Ouça agora este podcast!

“027 5 Ideias testadas e aprovadas para aumentar a sua concentração para estudar”

 

Você já tentou se concentrar para estudar alguma matéria, mas a sua mente voou para longe pensando em tudo, menos no bendito estudo?

Se isso já aconteceu com você, tudo bem, isso é bem comum.

Então, nesse episódio, você vai aprender as 5 ideias testadas e aprovadas para aumentar a sua concentração para estudar e ver o seu rendimento decolar. Nós podemos definir a concentração como sendo a capacidade de voltar a nossa atenção para uma determinada tarefa ou atividade que nos propusemos a realizar em um determinado momento. Ou seja, se você tem que estudar, concentração representa a sua capacidade de estar com a sua atenção voltada exclusivamente para os seus estudos.

Apesar de ser muito normal, a falta de concentração para estudar é muito prejudicial à sua preparação. E sinceramente, é muito frustrante se planejar para uma ou duas horas de estudo e não conseguir ler nem duas páginas inteiras do seu livro.

Por isso, hoje eu resolvi trazer para você algumas soluções práticas para resolver a sua falta de concentração para estudar e te ajudar a ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

 

O que é a concentração

Conforme nós falamos no início do episódio, a concentração é sua capacidade de fazer o seu cérebro voltar a atenção para aquilo que você se propôs a fazer. Da mesma forma, ele deve ser capaz de ignorar tudo aquilo que não for interessante naquele momento específico.

Se formos fazer um paralelo com a sua preparação, é a sua habilidade de manter a sua atenção nas suas tarefas de estudo. O fato é que nós estamos, o tempo todo, captando milhares de informações que estão ao nosso redor.

É o barulho dos vizinhos, dos cachorros no quintal. É a TV ligada ou até mesmo algum familiar conversando com você enquanto você estuda.

Imagine você estar captando tudo isso (e muito mais) e manter a sua mente vazia, serena e preocupada apenas em seguir o seu planejamento de estudos e aprender as matérias que você se propôs a estudar.

Esse é justamente o conceito de concentração intencional ou atenção seletiva, que tem a função de manter o foco nos estudos mesmo diante de milhares de distrações ao seu redor.

 

Estude sozinho(a)

Para desenvolver a habilidade de estudar sem ter problemas de concentração, é ideal que você tenha momentos para estudar sozinho ou sozinha. Convenhamos, é muito bom encontrar os amigos para uma rodada de estudos. Isso ajuda a tirar dúvidas, a resolver questões em conjunto.

Mas, o maior problema está em perder o foco nos estudos e o encontro acabar tomando um rumo diferente. Entenda que nós só aprendemos quando estudamos sozinhos, desenvolvendo a nossa própria linha de raciocínio. Isso vale para as aulas também. E eu quero fazer um adendo importante: assistir aula não é estudar.

O estudo acontece individualmente, através da leitura, da resolução de exercícios e utilizando-se de outras técnicas específicas. A função da aula é te dar entendimento do assunto para facilitar o seu aprendizado.

Portanto, use as aulas com inteligência. Elas são uma excelente oportunidade para tirar as suas dúvidas e ver a matéria com um outro ponto de vista. E isso te ajuda a acelerar o seu aprendizado.

 

Mantenha os aparelhos eletrônicos longe de você.

Não adianta, é impossível se concentrar nos estudos com a Tv ligada, o celular apitando o tempo inteiro com notificações de aplicativos. Basta um segundo de distração, um olhar para a tela do celular para ver o que gerou a notificação das redes sociais e pronto. Você pode colocar todo o seu dia de estudos a perder.

Quando você for estudar, evite o uso de celular. Na verdade, ele só deve ficar perto de você se for para utilizá-lo como ferramenta de estudos.

Esqueça as mensagens de WhatsApp, as notificações do Facebook ou do Instagram. Não caia na tentação de abrir o celular “rapidinho” só para ver o que está acontecendo. Esse rapidinho pode se estender e arrasar o seu dia de estudos.

