Ouça agora este podcast!“006 – 5 Boas Práticas Para Se Ter Sucesso Nos Concursos”

Estudar para concursos tornou-se algo muito maior do que simplesmente sentar e ler determinada matérias, além de resolver algumas questões. Hoje em dia, para se ter sucesso nos concursos, é necessário incorporar diversas práticas no seu dia a dia. Por isso, nesse episódio vou te mostrar 5 Boas Práticas Para Se Ter Sucesso Nos Concursos  e manter uma consistência que te permita atingir um nível de excelência como estudante para alcançar a sua aprovação mais rápido.

Então, através do aprendizado de hoje, você terá a oportunidade se saber como se manter firme no seu propósito até a sua aprovação. Não busque somente resultados rápidos. Geralmente, quando se fala em provas de concursos eles costumam demorar um pouco para aparecer. Em média, temos um período que varia de 6 meses a 1 ano para a primeira aprovação, que é o tempo necessário para incorporar a prática de estudos e obter maturidade como estudante. E esse período pode, inclusive, se estender um pouco mais, o que é absolutamente normal. E assim, nós poderemos fechar um ciclo introdutório em nosso podcast, onde você aprende o que é estudar para concursos, na sua essência e passa a entrar em uma fase mais estratégica, e aprenda as técnicas necessárias para passar em concursos.

É importante que você não pule essa fase, pois, aqui é onde você aprende verdadeiramente o que é estudar para concursos. E muitos estudantes que não possuem esse conhecimento se comportam como um atleta em uma corrida de 100 metros, querendo resultados rápidos. Não é assim que funciona. Compare a sua rotina de estudos a uma maratona, onde a largada não é a parte mais importante, mas sim todo o conjunto da competição. E você ainda tem a oportunidade de se recuperar de possíveis falhas durante a corrida para chegar entre os primeiros colocados ao final.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre dos Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público. Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

 

Auto conhecimento

É importantíssimo conhecer as suas características como estudante. Por exemplo, qual o melhor horário para você estudar, onde você obtenha um maior rendimento e concentração.Além disso, tem uma questão que é uma dúvida muito comum entre os estudantes:

Que é quantas horas estudar por dia…

E isso também é muito relativo e varia para cada um. São questões que só vão ser respondidas com o passar do tempo, na medida em que você for ganhando maturidade como concurseiro. Conforme você for avançando nos estudos, você vai perceber que existem determinados horários do dia em que você consegue ter uma boa performance, se concentrando melhor, aprendendo mais e não esquecendo o que estudou.

Já em relação ao tempo de dedicação diária, isso depende exclusivamente de você ter mapeado a sua rotina de atividades, para que você saiba como tem usado o seu tempo. Lembrando que você precisa conciliar os estudos com trabalho, atividade física, lazer, família e todas as demais atividades que usem um pouco do seu tempo. A única ressalva aqui é que não existe uma fórmula para calcular o tempo ideal de estudos por dia. O que eu recomendo sempre é que você estude o máximo de tempo que você consiga, mantendo o mínimo de qualidade de vida, e sem prejudicar as outras áreas da sua vida.

Lembrando sempre que o sucesso em nossas vida não se dá apenas em uma área, mas no conjunto. De que adiantaria se tornar o melhor estudante, tendo, para isso, se tornado um péssimo marido ou um péssimo pai ou filho. Então, o ideal é fazer sempre essa reflexão, mantendo o equilíbrio entre tudo o que requer a sua atenção e um pouco do seu tempo todos os dias.

Esses conflitos geralmente aparecem no início da sua preparação, por isso é importante que você não desista e vá se adaptando até encontrar um ponto de equilíbrio ideal.

 

Revisão

A preparação para concursos deve contar com um método de estudos eficiente, além de contar com muita revisão dos conteúdos. A revisão é essencial para o aluno manter o conteúdo estudado na memória por longos períodos de tempo, pelo contato constante com a disciplina. Além disso, ela serve também como base para assimilar novos conhecimentos, que precisem de entendimento prévio de determinado assunto que você já tenha estudado.

Por isso, na hora de planejar o conteúdo que será estudado na próxima semana, é indispensável que você inclua também o seu calendário de revisões no seu tempo planejado para os estudos, para que você mantenha contato constante com as matérias do seu edital. E o inverso também é verdadeiro, se você não mantiver o contato constante com as matérias que são importantes para a sua prova, você torna natural o processo de esquecimento.

E aí teremos o famoso branco na hora da prova. É interessante incluir também no seu processo de revisões a prática de resolução de questões sobre as matérias estudadas. Assim, além de memorizar o conteúdo, você se acostuma com a forma como eles são cobrados na prova. E para isso, o ideal é procurar por provas anteriores do mesmo órgão público e que tenham sido aplicadas, preferencialmente, pela mesma banca organizadora de concursos.

Com o tempo, você vai aprendendo como as bancas costumam cobrar cada conteúdo e quais assuntos geralmente são mais relevantes para chegar na hora da prova muito mais confiante e mais preparado.

 

Tempo é Tudo

Durante os estudos, muito se fala sobre o tempo. Entenda que o estudante deve avaliar o tempo sobre vários aspectos, sendo eles:

Tempo total de preparação: Que pode levar meses ou anos. E como nós vimos, o tempo médio para a primeira aprovação leva em média de     6 meses a 1 ano.

Tempo para todas as atividades: Aqui entra tudo o que usa o seu tempo, ou seja todas as atividades da sua vida (estudos, trabalho, família, lazer, descanso, atividade física, etc). E você deve gerenciar com maestria o uso do seu tempo. Objetivando o equilíbrio entre todas as áreas da sua vida que precisem da sua atenção.

