Ouça agora este podcast!“007 – 3 Pequenas Ações Para Vencer A Preguiça”

Já aconteceu com você? Você decidiu estudar para concursos… Que ótimo! Meus Parabéns! Então, você assumiu o compromisso de acordar uma hora mais cedo todos os dias para estudar antes de ir para o trabalho, ou antes de realizar qualquer outra tarefa…

Mas aí, o que acontece?

Bate aquela preguiça… Você pega o celular só para dar uma olhadinha rápida, e quando você vê, já passaram 30, 40 minutos e você ainda está na cama…

E aí você pensa: Ah… não vai dar mais tempo hoje, deixa para amanhã! No dia seguinte, a história se repete, mais uma vez você deixa para amanhã. E assim vão passando os dias, e você não faz nada, dia após dia, até que você acaba deixando de lado o seu sonho. Até que caia no esquecimento. Mas lá no fundo você sabe que desistiu por pura preguiça.

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe preguiça. Isso mesmo, não existe preguiça e nem gente preguiçosa. O que acontece quando você decide que vai começar a estudar, mas aí dá aquela vontade de mexer no celular, só pra dar uma olhadinha no facebook, no instagram, ver só um capítulo da sua série preferida no netflix? Quando você percebe, já passou o tempo e você não produziu nada… Não estudou, não deu aquela corridinha. “Ah, mas hoje estava frio….”  “Ah, mas hoje eu estou cansado…” E aí você acaba se dispersando e o tempo passa e você acaba se rotulando de preguiçoso.

Na verdade o problema é que as pessoas preferem canalizar a energia para outras atividades que são mais prazerosas, ou que, pelo menos são mais fáceis de serem realizadas… Afinal, não dá trabalho nenhum sentar no sofá ou permanecer deitado na cama para assistir Netflix… Então, hoje você vai aprender como vencer a preguiça e canalizar toda a sua energia para aquilo que precisa ser feito.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre dos Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

 

Faça o certo ficar fácil e o errado ficar difícil

Vamos voltar ao exemplo que eu dei no início do episódio. Se você já tentou assumir um compromisso de acordar mais cedo para estudar e a primeira coisa que você faz quando acorda é pegar o celular para olhar o whatsapp ou o facebook e aí, quando se dá conta já perdeu mais da metade do tempo que você separou, sabe do que eu estou falando. Ou talvez você até comece a estudar, sente à mesa e abra o seu livro, mas aí, vem a primeira notificação das redes sociais e você jura que só vai dar uma olhadinha.  Mas aí vem um vídeo legal, um amigo posta uma coisa engraçada, ou algo sobre política e você se vê em uma obrigação moral de responder…

E mais uma vez o tempo passa… E você não faz nada! E no dia seguinte isso se repete, e vira um ciclo.

O que acaba acontecendo é você se intitular de preguiçoso, quando o verdadeiro problema é que você está viciado no celular. E aí, toda vez que você vai fazer alguma coisa importante, ele está ali, do seu lado… dormindo com você, acordando com você, te vendo estudar. E parece que, de propósito, ele apita na hora na hora mais importante…  E o que você tem que fazer?

Cara, dificulta o uso do celular para você. Transforme o certo em errado e o fácil em difícil. Mas como assim, coloca o celular para despertar longe de você de manhã. Assim você vai ter que levantar para desligar o alarme. Na hora de estudar, desliga o celular e guarda no armário, longe do seu local de estudos. E se der vontade de usá-lo, vai ficar difícil, você vai ter que levantar, ir até o armário, ligar o telefone. Vai ser mais fácil ficar sentado continuar estudando.

 

Tome decisões que você só precise tomar uma vez

Agora deixa eu te contar um exemplo meu: Eu adoro tomar café. Porém, eu evito comer doces. Toda vez que eu todo um café na rua vem aquele bendito biscoito ou aquele brownie de chocolate. E aí eu vou tomando o café olhando para o Brownie de chocolate… e toda vez que eu olho para ele, eu tenho que decidir que não vou comer… E fica aquela guerra de nervos… é horrível isso!  Vamos voltar para o exemplo do celular, ou do facebook…

Ficar estudando com o celular ao lado é tentador. Toda hora você olha para o celular e tem que ficar mentalmente decidindo que não vai usá-lo várias vezes. Internamente, isso vai drenando sua energia. Você passa a não se concentrar direito e fica dividindo a sua atenção entre os estudos e o uso do celular.  O que fazer para não passar por isso?

Não quer ser interrompido para usar o celular, toma uma única decisão de deixar ele desligado durante o horário de estudos. Toma a decisão de tirar ele de perto de você.  O que eu faço com o Brownie de chocolate? Eu esmago ele, deixo todo esfarelado, aí não preciso ficar toda hora decidindo  entre comer e não comer. Simples assim.

Mas se der vontade de levantar e pegar o celular? Aí você volta para a regra 1, você tornou difícil o uso do celular. Vai ter o trabalho de levantar, ir buscar e ainda ligar.  Vai dar muito mais trabalho.