O que eu faço e recomendo aos meus leitores é o seguinte, mesmo com toda a problemática que envolve o uso de celular durante os estudos, não tem jeito. Às vezes, as notificações são importantes e você não pode ignorá-las por completo. Então simplesmente reserve alguns horários para verificar as redes sociais e o WhatsApp, além dos e-mails também.

Aproveite para responder as mensagens importantes e ignore as correntes e as milhares de mensagens inúteis que só servem para matar o nosso precioso tempo.

Em média, cerca de 90% das mensagens do WhatsApp e notificações do facebook são inúteis.

 

Lembre-se de separar  o seu material antes de estudar

Toda a sua casa pode ser uma grande bagunça. Mas o seu local de estudos é sagrado. Por isso, ele deve estar sempre limpo, organizado e funcional. Ou seja, todo o seu material de estudo deve estar devidamente posicionado ao alcance das suas mãos.

Então, se você se planejou para começar a estudar, por exemplo, às 14 horas, organize o seu  material de estudo 10 minutos antes.

Separe livros, apostilas, cadernos, as suas canetas E demais materiais necessários nesse período. E quando você efetivamente começar a estudar, você aproveitará o seu tempo disponível para os estudos e não para procurar aquele livro ou o seu caderno.

Se você tiver que se levantar para procurar ou pegar um material no seu armário, pronto, já tirou a sua concentração nos estudos. Além do fato de estar desperdiçando tempo procurando aquele material específico.

Embora não seja o foco do episódio de hoje, é importante frisar que, além dos cuidados com o seu local de estudos, referente ao aspecto organizacional, você deve cuidar para que ele seja, bem iluminado, silencioso e o mais isolado possível.  Tudo para evitar distrações que podem ser extremamente prejudiciais.

 

Estude com estratégia

E agora, eu quero focar em um aspecto importante. Um dos fatores mais eficazes para eliminar os seus problemas de concentração para estudar é o uso de uma estratégia eficiente de estudos. Sabe porquê?

Porque uma estratégia de estudos geralmente traz uma sequência de ações para cada assunto que você estudou, através do uso de técnicas específicas.

Mas geralmente, o passo a passo constitui: assistir aula, estudar, fazer resumos, revisar a matéria, resolver questões e se manter em um ciclo de aperfeiçoamento. E, justamente por possuir atividades direcionadas e específicas, a estratégia de estudos ajudar a aumentar o seu nível de concentração para estudar.

Pois se você não souber como estudar e os passos a serem seguidos, você tenderá a se desinteressar pelos estudos, justamente pelo descontrole das suas atividades. Geralmente, os alunos que não aplicam uma estratégia de estudo, acabam desistindo antes de completar o primeiro mês de preparação.

 

Resumo:

Agora é hora de resumir tudo o que nós aprendemos hoje.

  • E para começar, obviamente nós definimos o conceito de concentração. Para que você entenda o que ela significa e saiba porque ela é fundamental para que você alta performance nos seus estudos.
  • Em seguida, você aprendeu porque é importante realizar um estudo individual. Dessa forma, você consegue ter mais concentração para estudar e consegue aprender mais rápido e memorizar o que estudou.
  • Continuando, você viu que os telefones celulares e as suas infinitas notificações representam um grande risco para o seu aprendizado. Aliás, eles pode matar os seus estudos. Por isso é importantes desligá-los ou mantê-los longe de você durante o seu horário de estudo.
  • E já que falamos no estudo individual, lembre-se que é importante que você um local de estudos adequado. Onde você consiga ter acesso fácil a todo o seu material e que seja o mais isolado possível e livre de distrações.
  • E para finalizar, nós aprendemos que o uso de uma estratégia de estudos ajuda muito, a combater a falta de concentração para estudar. Pois, com o estudo direcionado e atividades bem definidas, fica mais difícil dispersar a atenção, pois não há falta de controle dos estudos.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe nossas publicações do Dicas Curtas nas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do O Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Investidor Inteligente no Spotify e no Deezer

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de Apoiadores do Dicas Curtas?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

 

Até a próxima semana!

 

Pin It on Pinterest

Share This