Ouça agora este podcast!“062 5 dicas para ajudar na adaptação em águas abertas”

Se você perguntar a qualquer triatleta novato do que ele tem mais medo no primeiro triatlo, 9 em cada 10 vão se referir a natação. Geralmente é o esporte que impede muitas pessoas de fazer seu primeiro triatlo.

Eu sou Renato Silva, o Cara da Academia do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a desenvolver nas suas atividades físicas, seja iniciante, intermediário ou atleta.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Cara da Academia do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Preparação para águas abertas

Os triatletas veteranos também enfrentam desafios em águas abertas, como nadar em linha reta, já que não há linhas para se referir ao fundo de um lago ou mar. Você também tem que lidar com uma “máquina de lavar roupas” que é o início da natação, ondas e temperaturas frias.

Assim, com todos esses desafios que você pode enfrentar em águas abertas, como você pode se preparar adequadamente na piscina?

Para nadar em águas abertas, a prática seria ideal, mas para muitos isso não é possível. No entanto, existem algumas táticas fáceis que você pode usar para ajudá-lo a se preparar para os desafios de um mergulho em mar aberto.

 

1. Nadar com um grupo – de preferência um grande grupo.

Como fazer:

Junte-se a uma equipe de natação master, pratique em um clube ou simplesmente vá para a piscina durante a hora mais movimentada e nade quando a piscina estiver lotada.

Por que fazer?

Se você nunca esteve em um triatlon, basta procurar “início da natação em triatlon” e assistir aos vídeos. Os primeiros 200 metros são muito difíceis. Todo mundo está chutando, jogando água e contribuindo para uma confusão geral que é conhecido como a “máquina de lavar roupa”. Não importa o quão calmo seja o lago ou o mar, esses primeiros 200 metros são o que as pessoas temem, e o que faz com que muitos atletas desistam da primeira prova. Ser capaz de nadar em uma piscina com muitas pessoas que podem atrapalhar você, em geral, apenas criar ondas, ajudará você a superar essa ansiedade. Peça a alguns amigos para entrarem e nadarem na mesma raia.

 

2. Segure sua respiração.

O que fazer:

Prenda a respiração por mais tempo do que você normalmente faz. Se você costuma respirar a cada braçada, tente respirar a cada três, cinco ou sete braçadas. Pratique também séries mais longas, nadando nos primeiros 25 metros com quase nenhuma respiração, depois aumente para 50-75 metros, antes de se estabelecer em sua respiração normal pelo resto da série.

Por que fazer?

Se você se referir à máquina de lavar roupa sobre a qual eu estava falando, os primeiros 200 metros da prova são praticamente sprints completos, com pessoas lutando para encontrar sua posição. Com tanta água subindo, é difícil respirar bem, por isso é bom praticar o desconforto com a respiração.

 

3. Praticar a navegação.

O que fazer:

Escolha um local, ou melhor ainda, vários pontos, na parede oposta de onde você está saindo da borda. Finja que esses pontos são bóias na água. Em algumas piscinas, há um relógio logo acima das raias, então se concentre nele por exemplo. Enquanto você nada no comprimento da piscina, pratique olhar para o objeto enquanto continua a nadar para a frente. Pratique fazendo isso a cada poucas braçadas durante algumas das series.

Por que fazer?

Após os metros iniciais início da natação e achou seu ritmo, você precisa ser capaz de nadar direto e reto! Você pode facilmente nadar dezenas de metros extras se você não for em linha reta, então pratique sua navegação. Se você já viu pólo aquático, verá muitos nadadores nadando enquanto olham para frente de olho na bola.

 

4. Respire dos dois lados.

O que fazer:

Se você normalmente respira no seu lado esquerdo, comece a praticar à sua respiração direita. Ou melhor ainda, alterne de que lado você respira sempre que puder.

Por que fazer?

Às vezes, as bóias estão em linha reta, portanto, ser capaz de nadar e respirar de um lado garante que você sempre tenha uma bóia à vista. Há também a chance de você ter um nadador em um dos seus lados, então você quer respirar do outro lado para evitar engolir água que o outro esteja espirrando. E por último, você também nunca sabe de que lado as ondas estão vindo. Digamos que você só respire à sua esquerda, mas é daí que as ondas estão vindo. Se você não consegue respirar para a direita, vai tomar muita água a cada respiração. Se você conseguir respirar para a direita, sua cabeça vai quebrar a onda um pouco para que você possa respirar sem tomar água.

 

5. Faça exercícios de técnica.

O que fazer:

Incorpore exercícios de técnica no seu aquecimento e resfriamento. Existem muitos recursos disponíveis para aprender a técnica correta.

Por que fazer?

Natação em águas abertas é difícil e pode ser desgastante. Não só você está tentando nadar, você está lutando contra condições climáticas, como ondas agitadas e condições causadas por outros atletas. Ao ter técnica e ser o mais eficiente possível na água, você poderá gastar menos energia durante a natação do que se estivesse lutando contra a água o tempo todo.

 

Dica para o dia da prova: Leve óculos extras podia da prova e deixa na sua sacola de transição.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem e se desafiarem a fazer mais no esporte.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Cara da Academia no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência.

E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!


Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

Pin It on Pinterest

Share This