Tempo de estudos diário: Esse é o ponto chave da sua preparação. Faça um planejamento semanal, e inclua cada uma das matérias do edital ao menos 1 vez na semana, conforme já conversamos anteriormente aqui mesmo neste episódio. Lembre-se da importância de manter o mínimo de qualidade de vida durante o seu período de preparação.

Tempo de resolução da prova: Nas provas, o candidato tem um determinado número de horas para responder às questões propostas, além da redação, a depender de cada concurso. Por isso, sempre que possível, resolva simulados e mantenha preocupação constante em controlar o tempo gasto para finalizar as questões e transcrever as alternativas para o cartão-resposta, além de desenvolver a sua redação e passá-la a limpo para a folha definitiva.

Recomendo que você resolva 1 simulado por semana. E logo após resolvê-lo, confira as suas respostas, verifique os assuntos que você tenha errado mais e encontrado dificuldades e procure revisar justamente esses conteúdos.

Essas dicas simples sobre a importância do tempo na sua preparação vão te ajudar a ter mais controle a se planejar melhor quando for a hora de fazer a sua avaliação real.

 

Rotina

A rotina de um estudante deve ser controlada sim, com bastante rigor. Só assim você vai manter a sua consistência. Então, cumpra sempre o seu planejamento, estude nos momentos em que você reservou tempo para isso, fique de olho nas notícias sobre os concursos que o interessam. Não atire para todo lado, escolha uma área de concursos e foque nela.

Inicie os estudos antes da publicação do edital. Assim que ele for publicado, organize-se, refaça o seu planejamento para estudar de acordo com as alterações que ele possa trazer. Isso evita que você seja pego de surpresa. E muito importante, atente para o calendário de compromissos do seu concurso, como datas de inscrição e datas de provas. Tenha horários definidos de estudos, com planejamento preciso e material de estudo adequado. Através de uma estratégia definida e com planejamento, você estuda da maneira correta. Além de tudo isso, cuide da sua saúde física. Você precisa comer e dormir bem, ter horas de lazer e momentos de convívio social.

Você continua tendo uma vida, mesmo como concurseiro. Se houve necessidade, converse com a sua família e com os amigos mais  próximos sobre a sua condição de estudante. É importante que eles entendam que você está em uma fase de dedicação e terá que abrir mão de alguns compromissos sociais para obter êxito.

 

Troque Informações

Outra boa prática é participar de grupos de estudo, sejam eles presenciais ou até mesmo online. Eles podem ser de grande ajuda para você, pois você encontrará companheiros de jornada, que compartilham das mesmas dificuldades e podem trocar experiências para ajudar a superá-las. Além disso, o fluxo de informações importantes é muito rápido e permite que você se mantenha atualizado sobre os concursos do seu interesse.

E ainda, encontra dicas de materiais de estudo, cursos preparatórios, e até mesmo bancos de questões e simulados. Porém, é importante focar apenas sobre os assuntos de concurso e conteúdos relacionados e ele. Se você perceber que o grupo está perdendo o foco e dando espaço para brincadeiras e assuntos desconexos com o seu propósito, eu recomendo fortemente que você o abandone e procure outra comunidade mais focada, que te puxe para cima. Deixe as brincadeiras e qualquer outro assunto o momento adequado.

 

Resumo:

  • Primeiro você aprendeu sobre o auto conhecimento, e sobre os aspectos de qual o melhor horário para você estudar, além da quantidade ideal de horas de estudo por dia.
  • Logo em seguida, nós falamos sobre a importância de se fazer revisões e qual a sua importância, que passa principalmente pela questão de montar um calendário de revisões para memorizar todo o conteúdo estudado por você.
  • Você aprendeu também que você deve incluir a prática de resolver questões para te ajudar nesse processo de aprendizado e para se familiarizar com forma como a banca organizadora cobra os conteúdos na prova.
  • Falamos sobre a importância do tempo sobre vários aspectos na sua rotina de estudos. E que não importa somente quanto tempo você estuda por dia, mas o período total que a sua rotina pode levar.
  • Nós conversamos também sobre os aspectos da sua rotina de estudos, de uma forma geral. Abordamos sobre consistência nos estudos, mantendo uma regularidade diária.
  • Falamos sobre ter controle, onde você estabelece um planejamento e o segue à risca, respeitando tanto os seus horários de estudos como os de descanso também, além de todas as outras atividades que envolvam a sua vida.
  • E, para finalizar, nós falamos sobre a possibilidade de participar de grupos ou de comunidades de estudos.Mas com a ressalva de permanecer sobre naqueles grupos que mantenham o foco nos assuntos relacionados à preparação para concursos.Tudo para que você não perca tempo em assuntos que não sejam relacionados aos seus estudos.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Em caso de dúvida ou se tiver algum ponto que gostaria que eu aprofundasse ou explicasse melhor e só me procurar lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook. Estarei à disposição para esclarecer todos seus questionamentos e produzir outros episódios, com novos temas, direcionados ao que você precisa e quer aprender mais: é sempre importante contar com sua participação para tratar dos assuntos que mais te interessam!

Curta, comente, compartilhe, e aproveite para curtir também a página do Mestre em Concursos no Facebook além de deixar sua avaliação no iTunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Lembre-se de assinar este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast de sua preferência. E claro: você também encontra o Mestre em Concursos através do Spotify e do Deezer. Assinando o podcast você receberá uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Aproveite também para conhecer nosso time de experts através do nosso site: www.DicasCurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This