Ouça agora este podcast!“057 Cinco dicas para iniciar seus treinos de natação”

Muitos triatletas novatos que não têm experiência em natação lutam para melhorar o seu tempo na modalidade. A natação é um esporte muito técnico e como a água é cerca de 800 vezes mais densa do que o ar, cada pequeno erro técnico pode resultar em mais arrasto ou menos eficiência. É muito importante que os nadadores iniciantes se concentrem nas coisas certas, pois os maus hábitos são muito difíceis de superar.

 

5 Dicas para melhorar sua forma na natação.

 

1 – Respiração como ponto de partida

Prender a respiração debaixo d’água é um erro comum que torna a natação mais difícil, faz com que você se sinta mais tenso e, além disso, o ar em seus pulmões irá adicionar muita flutuação no peito, resultando em pernas mais profundas. Exalar livremente quando sua cabeça estiver voltada para a água liberará essa tensão e tornará mais fácil a inspiração quando você virar a cabeça para respirar.

Um bom padrão de respiração deve ser o primeiro ponto a ser trabalhado pelos nadadores iniciantes. Isso fará com que você se sinta mais relaxado. Alguns nadadores não sabem que exalar na água é, de longe, a parte mais importante da respiração.

Será um desafio controlar sua respiração, mas definitivamente ajudará você a desenvolver ainda mais seu estilo. Você ficaria surpreso com quantos erros são causados ​​por uma técnica pouco desenvolvida.

 

2 – Visualize sua técnica

Peça a um treinador ou a um amigo para olhar e, se possível, faça um vídeo da sua natação. Vendo-se nadar e entender o que você não está fazendo certo pode ser uma grande ajuda para abordar as áreas mais importantes. Muitas pessoas pensam que uma análise de vídeo é apenas para nadadores de elite, mas isso é um mal-entendido. É muito importante lidar com seus pontos fracos o mais rápido possível, antes que se tornem um hábito. As tecnologias atualmente disponíveis facilitam muito o registro do seu estilo de natação.

 

3 – Use nadadeiras

As barbatanas são as ferramentas perfeitas para desenvolver a sua técnica. Ela irá ajudá-lo a obter propulsão extra, a fim de poder se concentrar no aspecto certo de sua técnica. Um exercício de técnica só é eficiente se for feito da maneira correta. Nadadeiras ajudará você a colocar toda a sua atenção em seus exercícios. Como bônus, as nadadeiras ajudarão a aumentar a flexibilidade do tornozelo. Para melhorar sua técnica, as paletas mais flexíveis são preferidas.

 

4 – Seja Paciente

Melhorar sua técnica é como uma mudança de hábitos. Levará algum tempo até você sentir melhorias. Seja paciente e continue realizando os exercícios e entenda que mudar hábitos parecerá pouco natural no início. Serão necessárias várias sessões antes de você começar a sentir as alterações se tornando efetivas.

 

5 – Nadar com frequência

Você precisará nadar para desenvolver uma boa sensação na água. É mais produtivo estar na piscina três vezes por semana para sessões mais curtas do que duas vezes por semana para sessões mais longas.

Certifique-se de ter um treino antes de entrar na piscina. Planeje o que você fará na sessão e evite longos períodos contínuos. Uma longa e contínua série pode ser um tipo valioso de treinamento para triatletas ou nadadores de águas abertas, mas isso não ajudará os novatos a melhorar sua técnica.

Se você ainda não tiver certeza sobre o seu progresso, procure um treinador local ou participe de um grupo para pegar pequenas dicas que você precisara para elevar sua natação para o próximo nível.

Espero ter ajudado com ações básicas e técnicas práticas.

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no Itunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem seus treinos. Caso fique com alguma dúvidas, me procura lá no grupo do Facebook O Cara da Academia, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast´s de sua preferência. E claro também através do Spotify! Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível, conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This