Ouça agora este podcast!“075 – 6 maneiras de previnir lesões na corrida”

A melhor forma para lidar com lesões esportivas é a prevenção em primeiro lugar. Aqui estão 6 maneiras de prevenir lesões.

 

Excelente Nutrição e Hidratação

Com a nutrição e a hidratação, você tem a oportunidade de concentrar em alimentos anti-inflamatórios que neutralizam os ácidos no corpo do atleta de resistência. Existe uma conexão entre os óleos Ômega 3 e 6, que tem em peixes e óleo de linhaça, para uma função muscular eficaz na recuperação para atividades.

 

Alongamento

Alongamento ativo de grupos musculares, especialmente peitorais (peito), flexores do quadril, quadríceps (especialmente reto femoral) e óleo (panturrilhas). A “atividade” deve ser sentida no centro do músculo e NÃO na origem ou inserção, isto é, nas extremidades onde ela se liga.

 

Auto-massagem

Todos nós temos “áreas problemáticas” nas quais não podemos fazer uma massagem a cada dois dias, ou ir a um terapeuta normalmente. Em alguns treinamentos que os fisioterapeutas e massagistas ensinam aos atletas, uma auto massagear, e até mesmo fazer enquanto esperam pelo tratamento mais especifico. Apenas alguns minutos, duas a cinco vezes por semana, com um pouco de loção própria trabalhando as panturrilhas, isquiotibiais, costas, peitorais e especialmente quadríceps acima e em torno de seus joelhos, faz maravilhas e acelera a recuperação, além de restaurar a tensão do tecido. Faça isso para que você não saia no dia seguinte correndo cheio de tensão e se machuque porque, embora tenha sido recuperado fisiologicamente (ritmo cardíaco em repouso, etc.), suas pernas não tem capacidade de recuperação vascular tão rápida. Coisas como bolas de massagem, rolos de espuma densos e bastão de massagem, como aqueles rolos de bolo, ajudam nesse sentido.

 

Massagem Regular

Massagem regular com foco em áreas-chave. Os melhores terapeutas são aqueles que conhecem bem seus clientes e trabalharam consigo quando esta em forma, machucado, saudáveis ou não aptos, durante treinos intensos e pré-corridas.

 

Acupuntura

Acupuntura é uma modalidade de cura e manutenção incrivelmente eficaz e precisa. Nesta era moderna, onde os indivíduos são frequentemente imediatistas, muitos treinos são desperdiçadas quando realizados em um sistema que não está pronto para receber essa carga. Quando isso acontece, o corpo responde ao catabolismo repentinamente – leva à quebra e à fadiga incontrolável, aguda ou crônica.

 

Recorrência

Na maioria das vezes não é um único exercício que é o problema, mas sim como reunimos todos exercícios juntos. À medida que envelhecemos, muitas vezes podemos entrar no mesmo microciclo, ou seja, uma única sessão ou um único dia de treinamento pode resultar em esforços diferentes, onde no passado um único dia de folga ou dia fácil era suficiente para a recuperação, agora precisamos de dois dias ou mais. Ao projetar nosso treinamento, devemos considerar outros períodos de vida para nossos ciclos, afinal sofremos várias modificações físicas ao longo do tempo.

 

Lembre-se que a corrida representa a atividade muscular mais difícil porque envolve a contração excêntrica, ou seja, o músculo alonga durante a contração – seu trabalho mais difícil e doloroso. Demora mais tempo para se recuperar disso, e é por isso que a natação e o ciclismo têm pouco ou nenhum dano micro muscular após as sessões intensas, já que são atividades musculares principalmente concêntricas (encurtamento).

Cuide do seu corpo com as medidas preventivas listadas aqui, para que você possa fazer a coisa mais importante de todas – continuar correndo.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem e se desafiarem a fazer mais no esporte.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Cara da Academia no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência.

E claro também através do Spotify e do Deezer. Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!


Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

 

Pin It on Pinterest

Share This