Ouça agora este podcast! “005 A beleza que os olhos carregam…”

Falar sobre a beleza humana engloba inúmeras características e elementos, sendo que alguns atributos, inclusive, vão além das estruturas físicas (podemos falar destes em episódios futuros). Mas, dos elementos físicos que compõem o conjunto responsável pela atratividade das pessoas um deles é crucial: OS OLHOS!

Os olhos atraem a maior parte da atenção em nossas interações sociais, talvez por serem um canal direto que reflete nossos pensamentos e emoções, uma janela que se abre ao mundo para compartilhar nossos aspectos mais profundos e receber as percepções mais imediatas do mundo exterior. Sendo assim, os olhos são estruturas centrais que merecem atenção especial na análise facial.

O aspecto envelhecido, cansado ou triste são queixas comuns nos pacientes que buscam, por meio de procedimentos estéticos, suavização desses sinais, e posso garantir que, na maior parte das vezes, é o olhar que carrega as características responsáveis por esses aspectos. Muita atenção e muitos procedimentos são direcionados à área dos olhos, e é sobre isso que vamos falar hoje!

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

A importância da área dos olhos

Os olhos são a parte mais expressiva da face.

Você já parou pra contar quantas características interferem no aspecto do olhar?

O tamanho do globo ocular, a distância entre os olhos, o formato e a abertura da fenda palpebral que o abriga, a cor da íris, a brancura da esclera, o tamanho e a densidade dos cílios, a textura e a coloração da pele das pálpebras, o relevo ósseo da órbita, a profundidade da área em volta dos olhos, a altura das sobrancelhas (que servem como molduras de todo esse conjunto)… Quantos elementos, hein?

Esse conjunto todo atrai a maior parte da atenção dos nossos observadores. É também o responsável pelas mais importantes impressões faciais quando nos olhamos no espelho. É digno, portanto, de cuidados e – por que não – intervenções embelezadoras. E sobre isso, este episódio está cheinho de informações!

As características peculiares das pálpebras/As queixas comuns sobre o olhar

Para falar sobre as possibilidades de valorização da área dos olhos, vamos, antes, falar sobre as queixas mais comuns das pessoas, que estão ligadas ao olhar. Semblante cansado, triste e envelhecido são queixas típicas quando os componentes da área dos olhos não estão adequados. O deslocamento inferior das sobrancelhas e o excesso de pele das pálpebras ou de tecido adiposo (a gordura abaixo da pele) deixam o olhar pesado. As rugas finas ou as de expressão (os conhecidos pés de galinha) e o aspecto desidratado e flácido da pele em volta dos olhos são sinais do tempo e dos hábitos, e podem gerar um estereótipo muito evidente de envelhecimento.

Vale lembrar que a pele das pálpebras tem a espessura mais delgada de todo o corpo, e é pobre em glândulas sebáceas (glândulas que produzem lipídeos que protegem a pele) e exatamente por isso sofrem mais facilmente os efeitos do tempo. As bolsas abaixo dos olhos, outra queixa comum, são compartimentos de gordura que ficam contidos pela pele, e com a flacidez, tornam-se prolapsadas e evidentes. Podem agravar o aspecto das olheiras, que aliás, merecem ser bem entendidas: as olheiras podem ser de dois tipos: profundas ou pigmentadas.

Profundas

Quando elas são profundas o problema é estrutural, ou seja, está no relevo da órbita e na aderência dos ligamentos que prendem a pele ao osso, gerando uma profundidade que causa sombra e aspecto cansado.

Pigmentadas

Quando são pigmentadas, ou seja, escurecidas, o defeito está no acúmulo de pigmentos, que geram tons acastanhados ou violáceos, o que pode ser uma tendência genética ou agravada pelo cansaço, falta de sono e problemas respiratórios.

Há pessoas que têm esses dois tipos juntos, o que caracterizam as olheiras mista!

Os procedimentos indicados para melhorar a área dos olhos

  • Toxina, fios, tecnologias, preenchimento (olheiras e temporal), cosméticos

A busca pelo realce da área dos olhos é histórica! Há 6.000 anos, mulheres egípcias já encontravam meios deixar o olhar com mais força e expressividade através de maquiagens criadas com ingredientes naturais. Hoje, além das maquiagens, podemos contar com uma gama de procedimentos estéticos que tratam a textura e a firmeza da pele das pálpebras, melhoram a abertura do olhar, corrigem olheiras e, por tornarem a área dos olhos mais bonita, realçam a beleza.

O primeiro procedimento sobre o qual iremos falar é a toxina botulínica, já abordada no episódio anterior, quando falamos sobre sobrancelhas, e hoje  novamente lembrada como um método poderoso para tornar o olhar mais bonito, leve e sensual. A elevação que ocorre nas sobrancelhas e na pele abaixo delas com a aplicação da toxina botulínica deve-se à capacidade que a essa substância tem de bloquear a contração muscular no local injetado, e assim, o injetor consegue reorganizar as forças musculares a fim de alcançar uma elevação do supercílio e uma maior abertura ocular, o que também trata as ruguinhas conhecidas como pés de galinha.

Outro método usado para reposicionar os supercílios e deixar o olhar mais bonito são os fios de tração. Eles são inseridos na região da testa, logo abaixo da pele, através de agulhas ou cânulas, sem a necessidade de cortes. É um procedimento relativamente simples, que traciona um pouco a pele superiormente, indicado principalmente para casos em que não se tenha tanto excesso de pele nas pálpebras. Casos em que há muita sobra de pele nessa região, terão melhor resultado com a blefaroplastia – a cirurgia de retirada de pele da pálpebra.

Já os casos em que a pele em volta aos olhos apresente muitas ruguinhas – aquele craquelado que piora quando as mulheres se maquiam, sabe? – podem necessitar de tecnologias que levam a uma renovação da pele, com estímulo e reorganização das fibras de colágeno, o que gera mais firmeza e viço na pele. Isso melhora a aparência do aspecto envelhecido que prejudica a vitalidade do olhar. Exemplos de tecnologias indicadas para essa renovação da pele são os lasers dito ablativos, como o laser de CO2 Fracionado.

Para melhorar a profundidade das olheiras – que trazem um ar de cansaço – ou o afundamento da região das têmporas – um fator que interfere na abertura do olhar – utilizamos os preenchedores. O ácido hialurônico injetado abaixo da pele tem a capacidade de volumizar o local, corrigindo a depressão do relevo cutâneo devolvendo, assim, a aparência natural da juventude.

Por último, ficamos com o tratamento cosmético da área dos olhos. Os cremes clareadores e rejuvenescedores para esta região devem ser específicos, já que se trata de uma pele diferenciada, como falei: muito delgada e com glândulas mais escassas. Portanto, os produtos destinados para as pálpebras trazem a indicação “olhos” na embalagem, e isto não está no rótulo à toa.

A dica curta para a área dos olhos

Vamos encerrar este episódio com uma Dica Curta relacionada ao tema.

Sabia que existe uma forma de hidratação injetável para pele das pálpebras, indicada para tratar o aspecto “craquelado”? É uma aplicação muito superficial de um ácido hialurônico especial, que serve apenas para melhorar o aspecto da pele, sem volumizar. É conhecida como Skinbooster.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da beleza!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This