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“076 A importância do Teste A/B!”

Se você chegou agora neste podcast talvez não tenha ainda a noção de que no marketing digital tudo é teste!

Sim!

É necessário testar tudo que se faz para identificar o que funciona e o que não funciona para seu negócio.

Mas como fazer este teste? Utilizando o método de teste denominado teste A/B.

Uma técnica bastante interessante que ajuda você a encontrar a direção certa para fazer seu negócio decolar, direcionando melhor seus esforços, investimento e claro, o seu lucro!

Ignorar estes testes pode fazer você caminhar na direção oposta do seu público ou deixar dinheiro na mesa, como dizem por não explorar outras possibilidades.

Então fique aqui comigo e entenda como você pode começar hoje a fazer os testes da forma correta para o seu negócio!

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

O que é o teste A/B?

Primeiramente vamos entender o que é o Teste A/B.

Trata-se de um método de teste que tem como base uma amostra duas variações, ou seja, determina-se dois elementos a serem testados, a dois grupos aleatórios controlados, com a finalidade de se identificar qual das variantes alcança o maior índice de aprovação.

Seria como montar duas lojas oferecendo o mesmo produto, mas com fachadas diferentes. Você deixa aberto durante um período pré-determinado ou até alcançar um número relevante de clientes, e a que vender menos você simplesmente fecha, dando como concluída a sua validação, mantendo aberta a que gerou os melhores resultados.

Onde surgiu o teste A/B?

Especula-se que o teste A/B surgiu ainda na época dos catálogos de produtos que antigamente as pessoas recebiam pelos correios, onde eram enviados dois modelos distintos para a casa das pessoas.

Aquelas versões que geravam mais ligações e vendas, eram definidas como vencedoras do teste e em seguida produzidas em massa para alcançar o maior número de pessoas.

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Como é um teste na prática?

O exemplo que dei, de duas lojas, exemplifica muito bem como seria no mundo real a realização de um teste A/B.

Porém como estamos falando aqui de Marketing Digital, você pode fazer os testes observando aspectos que não necessariamente resultam em valores financeiros já de cara, mas que estejam apenas em um nível do superficial do seu funil de vendas por exemplo.

Então se vai começar a fazer testes A/B, você precisa entender duas coisas: controle e variante.

O controle é exatamente a primeira versão que você gerou de um site, de uma página ou de um anúncio.

A variante é uma versão diferente do controle, que pode conter apenas pequenos ajustes ou até uma outra abordagem, mas precisam estar buscando o mesmo resultado estratégico.

É eficaz realizar o teste apenas com um controle e uma variante, mas isso não impede você de executar várias rodas de testes A/B para encontrar a melhor versão.

É claro que isso vai exigir de você tempo e algum recurso financeiro, talvez!

O que podemos testar no Marketing Digital ?

No Marketing Digital, você vai se deparar com a necessidade de testar várias coisas para acertar em cheio todas as suas campanhas.

Duvide se alguém prometer resultados com uma fórmula mágica, que nem sequer foi testada para seu negócio, mas confie em quem conhece os passos e sabe como aplicar testes para alcançar objetivos específicos.

Muitas coisas podem ser testadas desta forma e vamos aqui abordar algumas delas.

Testando Sites

Quando se está lançando um novo site é totalmente possível realizarmos testes A/B.

O ideal é que após o levantamento das possíveis personas do negócio, estabeleça um controle com uma abordagem direcionada a dor principal de um avatar e criar uma variação falando com a dor de outro avatar.

Ao colocar no ar estas duas versões, você investe em tráfego e acompanha os números principalmente relacionados a taxa de rejeição.

A que possuir menor rejeição, será a campeã!

Mas também pode estar se tratando de duas páginas principais com dois conceitos ou layout totalmente distintos, mas o que será testado não será diferente.

Quando encontrar a menor taxa de rejeição, você encontrou sua página ideal!

Testando Ofertas

Primeiro vamos fazer um alinhamento aqui: o termo oferta que estou utilizando é relacionado a carta de vendas, ou o que podemos chamar de “copy de venda” do seu produto.

É possível que você utilize abordagens diferentes em sua copy, com tamanhos variados, sendo uma curta, outra média e outra longa, apenas dando maior relevância as dores ou aos benefícios que o público deseja alcançar.

A complexidade aqui é fazer estas variações de forma organizada sem desviar o foco do objetivo principal.

Minha sugestão é trabalhar com abordagens diferentes e depois testar as extensões do texto de venda, porque assim se preocupa em primeiro estabelecer seu controle e validá-lo.

Depois parte para as variações e defina o que vai funcionar melhor para sua estratégia.

Testando Páginas de Vendas

A página de vendas é o item mais conhecido e difundido acerta de testes A/B. Até porque sempre foi uma demanda no segmento de designer, buscar formas de descobrir quais padrões visuais proporcionam os melhores resultados diante um objetivo.

Posso citar a alteração da cor de um botão, até a mudança na posição das informações, com ícones ou não, imagens de fundo diferentes ou qualquer alteração estética que permita criar uma variante.

Crie versões e teste, aqui a versão que irá ganhar será exatamente aquela que vai gerar mais vendas!

Testando Anúncios

Anúncios precisam de testes A/B sempre!

Creio que este seja o lugar mais injusto quando falamos de teste A/B, porque você pode criar o anúncio perfeito, com a melhor imagem e não ter uma boa aceitação em relação a uma variação feita de forma mais simplista.

O público alvo em redes sociais ou a segmentação de palavras chaves no caso do Google Ads, influencia diretamente nos resultados e exige que seja muito organizado para não cair em gastos de forma equivocada e perda de dinheiro em testes mal realizados.

Mas a vantagem aqui é que as próprias ferramentas de gestão de anúncios, permite se fazer de forma bastante simples a identificação de quais anúncios funcionam.

Basta criar suas campanhas com conjuntos de anúncios bem específicos, e em cada conjunto criar pelo menos 3 variações do mesmo anúncio encontrar o seu anúncio vencedor.

O que facilita neste caso é que a entrega é gerenciada pelas próprias ferramentas e rapidamente você tem acesso aos números dos anúncios que estão funcionando melhor ou que estão gerando mais resultados com o menor custo.

Pause ou exclua o que não está funcionando e fim!

Simples assim!

Como fazer testes em meu negócio?

Agora depois de tudo que comentei aqui, você ficou empolgado e já quer começar fazendo testes em todos os lugares de uma vez só, mas tenha cuidado!

Planeje a execução destes testes e não faça de qualquer jeito.

Veja o que é mais relevante agora para o seu negócio e vá fazendo testes pontuais, praticando e refinando cada fase do seu funil de vendas.

Fazer testes A/B gera resultados positivos de forma bastante eficaz, com uma implementação simplificada e permitindo focar em pontos específicos para cada teste

Não tem nenhum segredo demais nisso.

E pra você que ouviu este podcast até aqui, vou lhe dar uma dica bem legal.

Você sabia que o Google oferece uma ferramenta gratuita para você fazer seus testes A/B em seu site?

Através do site optimize.google.com podemos realizar testes A/B sem custo, integrando com o Google Analytics e coletando os dados que são importantes para tomar a melhor decisão.

Espero que tenha gostado deste episódio!

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Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

Até a próxima semana.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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