Ouça agora este podcast!“014 – 5 Estratégias para eliminar a falta de tempo para estudar”

A falta de tempo para estudar tem relação direta com a nossa capacidade de administrar o nossa própria vida.Quando você não tem um método para gerir o uso do seu tempo, ou ele não é eficaz, o resultado é a sensação de não termos tempo para nada em nossos vidas. Neste episódio vou te mostrar as 5 estratégias para eliminar a falta de tempo para estudar e manter-se firme no seu propósito de passar logo em um concurso.

Existe um grande mito que diz que, quando aplicamos um método para gerenciar o nosso tempo, ficamos muito presos a ele e perdemos a nossa capacidade de ação, conduzindo nossa própria vida através de uma agenda engessada de compromissos.É muito comum ouvirmos que ficamos mais frios por dizer “não” às outras pessoas, priorizando os nossos compromissos pessoais aos compromissos sociais ou outros eventos que possam acontecer, como festas, baladas, ou algo do tipo. Porém, isso não passa de balela. Quando você aplica um método de gestão do tempo, você aprende não só a controlar o uso do seu tempo, como também a priorizar atividades e compromissos.E muitas vezes, a sensação de falta de tempo decorre justamente desse descontrole. A grande verdade é que todos nós temos as mesmas 24 horas do dia. Então, a principal diferença entre quem consegue estudar com qualidade e ser aprovado e quem não estuda por dizer que não tempo é justamente saber administrar o uso do tempo.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

 

Aprenda a priorizar

Praticamente tudo o que realizamos em nossa vida precisa de um propósito, de um porquê. Você precisa resolver um grande problema ou conquistar algo que dê muita satisfação para que você tenha a energia necessária para fazer tudo o que precisa ser feito. Pense na importância que conseguir mais tempo para estudar teria para a sua aprovação.O tempo é o fator fundamental para a realização de qualquer projeto, inclusive do seu projeto de aprovação. Geralmente, quando as pessoas dizem que não tem tempo para estudar, na verdade elas não sabem quais são as suas prioridades.Veja o exemplo de uma pessoa que trabalha muitas horas por dia, vive uma vida sedentária e se alimenta mal, dorme mal…

Mas um dia fica doente, e por recomendação médica ela passa a fazer 1 hora de atividade física todos os dias e entra em uma dieta rigorosa, por conta do sobrepeso e do risco de problemas cardíacos. Por que você acha que houve essa mudança de comportamento? A pessoa ganhou mais tempo no seu dia para praticar atividade física? A resposta é não.

Ela apenas passou a priorizar a sua saúde, e se reorganizou para conseguir 1 hora na academia. O raciocínio também vale para os estudos. Você deve mapear o uso do seu tempo, eliminar as atividades sem importância para a sua fase de concurseiro (lazer em excesso, redes sociais, séries, baladas). E coloque os estudos nesses horários. Existe uma pergunta clássica nesse momento: “Qual é a quantidade ideal de horas de estudo diário?” A resposta é bem simples: “O máximo de tempo que você conseguir estudar com o mínimo de qualidade de vida aceitável”.

Aprenda a gerenciar o seu tempo

Administrar bem o seu tempo é fundamental para o estudante. Você deve traçar um planejamento das suas horas de estudos e segui-lo a risca. No início é mais complicado fazer esse controle, mas com o tempo, você vai perceber que fica bem simples.Vamos a um exemplo prático:

Vamos supor que você tenha 2 horas para o seu estudo diário. Estudos sugerem que devemos ter um intervalo de 10 a 15 minutos a cada 1 hora de estudo, para que o estudo seja produtivo. 1 hora equivale a 60 minutos, então 2 horas equivalem a 120 minutos de estudo por dia.

Então, retirando os 10 minutos de intervalo (120 – 10 = 110), sobram 110 minutos por dia. Se dividirmos em dois tempos (110 / 2 = 55), teremos dois tempos de 55 minutos de estudos efetivos.

O ideal é que você use este tempo somente para estudar, então, eu recomendo fortemente que você deixe o seu local de estudos pronto e separe todo o material antes de começar a estudar. Isso tudo proporciona ao aluno uma excelente otimização do tempo. Além disso, você pode usar horários alternativos para estudar também, como o seu tempo nos deslocamentos de sua casa ao trabalho, assistindo a uma vídeo-aula, ouvindo as suas aulas gravadas, ou até mesmo um podcast, e até realizando a leitura dos seus resumos, por exemplo.

