Ouça agora este podcast!“015 A melhor forma de estudar para concurso com pouco tempo”

Você tem pouco tempo para estudar e quer prestar um concurso? Talvez a data da sua prova esteja próxima e você acha que não consegue dar conta de toda a matéria em tão pouco tempo. Neste episódio vou te mostrar a melhor forma de estudar para concurso com pouco tempo.

Imagine que você tenha encontrado um concurso interessante, com bom salário e que se encaixe na sua formação, mas o edital já foi publicado e você não sabe se dá conta da matéria, pois falta pouco tempo para a data da prova. Ou talvez você tenha até se programado para se dedicar aos estudos com antecedência, mas o tempo passou e você está aqui agora, com pouco tempo para estudar até a sua prova. Não é novidade para mim, muito menos para você, que os estudos devem começar antes mesmo da publicação do edital, mas caso você já tenha deixado o tempo passar, nós ainda temos uma solução…

Vou fazer o meu melhor para te ajudar!

Para te ajudar, eu preparei uma lista com as minhas 5 dicas infalíveis para você recuperar o tempo perdido e conquistar sua aprovação, mesmo que você tenha pouco tempo para estudar. Essa receita vai te ajudar a aumentar o seu aprendizado, o seu foco e a sua capacidade de memorização até a sua prova. Então, preste muita atenção e fique comigo até o final. Nós vamos traçar uma estratégia para os seus próximos dias rumo a sua aprovação.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

 

É possível estudar com pouco tempo?

Bem, se você tem pouco tempo para estudar, e eu presumo que tenha, você precisa aproveitar o tempo escasso estudando somente os conteúdos que têm mais chances de caírem na sua prova.

“Mas Pablo, como eu acho esses conteúdos?”

Existem basicamente duas formas:

A primeira é você verificar as provas anteriores do concurso que você vai prestar, e levantar os assuntos que mais foram cobrados nessas provas, de acordo com o último edital publicado.  Então você classifica os assuntos por ordem de prioridade, considerando o número de aparições nessas provas.

A segunda maneira é usando o nosso famoso Google. Você vai realizar uma pesquisa estratégica, de acordo com o “script” a seguir:

resumo [Matéria] [Concurso] filetype:pdf

Digite na caixa de pesquisa do google, substituindo o campo [Matéria] pelo assunto correspondente e [Concurso] pelo concurso desejado por você. Por exemplo, vamos supor que eu queira um resumo de direito constitucional para o concurso da PRF.  A pesquisa ficaria assim: resumo direito constitucional prf filetype:pdf ou somente resumo constitucional prf filetype:pdf

Dessa forma o google entenderá que você deseja um arquivo em pdf, relacionado às palavras resumo, direito constitucional e prf.  O resultado será algo próximo da imagem a seguir:

Então, basta você ir clicando nos links. O seu navegador irá abrir o documento em pdf correspondente. E aí basta você verificar se o material atende às suas necessidades e cair dentro dos estudos.

 

Estude resolvendo questões

Não existe milagre. Se você tem pouco tempo para estudar, não adianta ler todo o seu material de estudo, de cabo a rabo. Dessa forma você perde muito tempo estudando assuntos que não têm chance alguma de cair em sua prova, além de atribuir a esses assuntos a mesma importância dos conteúdos com chances altas de serem cobrados.  Então, vou te apresentar a uma técnica muito eficiente.

Ela funciona assim: Você pega questões da banca que aplicará sua prova e procura a resposta para estas questões em suas leis e seus livros. Essa técnica vai te dar 3 vantagens estratégicas:

– Você ver o que mais cai na prova;

– Você vai se adaptar ao estilo da banca organizadora;

– Você vai aumentar a sua capacidade de memorização.

Não existe fórmula mágica para passar em concurso público, existe estratégia.  Se você não estudar, e muito, dificilmente atingirá os seus objetivos de aprovação. Porém, alguns pequenos ajustes podem melhorar a qualidade do seu estudo e te ajudar a melhorar a sua memória, aumentar a sua velocidade de leitura, além de fazer com que os seus resumos sejam mais eficientes, pois eles serão baseados nas questões que já foram cobradas em provas e não em achismo. Essa técnica é muito boa para estudar, principalmente, questões de legislação.

Para utilizá-la na prática, siga este tutorial:

– Procure questões da lei, e do assunto específico a ser memorizado em provas anteriores da banca;

– Vá até a legislação ou livro e procure a resposta;

– Quando encontrar a resposta, marque ao lado dela a prova, ano e a banca que aplicou a prova;

– Repita esses passos com o máximo de questões que puder.

Você vai perceber que existem poucos conteúdos que caem em muitas provas. E esses são os pontos a que você deve dar maior atenção na sua leitura.

