Ouça agora este podcast!

“015 Afinal, o que são os BIOESTIMULADORES?”

Atualmente, quando o assunto é beleza e rejuvenescimento, muito se escuta falar em bioestimuladores. Mas, afinal de contas, o que exatamente eles estimulam? O que fizeram deles produtos que chegaram pra ficar no universo da estética?

Vamos desvendar essa poderosa categoria de produtos direcionados à melhora da qualidade da pele e saber como usufruir ao máximo de suas potencialidades!

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

Devemos entender os bioestimuladores como partículas capazes de estimular a produção de colágeno pelo organismo. Mas, para entendermos a busca por esse estímulo e produção, vamos, antes, entender o papel do colágeno para a pele!

O colágeno é a proteína mais disseminada no organismo, está presente nos mais diversos tecidos. Na pele, especificamente na camada da derme, ele é abundante, e responsável pela sustentação, firmeza e por seu aspecto preenchido. É elaborado por células chamadas fibroblastos, que trabalham constantemente em sua produção, à medida que o metabolismo renova as proteínas do nosso corpo.

A informação mais importante que trago neste episódio é o fato de que, à medida que envelhecemos, o ritmo e a velocidade de produção dessa proteína tão fundamental para o organismo, diminui. Além disso, as fibras que remanescem tornam-se mais desorganizadas. Um marco cronológico é por volta dos trinta anos, quando começamos a ter mais lentidão nesta produção e o resultado dessa evolução, na pele, são os sinais de envelhecimento: basicamente flacidez e rugas. A pele que, na juventude, é lisa e bem aderida às camadas mais profundas, começa a tornar-se enrugada e mais frouxa, o que leva à perda dos contornos facial e corporal.

É aí onde entram os produtos com a proposta de manterem ou estimularem a produção de colágeno, ou seja, os bioestimuladores!

Basicamente, são produtos compostos por micropartículas esféricas que, injetadas na derme – onde estão os fibroblastos – causam uma reação inflamatória controlada desejada, cujo efeito é o aumento da produção de colágeno. Essas partículas vão sendo degradadas lentamente, mas enquanto presentes nos tecidos, geram uma migração de células capazes de liberarem sinalizadores cujo efeito é o aumento da produção de colágeno por parte dos fibroblastos. Esse colágeno passa por uma maturação, que acarretará na contração e ajustamento das fibras, o que devolve a força tensora da pele.

Existem alguns bioestimuladores disponíveis no mercado brasileiro:

O ácido poli-L-lático, a hidroxiapatita de cálcio e a a policaprolactona, mais conhecidos pelos nomes comerciais: Sculptra, Radiesse e Ellansé, respectivamente.

O ácido poli-L-lático é um polímero, que vem em apresentação de um pó, que deve ser diluído de 24 a 48h antes da injeção. É degradado lentamente, sendo transformado completamente, por nosso metabolismo, em água e gás carbônico, num prazo médio de 18 meses. Enquanto as partículas estão presentes dentre as fibras da derme, o estímulo de produção do colágeno acontece e isso pode ser útil no tratamento da flacidez facial ou corporal.

Sabe quando você belisca e puxa a pele do rosto e a sente frouxa? Ou aquela pele flácida do pescoço, do abdome após gestações, ou da região entre as coxas que não firma bem mesmo com exercícios? Essas são excelentes indicações para o ácido poli-L-lático!

O outro bioestimulador que citei é a hidroxiapatita de cálcio. Sua composição química é similar à dos constituintes inorgânicos de ossos e dentes e se decompõe com biocompatibilidade e segurança. Além da composição diferente em relação ao poli-L-lático, a hidroxiapatita de cálcio tem efeito preenchedor imediato, além do estímulo à produção de colágeno mais tardia. É uma boa opção para quando se deseja os dois efeitos ao mesmo tempo: preenchimento e melhora da qualidade da pele! Sua degradação também ocorre ao longo de cerca de 18 meses.

Por último, citei a policaprolactona, que também é um bioestimulador com efeito preenchedor, cujo principal diferencial são suas formulações que permitem efeitos mais duradouros, de até 4 anos!…

É isso então! Os bioestimuladores nada mais são do que substâncias cujo efeito biológico é a estimulação de colágeno pelas células circunvizinhas ao local onde é injetado. Uma descoberta que veio a calhar com o desejo da juventude prolongada, que consiste em utilizar e explorar os mecanismos do próprio organismo como fábrica da complexa e famigerada proteína responsável pelos efeitos de sustentação e firmeza da pele – nosso amigo colágeno!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do <Diva da beleza>!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This