Ouça agora este podcast!

“032 5 Informações sigilosas sobre curso preparatório para concurso público (e como escolher o seu)!”

Milhares de pessoas, assim como você, sonham em se tornar servidor público.

Talvez o que atraia tantas pessoas sejam os benefícios que as carreiras públicas oferecem. Mas principalmente, estabilidade no cargo e boa remuneração.

Portanto, neste episódio eu resolvi quebrar o silêncio e revelar tudo sobre o assunto curso preparatório para concurso.

Assim, você consegue conhecer as opções que o mercado te oferece, e tem condições de escolher a que melhor atenda aos seus objetivos.

E falando em sonhos, eu também já sonhei em ser servidor público. E hoje, após ter sido aprovado e trabalhar em uma carreira pública, aprendi na prática que é perfeitamente possível tornar esse sonho em realidade.

E um bom curso preparatório para concurso público pode sim ser um bom aliado na sua jornada pela concretização do seu sonho.

Hoje eu resolvi detalhar as particularidades de cada modalidade de cursinhos, ou seja, tanto os cursos presenciais como os cursos online, além de listar as suas principais vantagens e desvantagens, permitindo que você avalie qual opção é melhor para que você seja aprovado mais rápido no concurso dos seus sonhos, o que é nosso principal objetivo aqui no Podcast, Mestre em Concursos.

Este é um dos itens fundamentais para a aprovação em concursos, pois aliando uma boa fonte de conhecimento, com uma estratégia eficiente de estudos e tempo adequado de preparação, sua aprovação se torna cada vez mais certa.

Eu sou Pablo Amorim, sou o Mestre em Concurso do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a passar mais rápido em um concurso público.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas O Mestre em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

O que é um curso preparatório para concurso público

Um curso preparatório talvez seja a maneira mais utilizada pelos concurseiros para se preparar para uma prova de concurso público.

E os cursinhos funcionam, de forma geral, como uma fonte de conhecimento específico para um determinado concurso, ou ao menos deveriam ser.

Geralmente, ao se matricular em um cursinho preparatório, você tem acesso a todo o material “mastigado” para você, com o foco para o concurso a que ele se destina.

E, geralmente, temos suporte de professores para retirada de dúvidas, resolução de exercícios específicos para o concurso, entre outras características.

Além disso, pode ser que você encontre também uma certa dose daquele incentivo que você precisa para não desistir.

O fato é que um curso de qualidade pode sim ser uma aliado na sua aprovação, por isso a escolha deve ser feita com muito cuidado.

Curso Preparatório: gasto ou investimento

Agora eu gostaria deixar bem claro os conceitos de gasto e de investimento para que você entenda a questão do custo financeiro de um curso preparatório.

Quando falamos em gasto, basicamente estamos nos referindo ao dinheiro que abrimos mão sem perspectiva nenhuma de retorno a curto, médio ou longo prazo.

Por exemplo, comprar um carro para você sem intenção de usá-lo para trabalho.

Já quando nos referimos a investimento, estamos falando de qualquer quantia que utilizamos com perspectiva de retorno.

Podemos exemplificar, de forma genérica, o dinheiro que depositamos na caderneta de poupança ou em algum fundo de investimento.

Os rendimentos deste valor representam  o retorno.

Ou até mesmo a compra de um carro por um motorista de aplicativos, que espera ganhar dinheiro com o carro.

Mas e o curso preparatório, onde entra nessa conversa?

Se você considerar que o curso preparatório serve como ferramenta para que você consiga a sua aprovação, qual o valor deste retorno para você?

Vamos supor que você resolva investir R$ 1500,00 em um curso online para um concurso com salários de R$ 10.000,00.

Seria um belo retorno não é mesmo?

Nós podemos afirmar categoricamente que sim, curso preparatório é um investimentos.

A questão está em fazer uma boa escolha antes de investir o seu dinheiro.

Banner com Link para acesso a MaxMilhas

Curso preparatório presencial

Os curso preparatórios presenciais já foram a forma mais utilizada pelos concurseiros como fonte de aprendizado.

Até mesmo por questões de restrição tecnológica de transmissão de dados e aparelhos eletrônicos para acessar essas informações.

Existem diversas opções de cursos especializados em concurso público, principalmente se você reside em uma cidade de grande ou médio porte, ou mora próximo a uma.

Basicamente, você faz a sua inscrição, recebe os materiais e se desloca até o curso para assistir às aulas.

Vantagens do curso presencial

Nós temos algumas vantagens significativas nos cursos presenciais para concurso público.

A primeira delas é o contato direto com o professor, tanto para assistir às aulas, quanto para tirar as suas dúvidas.

Além disso, você tem contato com outras pessoas que também estão no mesmo barco que você. Isso ajuda a ter boas amizades para te incentivar, tirar dúvidas, formar grupos de estudo, além de te ajudar a se manter ligado nas novidades e informações interessantes sobre estudos.

