Ouça agora este podcast!

“023 – 6 ideias testadas e comprovadas para você aprender mais em menos tempo”

 

O tempo de estudos é precioso demais para ser perdido com distrações.

Por isso é importante focar na eficiência do uso do seu, e não, pura e simplesmente, na quantidade de tempo por si só.

Neste episódio você vai aprender 6 ideias testadas e comprovadas para você aprender mais em menos tempo e ter uma preparação poderosa com chances reais de aprovação. Em um mundo onde tudo acontece mundo rápido e nós temos a sensação de sempre estarmos ocupados ou atrasados, a capacidade de aproveitar ao máximo o tempo que você tem disponível para estudar é fundamental. 

Por isso, o episódio de hoje é um guia estratégico para você aprender mais em menos tempo, ou seja, aumentar o seu rendimento nos estudos.

O podcast de hoje é uma continuação do episódio onde você aprendeu como otimizar o seu tempo de estudos, com foco  justamente em obter o melhor aproveitamento do escasso recurso de tempo disponível exclusivamente para estudar.

Então, se você perdeu o episódio anterior, volte e ouça assim que encerrar este episódio.

Lembrando sempre que, em qualquer projeto de aprovação, existem 3 requisitos básicos:

  • Tempo de dedicação
  • Material de estudo de qualidade
  • Método de estudos

Portanto o tempo adequado de estudos, aliado às devidas técnicas para aproveitar melhor o tempo disponível, é o grande segredo para a sua aprovação.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

Ensine o que você aprendeu

A repetição é uma excelente forma de aprender e memorizar um novo conhecimento que acabamos de ter contato. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Washington, em Saint Louis, a repetição através do ensino é uma ótima maneira de fazer o conteúdo “grudar” no seu cérebro.

E, ainda, conforme os autores da pesquisa, “repetir um conteúdo faz com que a pessoa tenha menos chance de esquecer o que aprendeu. Além disso, o sentimento gratificante de passar uma informação valiosa adiante potencializa a aprendizagem”. E talvez o seu problema seja não ter ninguém para ensinar. Não se preocupe, explique para você mesmo e grave a sua aula com um gravador de áudio.

 

Escreva o que você aprendeu (fazer anotações)

Se você quer potencializar o seu aprendizado, adote também o hábito de fazer anotações enquanto estuda, pois essa é uma atitude que contribui muito para a memorização. Os benefícios de realizar anotações sobre o conteúdo que você está estudando vão além de simplesmente te ajudar a memorizar o conteúdo.

Escrever ajuda também a processar melhor a informação e, assim, o fluxo de informações se torna mais fluido e facilita o aprendizado. Essa prática estimula uma região do seu cérebro que filtra melhor o que sua mente precisa processar, fazendo com que você fique mais focado e, consequentemente, aprenda mais. 

Além disso tudo, o hábito de escrever à mão, ao invés de usar aplicativos de notas do celular, ajudar a nos manter mais focados, pois estaremos usando apenas uma caneta e uma folha de papel e não corremos o risco de distração por uma notificação do celular bem na hora do conteúdo mais importante da matéria.

 

Anote o que tira a sua concentração

Agora vamos usar o hábito de fazer anotações com um objetivo diferente.

Diversos especialistas em alta performance e desenvolvimento pessoal costumam afirmar que obter conhecimento sobre o inimigo é o primeiro passo para superá-lo. Por isso, eu recomendo que você faça um exercício de autoconhecimento. Enquanto estiver no seu ambiente de estudos, estudando, verifique o possíveis pontos de distração. Ou seja, os elementos que, frequentemente, costumam te atrapalhar, roubando a sua atenção enquanto você estuda.

Por exemplo, uma cadeira desconfortável, que te cause dor nas costas, ou uma iluminação ruim, ou até mesmo um ambiente com muita circulação de pessoas. O objetivo principal é mapear o que o tira o seu foco nos estudos e criar suas próprias estratégias para não se deixar vencer pela distração.

Você pode eliminar esses elementos problemáticos ou, simplesmente, mudar o seu lugar de estudos.

 

Faça do seu aprendizado um jogo

Em episódios anteriores do nosso podcast, você já aprendeu sobre o poder de se auto-recompensar quando você cumprir as suas metas de estudo. Porém sob um aspecto mais motivacional. Porém, estamos em uma fase em que você está aprendendo sobre produtividade nos estudos e é momento de analisar o aspecto de se presentear com uma ótica um pouco diferente.

