Ouça agora este podcast!

“011 A influência da NEOTENIA para a atratividade da face”

Já que venho falando, ao longo dos últimos 10 episódios, sobre elementos e características que contribuem para a beleza humana, hoje traremos um conceito que talvez nem todos conheçam, mas que ao ser discutido, será reconhecido facilmente como influenciador da atratividade da face, principalmente da face feminina!

Vamos falar de neotenia e de sua influência na beleza das faces.

Antes de mais nada, vamos conceituar o termo: Neotenia significa a retenção na fase adulta de características físicas da juventude, ou seja, características típicas das fases iniciais da vida.

E o que isso tem a ver com a beleza, Samara?

Sim… Tem a ver e muito, é o que explicarei hoje!

Em suma, iremos relacionar quais características são essas e qual o sentido de imprimirem atratividade a uma face adulta.

 

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

Todas as espécies de animais apresentam um padrão típico da fase jovem que o diferencia da fase madura. Geralmente, bebês exibem aspectos fofos, que incitam atenção, cuidado e carinho por parte dos adultos, principalmente dos pais. Parando para analisar esse fato, nos deparamos com um poderoso mecanismo de proteção evolutivo: os bebês são dependentes e frágeis, necessitam de cuidados dos outros para sobreviverem. Pra isso, eles vêm com uma ferramenta inata, capaz de evocarem sentimentos positivos que modulam o comportamento dos adultos.

 

Que ferramentas são essas?

São os chamados “marcadores de fofura”!

No caso da espécie humana, as características marcantes dos bebês são: pelos fininhos, cabeça grande, testa proeminente, olhos grandes, nariz e boca pequenos em relação à face, bochechas proeminentes, cantinhos dos lábios voltados pra cima e um alto teor de gordura que confere um relevo da pele suave, sem marcas de transições entre uma região e outra.

Bem, no início do episódio, falei sobre a importância da retenção de algumas dessas características jovens num indivíduo adulto, ou seja, num corpo sexualmente maduro – conceito que chamamos neotenia.

No estudo da espécie humana, constata-se que mulheres são mais neotênicas em sua anatomia – enquanto homens são ligeiramente mais infantis em seu comportamento.

No geral, comparando-se aos homens, as mulheres apresentam pele e cabelos mais finos, nariz menor, e uma maior retenção de gordura corporal, o que determina um corpo mais arredondado. Além disso, a voz feminina permaneceu num tom mais agudo e o rosto, permaneceu liso e delicado, sem a presença de barba e bigode, como nos homens. Ou seja, naturalmente, o corpo feminino é mais neotênico que o masculino.

Além dessas características neotênicas que a mulher tipicamente apresenta, algumas faces adultas podem estampar elementos que recordem traços infantis, de forma muito nítida.

Por exemplo, o rosto de uma mulher adulta que apresenta olhos grandes e inclinados lateralmente para cima, a região malar (as maças do rosto) bem proeminente, um nariz delicado, a boca carnuda com cantinhos voltados pra cima, queixinho pequeno, uma pele lisa e com cor homogênea é uma face neotênica, que geralmente produz impacto e é considerada uma face bela.

Analisando cuidadosamente, a busca pelo embelezamento e rejuvenescimento se baseia muito na busca por essas características.

Procedimento que reposicionam os cantinhos dos lábios para cima, preenchimentos que suavizam as marcas de transição entre as regiões da face – como por exemplo, quando suavizamos a marca das olheiras – ou um tratamento que vise a melhora da textura da pele são procedimentos que devolvem ou proporcionam alguns aspectos neotênicos à face.

Aqui, vale refletir sobre o impacto embelezador ou rejuvenescedor que conseguimos ter com o simples reposicionamento de alguns milímetros numa estrutura da face. Arquear 3 a 5 mm do olhar muitas vezes imprime um semblante tão mais leve, tão mais jovem, mais neotênico, logo, tão mais bonito…

Vale parar pra pensar também no grande poder que o injetor tem em suas mãos. Ao trabalhar com volumes pequenos dos produtos, ele consegue efeitos enormes – desde que injetado no plano certo e na necessidade correta, claro. Pra você refletir: sabe quanto representa 1 ml de ácido hialurônico?  Imagine uma colherzinha de chá. Nela, cabem 3 ml. Uma seringa de ácido hialurônico vem com apenas 1 ml, ou seja, um terço de uma colher de chá! E imaginar que uma face mais jovem pode estar a um passo, com essa quantidade!…

E então? Você concorda que características neotênicas contribuem para a atratividade da face feminina?

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

 

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da beleza!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This