Ouça agora este podcast! “002 A fórmula secreta do emagrecimento permanente”

 

Neste episódio ‘’O Doutor Saúde’’  nos ensina que para emagrecer é fácil, difícil é manter se magro, mas ele vai te falar a fórmula secreta para manter se magro de forma permanente.

 

Se olhando no espelho, você já deve ter se perguntado: por que eu não consigo ficar magro? Por que eu emagreço e logo volto ao meu peso ou até mesmo engordo mais do que antes? Por que eu tenho que estar fazendo sempre dieta? Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Dourtor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, nesse segundo episódio eu vou te ensinar como emagrecer de forma permanente.

 

Então vamos lá!

 

Para você permanecer magro você tem que trocar gordura por músculo. Simples assim, na teoria , é claro! Me acompanhe que vou te ensinar alguns conceitos e técnicas de como ter sucesso. Para iniciar esse episódio, você precisa entender que o seu peso não define sua saúde, não se usa mais IMC e sim medidas. Segundo a associação brasileira de cardiologia as medidas ideais de circunferência abdominal nas mulhers é até 88cm e no homem até 102cm. Acima disso, você já é considerado com sobrepeso. Segundo a OMS, 41 milhões de crianças abaixo de 5 anos , em 2014, apresentavam-se com obesidade ou sobrepeso e que a obesidade é considerada uma doença que mata mais do que a desnutrição.

 

Você já ouviu falar em 1 calorias? Bom, existe nos alimentos uma energia chamada calorias,  que é a energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1ºC. Todos os alimentos tem calorias, o que mais tem calorias é a gordura, por isso, a base da nossa alimentação tem que ser gorduras, mas gorduras saudáveis como: abacate, castanhas chamadas de oleaginosas, azeite de oliva extra virgem prensada à frio e não carboidratos refinados como açúcar e farinhas como a de trigo usada pra fazer o pão francês, pois é o pior alimento, que contém amido chamado amilopectina, o alimenta que mais elevado o nível de insulina no sangue. Insulina é o hormônio responsável por colocar o açúcar dentro da célula para ela virar energia.  E o que isso causa doutor saúde? Simplesmente a curto prazo uma resistência insulinico, suas celulas deixam de captar o açúcar do sangue que seria convertida em energia e passa a armazenar em forma de gordura. Então, o que engorda não é gordura ingerida e sim açúcar em excesso.

 

Agora que você entendeu como forma as gorduras, vamos falar sobre a carne, as proteínas que nem sempre são utilizadas para a produção de calorias. Durante os processos de crescimento e formação de novos tecidos orgânicos, as proteínas são empregadas com funções estruturais e o seu metabolismo, ao invés de liberar, acaba consumindo calorias.

 

Sabendo o que é calorias, preste atenção neste conceito muito importante para que você no final compreenda o segredo do emagrecimento permanente.

 

Temos carga  e índice glicêmico. Trata-se da quantidade e da velocidade que o seu órgão chamado pâncreas precisa ou leva para liberar insulina.

 

Então, vamos lá! Você aprendeu que o que engorda é uma coisa chamada hiperinsulinismo, ou seja, quando você consome carboidrato de alta carga glicemica, por exemplo, açúcar, arroz, feijão, macarrão e pouca quantidade já faz seu pâncreas jorrar insulina na sua corrente sanguínea, isso faz com que seu corpo uma hora perca a receptividade celular. Veja bem, insulina funciona como a chave de uma fechadura que abre a porta da celula para a glicose entrar e virar atp, virar energia, certo? Quando seu corpo interpreta que tem muito açúcar, muita glicose, devido a uma dieta rica em carboidrato de alta carga glicemica, chega uma hora que ele pensa, calma aí, tem muita energia sobrando, vamos armazenar isso, então o seu cerebro te auto sabota, ele armazena essa energia em forma de gordura, porque ele quer sempre ficar na zona de conforto. Isso é chamado de resistência insulinica.

 

Ora, então, vejá só como o doce faz mal para sua saúde, o simples fato de você pensar no doce, faz seu pâncreas liberar insulina, aí mora o grande perigo quando isso se torna exagerado!