Criar um esquema de “auto premiação” pode ser o estímulo que você precisa para continuar firme no seu propósito. À medida que você for cumprindo as suas metas de estudo, dê a si mesmo pequenos “presentes” ou “mimos”, simplesmente com o objetivo de tornar o processo de aprendizado mais atrativo, valendo-se de comportamentos naturais do ser humano como competitividade, socialização, busca por recompensa e prazer pela superação.

 

Estabeleça conexões entre as ideias

Na hora em que você estiver estudando, experimente mudar um pouco o foco nos seus estudos. Não tenha como objetivo pura e simplesmente decorar as matérias, mas busque desenvolver a habilidade de fazer conexões entre as ideias. 

Esse processo é conhecido também como aprendizagem contextual, que exige que cada aluno personalize a sua própria maneira de aprender, fazendo conexões que relacionem as informações para começar a se encaixar e fazer sentido.

A metodologia é livre. Você pode fazer as conexões da maneira que desejar, bastando, para isso, relacionar as informações obtidas e descobrir como ligá-las. Comece os seus estudos por assuntos mais simples e agregue aos poucos o conteúdo mais complexo, para que a assimilação fique mais fácil e você consiga compreender melhor os detalhes de determinada matéria.

 

Tenha foco e não seja multitarefa

O nosso cérebro até consegue processar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Porém, quando estamos falando de estudar, não é uma boa prática fazer várias tarefas ao mesmo tempo, pois com isso você divide a sua atenção e ela passa a ficar fragmentada.

O efeito colateral disso é que o conteúdo não é absorvido com qualidade, e o seu aprendizado se torna deficiente. Experimente realizar a leitura de uma matéria complexa enquanto assiste à sua série favorita na NETFLIX, ou enquanto fala ao telefone, você vai perceber facilmente que o estudo fica muito prejudicado. 

Para aprender mais rápido, o foco em uma única tarefa é fundamental.

E ter foco é, basicamente, concentrar-se em uma única tarefa do início ao fim, sem dar atenção à distrações, ou seja, deixar a sua atenção se voltar para uma tarefa única e específica. O hábito de fazer várias tarefas ao mesmo tempo te torna uma pessoa menos produtiva. Evite distrações, principalmente com o uso do celular e das redes sociais. Instagram, WhatsApp, Facebook e Youtube só em momentos apropriados.

As redes sociais são as maiores vilãs da atenção hoje em dia, é muito fácil se distrair e perder o foco nos estudos quando você se permite verificar as notificações no celular bem no momento dos estudos.

 

Resumo:

Agora, é hora de resumir tudo o que nós aprendemos hoje. Muito bem, nós chegamos ao final de mais um episódio e hoje nós vimos como aprender mais em menos tempo, o seu guia estratégico.

  • Primeiramente, nós vimos que uma das formas mais eficientes de aprender um conteúdo é ensinando o que você aprendeu durante os seus estudos. Ensinar reforça o processo de aprendizado com base na repetição do conteúdo.
  • Em seguida você descobriu a importância de fazer anotações sobre a matéria que você aprendeu. Escrever sobre o conteúdo ajuda a transportar a sua linha de raciocínio para o papel, tornando o seu conhecimento recém-adquirido fácil de ser acessado.
  • Da mesmo forma, nós aprendemos que é importante anotar também todos os fatores que tiram a sua concentração durante os estudos. Fique atento aos mínimos detalhes, como iluminação do seu local de estudos e se ele é silencioso, organizado, além de um certo conforto para suportar horas de estudos por meses.
  • Continuando o nosso estudo, tivemos a oportunidade de aprender como fazer do estudo e do processo de aprendizado um jogo. Essa prática ajuda a manter vontade de estudar em alta, simplesmente pelo processo de receber recompensas por cumprir as metas de estudo.
  • Na penúltima dica de hoje, e muito importante, você viu que estabelecer conexões entre ideias ajuda a reforçar o processo de aprendizado.
  • E, finalmente, nós conversamos sobre a importância de ter foco e ser monotarefa, ou seja, realizar uma única tarefa por vez. Assim, você adquire o hábito de começar uma tarefa e encerra-lá antes de iniciar outra atividade.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

 

Até a próxima semana!

 

Pin It on Pinterest

Share This