 

Ferramenta de controle do tempo de estudos

Uma vez que você tenha entendido que a falta de tempo para estudar está intimamente relacionada à falta de prioridade aos estudos e que é importante aprender a gerenciar o seu tempo, é hora de você conhecer uma ferramenta de controle do tempo de estudos muito eficaz: A famosa planilha de estudos.

E talvez você se pergunte: mas porque preciso de uma planilha para estudar?, a resposta é bem clara: para ter controle e organização dos seus estudos. É praticamente impossível fazer o planejamento dos estudos sem organização.

E a planilha de estudos é a ferramenta ideal para isso, pois não estamos falando de planilha qualquer, mas de uma planilha onde você vai organizar o seu horário e as disciplinas a serem estudadas semanalmente. Assim você tem controle sobre o uso do seu tempo de estudos, além do controle do andamento de cada uma das matérias importantes para o seu concurso.

Você basicamente faz a sua programação de acordo com os horários que você tem disponíveis para estudar na próxima semana, e então faz a distribuição das matérias do edital nestes horários, lembrando do tempo ideal de 10min de intervalo para cada 1h de estudos.

 

Aplique o método com consistência

A consistência é uma característica fundamental para atingir os nossos objetivos. Mas para que você consiga manter uma rotina de estudos que provavelmente vai durar por meses ou até mesmo por anos, você precisa ser realista. Não adianta se programar para estudar 8 horas por dia, se você tem que trabalhar o dia inteiro, perde muito tempo no trânsito, e ainda tem que chegar a casa e dar atenção para a família um pouco. Você precisa ter cuidado com isso, pois se você não conseguir cumprir o seu planejamento dia após dia, a verdade é que você vai se frustrar. E provavelmente vai desistir de estudar.

Comece descobrindo o que pode ser feito para que você tenha uma rotina de estudos que se encaixe na sua realidade, então trace suas metas com responsabilidade. Faça o seu planejamento de maneira que você consiga cumprir todos os seus compromissos de vida, incluindo os de estudo. Se você só tiver 1 hora por dia para estudar, comece com 1 hora, e vá se ajustando, eliminando atividades menos importantes para esta sua fase de estudante e vá aumentando o seu tempo gradativamente.

Acostume a ter uma agenda de compromissos. Com o tempo, você vai perceber que fica mais fácil ser organizado. Tem um ditado que eu gosto muito que diz o seguinte:

“Quem não tem agenda, vive da agenda dos outros”

 

Estratégias práticas para conseguir mais tempo

  • Seja Monotarefa: Sempre termine uma tarefa antes de começar outra, assim você economiza minutos preciosos.
  • Mantenha o seu local de estudos arrumado e organizado. Deixe somente o que for importante para os estudos e retire as distrações.
  • Anote as tarefas que você precisa realizar: Assim você não perde tempo tentando lembrar nem é pego de surpresa tendo que resolver tudo de última hora.
  • Aprenda a dizer não quando for preciso: Lembre-se, ter foco em um objetivo é dizer não às coisas que te afastam dele.
  • Uso do Celular: programe horários para verificar as redes sociais e mensagens de aplicativos: 99% das mensagens não são urgentes e normalmente as pessoas ligam em caso de necessidade.
  • Uso da TV: Conforme nós conversamos, o lazer é estritamente restrito para o concurseiro. Você deve compreender a importância do pouco tempo que você tem para estudar. Da mesma forma que o uso de celular, programe horários para assistir aos seus filmes e séries preferidos.

 

Resumo: 

  • Como nós vimos, o uso do tempo de estudos não é algo estático, muito menos engessado. Mas é importantíssimo que você tenha controle sobre ele.  O mais importante não é quanto você estuda, mas sim, como você estuda. Com organização, controle e disciplina, você consegue ganhar tempo e evitar o seu desperdício.
  • Nós aprendemos que organizar o tempo é uma questão de prioridades, pois até quando não estamos fazendo nada produtivo, é escolha nossa.
  • Em seguida você aprendeu a realizar o gerenciamento do seu tempo, usando um método simples de controle.
  • Para então nós falarmos de uma importante ferramenta de controle do tempo de estudos, a famosa planilha de estudos, onde você pode fazer o seu planejamento semanal.
  • Além disso, nós abordamos o conceito dos hábitos de consistência, que é o caminho natural para incorporar os estudos à sua vida, começando devagar com o mínimo de impacto e com aumento gradual do tempo de estudos diário.
  • E, por fim, eu apresentei algumas estratégias práticas para você conseguir mais tempo para estudar, aumentando o seu tempo de estudos e reduzindo o desperdício de tempo.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer. Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível. Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This