 

O plano de estudos ideal para quem tem pouco tempo

Se você quer facilitar a sua aprovação, é fundamental que você tenha uma rotina de estudos organizada.  A organização ajuda no seu processo de aprendizado. Porém, se você tem pouco tempo para estudar, não dá para fazer um plano de estudos muito detalhado e abrangente.  O objetivo desse episódio não é ensinar a montar um plano de estudos por si só, isso será tema de capítulos posteriores, quando falarmos de técnicas avançadas de estudo. Porém, por enquanto, o que você precisa ter em mente é que o seu plano de estudos deve levar em consideração basicamente:

Pouco Conteúdo: Monte o seu plano de estudos como foco nas matérias e conteúdos mais importantes para a sua prova. Primeiro estude e aprenda os assuntos com maiores chances de serem cobrados. Então, se e somente se sobrar tempo, estude o restante das matérias. Isso te ajuda a garantir o mínimo necessário para ter um bom desempenho na prova.

Resumo das atividades: O ideal é que você divida o seu tempo diário de estudos. Divida o seu tempo entre resolver questões e fazer a leitura/resumo dos pontos mais importantes para massificar o conteúdo na memória.

Foco total no seu objetivo: Você está em uma situação extraordinária, ou seja, não está em uma condição normal de estudante, onde você deve ter uma vida equilibrada, com momentos de lazer e atividade física, por exemplo. Como o seu tempo é curto, sua dedicação deve ser total aos estudos, incluindo feriados e finais de semana.

 

Como ler mais em menos tempo

Ler é fundamental para a sua fase de estudante, e me arrisco a ir além, é vital para toda a sua vida. Porém, se você não tem tempo e fica desanimado com a quantidade de livros ou apostilas que você precisa ler antes da sua prova, vamos mudar esse padrão. Uma opção interessante é passar a estudar por áudios, realizando a gravação da sua leitura, adquirindo materiais na forma de audiobooks, ou até mesmo realizando a gravação do áudio das suas aulas. Você vai poder ouvir  no carro, na academia, no transporte para o trabalho, na fila do banco… Não importa o lugar, basta plugar o fone de ouvidos no celular e pronto.

Outra solução é comprar um leitor digital, que pode ser um Kindle, ou até mesmo um celular, tablet ou o computador. Você consegue ler em qualquer lugar, e ainda tem a sua leitura sincronizada entre todos os seus dispositivos. Reduzir o tempo de TV também ajuda bastante.Se você usar o tempo que passa em frente à TV para ler um livro importante, é muito benéfico. Além disso, armazene o que for importante. Se você estiver realizando a leitura de algum material que deve ser revisto posteriormente, você precisar ganhar tempo.

Existe basicamente duas formas de realizar essa atividade.

1.Fazendo marcações nos conteúdos importantes, da forma que falamos no início do episódio ou com o uso de marcadores de texto.

2. Utilizando resumos para esse conteúdo mais relevante.

Dessa forma você economiza tempo quando precisar revisar esse conteúdo.

 

Estude todos os dias (Comprometimento e Responsabilidade)

Se você tem pouco tempo para estudar, então você não tem muitas opções. Na verdade eu diria que você só tem duas opções: ser estratégico e persistente.

Sua dedicação deve ser diária. Você precisa ter metas de estudo bem definidas e que devem ser cumpridas. E para isso você deve criar o hábito de estudar diariamente. Você já aprendeu sobre o poder do hábito em episódios anteriores do nosso podcast. Mas se você perdeu algum dos nossos episódios, basta voltar e ouvir todos eles. Entenda que, mesmo com a sensação de que está sendo doloroso, você precisa passar por essa fase de aprendizado. Faz parte do seu ciclo de aprovação. O seu foco deve estar no resultado final.

 

Resumo:

Nesse episódio, você aprendeu a  melhor forma de estudar para concurso com pouco tempo. Nós resumimos essa estratégia em basicamente 5 etapas.

  • Na primeira etapa nós vimos que é possível estudar com pouco tempo. E para isso basta que você foque no conteúdo que é mais importante para a sua prova.
  • Já, na segunda etapa, nós vimos a importância de estudar resolvendo questões de provas anteriores aplicadas pela banca que vai organizar o seu concurso e como isso te ajudar a selecionar as partes mais importantes do edital.
  • Em seguida, nós aprendemos como montar um plano de estudos ideal para quem tem pouco tempo até a data da prova.
  • Na quarta etapa, você viu algumas dicas práticas de como ler mais em menos tempo. Assim, você consegue ser muito mais produtivo nos seus estudos.
  • E, na quinta e última etapa, o foco foi mostrar a importância de estudar todos os dias que antecedem a sua prova. Pois, já que o tempo é escasso, é hora de dar aquele gás a mais para conquistar a sua aprovação.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público. Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer. Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This