 

Outro segredo que não te contaram é o consumo de carboidrato, principalmente das frutas, após o pôr do sol. E aqui vai a primeira dica: Evite qualquer tipo de consumo de carboidrato após o pôr do sol, caso contrário, vai diminuir drásticamente a produção de um hormonio fundamental para queima de gordura e aumento da massa magra. Esse hormonio é o GH, ou hormônio do cresciemnto, produzido durante o sono! Por isso, se você não assitiu o episódio passado, onde eu falo da importância do sono, dê uma pausa agora e ouça porque é fundamental você compreender a importância de um sono de qualidade. Agora, se você já assistiu, então continue aqui comigo porque eu vou te contar como aumentar o nível de GH no seu corpo em até 53% e fazer o seu corpo queimar calorias durante 48h, isso mesmo, segundo o Dr. Wilson Rondo, do livro, 21 minutos, e aqui vai a dica número 02, se você fizer o HIIT, Hight Intensival Interval Treiner, ou seja, atividade fisica de alta intensidade intervalada com baixa intensidae durante 21 minutos, você vai aumentar em até 53% o nível de GH. Olha que fantástico, você só precisa de 21 minutos a cada 02 dias pra ter o peso ideal. Claro, que associado a um estilo de vida saudável.

 

Terminando esse episódio você já pode baixar um app que chama 9 7 minutos, você só precisa de 2m2 e um celular para fazer a atividade física orientada pelo aplicativo. Mas antes, consulte seu médico, caso tenha alguma restrição.

 

E agora que você aprendeu como perder peso de forma rápida e eficaz, é preciso alinhar sua alimentação.

 

Se você faz alguma dieta, aqui vem a terceira dica: o melhor a fazer é sair da dieta. Como assim? Isso mesmo. Todas essas dietas da moda, Atkins, dos pontos, da sopa, cetogênica, south beach, da proteína….todas elas são falhas!!! O que você tem que entender que não existe dieta perfeita, o que existe, é o estilo de vida ideal para você! Ás vezes, o que é bom para um, não é bom para todos. E isso, você só vai descobrir, se validar. Aqui vai a quarta dica: descasque mais e desembrulhe menos. Nós, passamos a consumir menos alimentos e mais produtos alimentícios. Então, vá hoje mesmo na sua geladeira e na sua dispensa e jogue fora tudo que é alimento industrializado, e comece a fazer mais feira, consuma alimentos vivos, orgânicos. Ensine não só a você mas todos que moram com você. É mais fácil trocar de religião do que hábitos alimentares, por isso essa mudança tem que ocorrer em união com toda a sua família.

 

Então, falamos que contar calorias não funciona, falamos em dar preferência a alimentos que com baixa carga glicemica que no geral são verduras e legumes, falamos do hiperinsulinismo causado pelo grande vilão que é o doce, e aqui fica um segredo que vou te revelar no dicas curtas. Existe outro fator que faz você também liberar insulina que é o estresse! Tem muita gente aqui que deve estar ouvindo e se perguntando: eu já fiz tudo isso doutor saúde  e contínuo engordando. E agora, eu te pergunto, como está sua ansiedade? Você tem feito algo para gerir suas emoções, alguma válvula de escape para liberar essa tensão emocional, esse estresse do dia a dia? Provavelmente não! E o estresse também faz liberar adrenalina que por sua vez libera insulina que potencializa a tal da resistência insulinica. Há doutor saúde, então é por isso que eu não emagreço, é por isso que engordo tudo outra vez!!!Sim, na maioria dos casos! Quando o seu corpo já passou por um processo de detox, ou seja, desintoxicação, principalmente dos metais pesados.

Falamos também do doce após o pôr do sol, do hormônio GH, do HIIT, dos alimentos orgânicos.

 

E aqui vem a grande dica deste episódio. O que levei anos de pesquisa pra descobrir, como fazer para manter o peso ideal de forma permanente? É bem simples! Basta você trocar gordura por músculo. E a forma menos difícil, mais eficaz, é através da musculação. Além de prevenir sarcopenia, que é a perda de massa magra na velhice, ou seja, ficar pelancudo, você ainda mantém a forma física ideal. Veja bem, se você for metrificar, um gordinho correndo na esteira queima menos calorias que um fortão deitado no sofá vendo tv. Como assim doutor saúde Ora, enquanto 1gr de gordura consome em media 9 kcal, 1gr de ptn, de músculo consome em media 36 kcal.

 

Por isso, quem reclamava que não tinha tempo de malhar, agora com o HIIT, que é uma atividade anaeróbica semelhante a musculação, 7 minutinhos pra começar a sua manhã perfeita, é tempo suficiente para iniciar a transformação em sua vida! Vai oxigenar o seu corpo, prevenir doenças, liberar endorfinas, hormônio da felicidade e ainda manter a sua boa forma. E há, não se esqueça, fazer parte de uma tribo forte, de um grupo de saúde que foca em ajudar um ao outro a não desistir de suas metas é fundamental para o sucesso!

 

Se você ainda não se atentou para a importância de suas medidas, comece a prestar a atenção e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

 

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