mobilidade
Manter a mobilidade é crucial para garantir uma temporada livre de lesões. O aumento do tempo gasto em natação, ciclismo e corrida significa maior tempo gasto nos mesmos padrões de movimentos repetitivos, o que restringe a amplitude de movimento em torno de suas articulações.
Exemplos de exercícios: Agachamento unilateral com alongamento de glúteo, desenvolvimento de barriga para baixo (deitado).
Concentre-se em exercícios multi-articulares em todo o corpo
Você quer que seu corpo continue a ser capaz de recrutar o maior número de músculos possível para atender às demandas de seu esporte. Quanto mais recrutamento muscular você tiver, menos correrá o risco de sofrer uma lesão por uso excessivo. Além disso, concentrar-se em sobrecarregar um único músculo ou grupo muscular na sala de musculação poderia criar um novo desequilíbrio.
Exemplos de exercícios: Agachamento com medicine ball com giro, Woodchoppers
Mova-se no plano frontal
À medida que seus treinos de natação, bicicleta e corrida ganham especificidade de prova, a manutenção de um corpo equilibrado requer treinamento de força para ser menos específico. É aí que entra a força, de modo que você não está exagerando nos músculos do plano sagital que o impulsionam para frente.
Exemplos de Exercícios: Caminhadas com elásticos, agachamentos laterais.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje.
Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem e se desafiarem a fazer mais no esporte.
Caso fique com alguma dúvida , me procura lá no grupo do Cara da Academia no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.
Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast de sua preferência.
E claro também através do Spotify e do Deezer. assim você ira receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível. Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br