Ouça agora este podcast!

“010 A melhor dieta”

Neste episódio quero falar sobre a melhor dieta, será que ela existe? E se existe qual é? Com certeza você já seguiu alguma dieta na tentativa de obter algum êxito, muitas vezes focando no emagrecimento. E muitas vezes cada tentativa de realizar uma nova dieta era mais uma para coleção de fracassos.

Você tenta, tenta e tenta e acaba caindo numa sucessão de emagrece e engorda, um efeito sanfona sem sim.

Pretendo abordar sobre as dietas e esclarecer de uma vez por todas qual é a melhor dieta.

Espero que este episódio seja útil e que vc encontre qual é a melhor dieta.

 

Eu sou Louis Marcondes, o Super Nutricionista do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a se alimentar melhorar, melhorando assim sua saúde, estética e bem-estar.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Super Nutricionista do Dicas Curtas

Qual a melhor dieta?

Todos se questionam? Qual é a melhor dieta? Será que devo fazer cetogênica, low carb, hiperprotéica, com muito fracionamento, com pouco fracionamento ou períodos mais longos em estado não alimentado, jejum intermitente, será que faço uma dieta somente de líquidos, sucos, sucos ditos detox, ou somente como ovos ou saladas com frango?

Tipos de dietas, estratégias e promessas é o que não faltam. E muita gente iludida pelas promessas tendem a fazerem dietas extremamente privativas. Talvez você já tenha caído em alguma cilada, na tentativa de emagrecimento rápido se submeteu a dietas bem privativas e com restrição calórica bem severa.

 

Dietas com aplicáveis e descabidas

Em relação às dietas podemos separar elas em duas categorias, as que têm alguma aplicabilidade mas demanda análise do contexto e outras que são incabíveis em qualquer contexto.

Por trás da busca por dietas milagrosas existem diversos fatores. Em uma sociedade em que tudo tem que ser pra ontem, com certeza a pressa, leva a procura por dietas que prometem perda de muito peso em pouco espaço de tempo. Outro ponto que leva a seguirem dietas inadequadas é não buscar nutricionistas capacitados, não buscar orientações nutricionais adequadas leva a sermos seduzido por dietas malucas que tendem a colocar a saúde de risco. Outro ponto é a busca por padrões estéticos muitas vezes reforçado por algumas celebridades leva muita gente a correlacionar o que elas dizem que fizeram com o corpo que conquistaram. Então nesta tentativa de ficar igual a celebridade, tenta realizar a dieta que a tal celebridade disse que fez. 

 

Exemplos de dietas incabíveis

Um exemplo é a dieta propagada pela Beyoncé, com seus regimes de desintoxicação que envolvem ficar sem comer por períodos curtos, substituindo as refeições por uma mistura de limão e água temperada com xarope de bordo e pimenta caiena – tudo isso seguido de um laxante antes de ir pra cama. Óbvio que isto não está nada certo.

Outro exemplo de dieta de celebridades é a PronoKal, dieta seguida por Sasha Meneghel e Luciano Camargo, e que consiste em uma dieta cetogênica porém com baixo conteúdo calórico. Existem estudos que comprovam que seguir uma dieta cetogênica, rica em gorduras e restrita em carboidratos não é mais eficiente para emagrecimento que uma dieta com alto teor de carboidratos porém mantendo-se em déficit energético.

Das incabíveis em qualquer contexto podemos citar a dieta do HCG, uma dieta bem restrita em calorias, apenas 500 Kcal, com o uso diário do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), que é um hormônio produzido naturalmente pela placenta durante a gestação. Uma publicação de 2016 do Journal of Dietary refuta tal dieta apresentando os riscos envolvidos.

Outra dieta incabível, é a dieta do tipo sanguíneo, a qual já foi refutada por uma publicação de 2013 do Jornal americano de nutrição clínica.

Dietas incabíveis é o que não falta: dieta do cubo de gelo, dieta master cleanse, dieta do martini, dieta da papinha do neném, dieta do ovo cozido entre outras.

E o que estas dietas incabíveis causam? Uma má relação com a comida, oscilações entre momentos de alegria e culpa, efeito sanfona e desenvolvimento de transtornos e adoecimento. Como porque está triste, fica feliz no momento e a culpa vem em seguida, como um ciclo vicioso que nunca acaba. E ao final de cada dieta vem a sensação de fracasso. Isto só terá fim com uma prescrição dietética individualizada.

Dieta e individualidade biológica

Afinal, a prescrição dietética deve levar em consideração a individualidade bioquímica, genética e ambiental de cada indivíduo. Portanto, a dieta de um determinado indivíduo submetido a um contexto X, não tem como ser a mesma dieta para um indivíduo submetido a um contexto Y, por mais que o objetivo de ambos seja o mesmo.

Diversas variáveis determinam qual estratégia nutricional será adequada, e como gosto de enfatizar:

Precisamos desconstruir o pensamento dicotômico na nutrição (certo e errado, alimento que emagrece e alimento que engorda, etc). .

Este tipo de pensamento que trabalha com opostos é superficial e não analisa o contexto como um todo. Este tipo de pensamento não consegue compreender que absolutismos não agregam para o exercício da nutrição, assim como em nada nas nossas vidas.

A busca pela melhor dieta com uma característica salvadora ou milagrosa só expõe nossa impaciência, pressa, falta de senso da realidade e desproporção entre esforços/resultados.

Talvez não seja isto que você gostaria de ouvir, mas meu compromisso é em ajudá-lo e não em enganá-lo com alguma promessa salvadora. Como já diria a famosa expressão: “Não existe almoço grátis”. Não há resultados sem esforço e trabalho.

Portanto, ao invés de sair na internet em busca de uma dieta “ideal” e “milagrosa”, procure um nutricionista capacitado para orientá-lo, compreender o seu caso e prescrever uma dieta específica para você.

E nesta dieta específica para você, entram as que têm dietas que possuem aplicabilidade, porém para saber se esta é a ideal pra você é necessário avaliar: aspectos sociais, culturais, hábitos, rotina, paladar, entre outros

Desta maneira tendo a estratégia traçada, doses de paciência, perseverança e adesão, trarão êxito no emagrecimento.

A proposta é adequar a dieta a sua realidade, pois assim você terá adesão. A tentativa de seguir dietas que não se adéquam a sua realidade agregado a tentativa de emagrecimento rápido irá conduzi-lo apenas ao fracasso e a manutenção de um ciclo de tentativas intermináveis.

Lembre-se, não existe dieta milagrosa, mas uma conduta persistente que aceita que metas são traçadas a médio e longo prazo.

Recapitulando: Estratégia adequada a sua realidade, doses de paciência, perseverança, adesão, SUCESSO

Você não irá receber um milagre, mas uma dieta que se adeque ao máximo a sua realidade, e uma dieta que se adequa a sua realidade te permite que suas chances de êxito aumentem.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Super Nutricionista no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Super Nutricionista no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Super Nutricionista!

Pin It on Pinterest

Share This