Outra grande vantagem é que, se você for iniciante nos estudos, fica mais fácil ter um contato inicial com matérias que são novidade para você, pois você aprende de forma mais sintetizada pelo contato direto com o professor.

Desvantagens do curso presencial

Porém, nem tudo são flores, e essa modalidade de curso preparatório tem seus pontos falhos.

O primeiro deles é a questão do desperdício de tempo.

Você terá que se deslocar diariamente para assistir às aulas, além de ter que aguardar o ritmo do professor para aprender.

Além disso, tem a questão das conversas paralelas em sala de aula sobre assuntos irrelevantes para o concurso.

Se o seu tempo for escasso, pode ser um fator de dificuldade para você.

Outra grande desvantagem é o questão do custo , pois os cursos presenciais costumam ser mais caros, até por uma questão de logística e por ser ao vivo.

O curso tem uma série de custos que, certamente, serão repassados aos alunos, como energia elétrica, água, aluguel de instalações, e uma série de outros gastos.

Curso preparatório online

Os cursos online são a mania do momento para os concurseiros.

Geralmente nós temos as vide oaulas e outros materiais complementares disponibilizados em uma plataforma através da internet, com acesso através de computadores, tablets ou telefones celulares com acesso à rede.

Mais uma vez temos uma infinidade de opções e uma rápida busca no google sobre cursos online para concurso confirma esta informação.

Vantagens do Curso Online

Estudar em um curso online tem uma série de vantagens.

Mas eu creio que a principal delas está na questão do tempo. Aqui não existe deslocamento no trânsito nem enrolação de professor.

Você dita o seu ritmo.

O tempo que você gastaria em comparação com um curso presencial seria utilizado para aprender mais, assistindo às aulas.

E continuando com a questão do tempo, você tem mais liberdade de ação, pois você decide os seus horários de estudo, sem precisar obedecer à grade de um curso presencial, por exemplo.

Novamente temos a questão do preço, que normalmente é bem inferior nos cursos online, pois as aulas são gravadas somente uma vez e disponibilizadas na plataforma.

Aqui não existe toda a estrutura de um curso presencial.

Desvantagens do curso online

Novamente, precisamos ser bem transparentes.

Não posso deixar de mencionar que os cursos online tem os seus problemas também.

E a primeira coisa a ser falada é a questão da solidão.

Estudar online é estudar sozinho o tempo inteiro. Sem contato direto e imediato com o professor, por exemplo, para tirar dúvidas.

Apesar de alguns cursinhos oferecerem algum tipo de suporte neste sentido. Portanto, faça uma pesquisa antes de se matricular.

Outra desvantagem significativa é que você precisa de mais disciplina para estudar online.

Muitas vezes você vai estar em casa, no quarto, como uma série de distrações ao seu redor.

Além disso, ficar parado, sozinho, por horas e horas pode ser uma atividade bem penosa se você não souber lidar com isso.

Qual a melhor opção de curso preparatório

A escolha da melhor opção de curso preparatório para você depende de alguns fatores importantes, mas o primeiro a ser levado em consideração é o autoconhecimento.

Você precisa saber suas maiores necessidades e avaliar a sua situação como estudante.

Se você for iniciante, talvez seja interessante optar por um curso presencial em um primeiro momento, para que você seja apresentado às matérias de uma forma mais direcionada e branda, com a opção de ter contato direto com o professor.

Se você já tiver uma certa experiência e quiser uma solução mais rápida e assertiva, o curso online pode lhe servir melhor, pois te dará celeridade no processo de preparação.

Além disso, sua escolha deve se basear sempre no critério da qualidade do serviço prestado pelo curso preparatório, principalmente no tocante à qualidade dos professores, com materiais bem produzidos e atualizados, e direcionados ao concurso que você deseja passar.

Procure conhecer o histórico do curso, com opiniões de ex-alunos.

Conheça também quem são os professores.

Assim você tem elementos suficientes para fazer uma boa escolha e começar a estudar com mais qualidade.

Resumo

Muito bem, estamos chegando ao final de mais episódio do nosso Podcast, O Mestre Em Concursos. E hoje o conteúdo foi bem mais light do que estamos acostumados. Nós traçamos um verdadeiro raio-x sobre a questão da escolha de um curso preparatório, para que você consiga fazer a sua escolha através de critérios bem objetivos. 

  • E para começar, nós definimos o que é um curso preparatório para concurso público, afinal você precisa entender efetivamente este conceito.
  • Para então, falarmos sobre a questão de fazer um não um investimento em um cursinho.
  • Depois você aprendeu sobre as principais modalidades de cursos preparatórios que são: curso preparatório presencial e curso preparatório online.
  • Além de demonstrar as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções.
  • E para finalizar, você viu algumas dicas práticas de qual a melhor opção de curso preparatório para você.

Eu Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

 

Pin It on Pinterest

Share This