 

Celebre as pequenas vitórias

O nosso cérebro possui vários neurotransmissores. Em linhas bem gerais, são eles que nos dão a sensação de bem-estar e vontade de fazer mais aquilo que nos dá prazer. Veja só esse exemplo: Certa vez foi realizada uma experiência com ratos e foi constatado que aqueles que tinham pouca dopamina procuram pela comida mais fácil mesmo sendo a pior e menor. Já os ratos com muita dopamina, procuram comidas mais longas para ter direito a uma comida melhor e maior.

Segundo a Wikipédia, a dopamina é um neurotransmissor que desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo. E entre eles estão o comportamento motivado a recompensa. A maioria das recompensas aumentam o nível de dopamina no cérebro, e ela também está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dopamina

Então, muitas vezes uma pessoa é taxada de preguiçosa porque ela tem uma baixa dosagem de dopamina e aí ela sempre escolhe a opção mais fácil. E uma forma incrível de aumentar o seu nível de dopamina é de dividir o que você tem que fazer em pequenas tarefas, mais simples e mais fáceis de serem concluídas do que o objetivo maior. Conforme você for finalizando cada uma dessas pequenas tarefas, você celebra cada pequena vitória.

Se você quer acordar às 6 horas da manhã pra estudar, quando você acorda normalmente às 7h e quer ter uma hora de estudos a mais todo dia, ótimo. Mas se está difícil acordar 1 hora mais cedo, acorde dez minutos mais cedo e celebre, fique feliz e comemore muito. Comemore sozinho, conte para uma pessoa que você saiba que se importa com você.

“Poxa, eu tô muito feliz, hoje eu consegui acordar dez minutos mais cedo pra mim é uma baita vitória.

Isso vai gerar dopamina no teu corpo e, neuro cientificamente falando, você vai ter vontade de ter mais daquilo, aí no dia seguinte você vai acordar 10 minutos mais cedo ou até mesmo 20 e vai ter mais dopamina e vai comemorar de novo. E esse ciclo vai se repetindo até você conseguir manter a rotina de acordar às 06h da manhã todo dia para estudar.

 

Busque o seu porquê

Se você não tá conseguindo dizer o sim para o que você precisa fazer.Seja para estudar para concurso, ou até mesmo para fazer alguma atividade física, ou até mesmo para se capacitar mais profissionalmente. Se essa dificuldade está muito grande, às vezes o problema não está no tamanho do que você quer realizar. Muitas vezes ele está na falta da motivação adequada para você realizar aquilo que você precisa fazer.

Nós somos seres humanos e, geralmente, agimos para buscar um prazer, uma satisfação ou para evitar uma dor. E  às vezes nós não temos a clareza no nosso cérebro, lá na nossa área consciente, de qual é a dor que eu vou evitar ou qual o prazer que eu vou obter se eu fizer aquela ação específica. Então, você tem que achar o motivo certo para você começar a andar na direção correta, ou simplesmente se manter no caminho. Pensa comigo:

“Pra que que eu vou acordar mais cedo da manhã?“

“Pra que eu vou correr?”

“Pra que eu vou me alimentar melhor?”

“Pra que eu vou estudar?”

Se esse teu “Pra quê” não está tendo força magnética suficiente para te levar a agir, mude o seu “Pra quê”. Se alimentar melhor ou fazer atividade física simplesmente para ficar mais magro não me anima muito. Mas, se o meu “Pra quê” for para viver mais tempo para que meus filhos não cresçam sem um pai, aí sim, eu tenho a energia necessária para cuidar da minha saúde.

Se você estuda simplesmente para passar no concurso, por passar, só por causa de um salário ou algum tipo de status, pode não ser suficiente.Agora, se você estuda para cuidar melhor da sua família, para ter dignidade, para dar educação aos seus filhos, para cuidar dos seus pais, e tem isso claramente definido, aí sim, temos um baita “Pra quê”.

 

Resumo:

O episódio de hoje é muito transformador, pois ele te ajudou a sair da inércia, e a continuar caminhando na direção do seu objetivo. Nós vimos 3 pequenas ações para vencer a preguiça e estudar todos os dias para conquistar a sua aprovação. Esse é o segredo, manter a consistência e a continuidade nos estudos. Isso é o que vai te fazer ter a sua vaga assegurada.

Vamos resumir o que nós vimos hoje:

  • Primeiro você aprendeu a tornar o certo fácil e o errado difícil, ou seja, aprendeu a importância de dificultar as ações que te afastam do seu objetivo.
  • Logo em seguida, nós falamos sobre facilitar o seu processo de decisão, fazendo com que você só tenha tomar algumas decisões somente uma vez, para manter a sua atenção para o que é verdadeiramente importante para a sua aprovação.
  • E, por último, vimos a questão de comemorar pequenas vitórias por um outro aspecto, para reforçar ainda mais a importância dessa simples atitude que faz toda a diferença.

Vencer essa preguiça de estudar é simples, basta  que você siga esses pequenos passos sempre que faltar energia para atingir os seus objetivos traçados.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público. Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre dos Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer. Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

 

 

Pin It on Pinterest

Share This