Mesmo que nós não tenhamos total consciência, nós nos fazemos perguntas quase que todo o tempo. E essas perguntas ressoam em nossa mente inconsciente que busca automaticamente responde-las: na maioria das vezes de forma não-linguística, mas sim através de emoções e sentimentos transbordando em ações, reações e inações.

Se você se fizer perguntas melhores, se ressoar dentro de você perguntas melhores, é natural que a sua mente te conduza a perceber situações mais positivas e benéficas para você mesmo e para sua vida, transbordando em ações concretas, em ações de fato.

No podcast anterior, começamos a aprofundar no entendimento sobre como você pode usar sua mente para gerar sentimentos positivos em sua vida, inclusive sobre sua vida financeira. Tratamos de distinguir e de diferenciar o que são afirmações e o que são aformações. Se você chegou ao Investidor Inteligente por esse episódio, volta ao episódio anterior para que você possa ter compreensão total do assunto. Deixa-me te explicar, então, como você pode construir suas próprias aformações.

O podcast do Investidor Inteligente é apresentado todas as semanas com o propósito de ajudar em seu desenvolvimento financeiro trazendo informações claras e relevantes, orientações e estratégias valiosas para solucionar seus desafios financeiros, te ajudando a ampliar sua visão sobre dinheiro e refinar seu ponto de vista de modo que você possa realizar seus sonhos e construir com bases bem firmes seus resultados.

Eu sou Phillip Souza, consultor em finanças pessoais e terapeuta financeiro, mentor em educação psicofinanceira especialista em inteligência financeira, o expert em Finanças e Investimentos do Dicas Curtas. Você me encontra nas diferentes redes sociais através do @phillipsouzabr.

Tenho propósito ousado de te auxiliar a destravar a sua mentalidade e te ajudar a entender que a prosperidade também é para sua vida, provocando desconstrução, reconstrução e transformação da sua mentalidade para que você possa aprender a evoluir e se comportar de forma mais sábia e próspera em relação às suas finanças, transformando-se em um investidor ainda mais inteligente.

Esse e os outros podcasts do Dicas Curtas são gratuitos. Portanto, você pode acompanhar e assinar agora o Investidor Inteligente nas diferentes plataformas de podcast de sua preferência, seja através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Investidor Inteligente pelos apps Spotify ou Deezer. Siga agora para não perder nenhuma dica, ficar por dentro com todas as informações e acompanhar todas as semanas os novos episódios para poder aproveitar bem o seu presente e sempre cuidar do seu futuro!

Ouça “186 Aformações: a arte de construir perguntas poderosas para influenciar suas emoções sobre dinheiro e prosperidade financeira” no Spreaker.

De forma bem rápida, para não ficar prolixo, vamos trazer a ideia, a definição do que se tratam as aformações.

Aformações (e não “afirmações”) são perguntas que convencem a mente inconsciente que você já vive em uma determinada realidade. Através do uso de perguntas começadas com “por que” você ultrapassa a resistência, a barreira de julgamento do que é certo ou errado, do que é mentira ou verdade da sua mente consciente e vai direto na sua mente inconsciente – no reino das emoções. E isso faz você começar a plantar sementes no seu mundo interno que, mais cedo ou mais tarde, vão dar frutos através de suas ações no mundo externo, no mundo natural.

Esse é um super resumo de tudo que foi tratado e apresentado no podcast anterior; se você não lembra ou se não sabe exatamente o que se trata, volta lá para poder aproveitar melhor as instruções que vão ser passadas aqui.

Se as aformações são perguntas, nós sabemos que existem diferentes formas de se fazer e, principalmente, de nos fazermos perguntas. E no caso das aformações, nós precisamos de 4 etapas para construí-las.

As 4 etapas para criar aformações que podem mudar sua vida

Etapa 1: Pergunte a si mesmo O QUE VOCÊ QUER.

Eu tenho certeza que você já fez isso inúmeras vezes. Talvez no final do ano, quando todo mundo gosta de pensar em um ano novo, limpinho, cheio de novas oportunidades e todo bla-bla-bla de promessas que, se não fizermos por onde, a vida continua a mesma coisa ou pior. Se você é parecido comigo, no seu aniversário bate um momento de reflexão, de como você tem vivido sua vida e, pelo menos, como pode ter sido o ciclo do ano que fecha e abre com sua data de nascimento. Certamente você já fez essa etapa antes, o processo de perguntar a si mesmo o que você quer.

Nessa primeira etapa, você pode usar os objetivos que você escreveu ou definiu anteriormente ou, se preferir, começar do zero. Quem decide é você. Particularmente, depois que aprendi a definir meus objetivos, eu defini objetivos de longuíssima data e que alteraram muito pouco ao longo dos anos. Mas quem decide por onde começar é você.

Eu tratei um pouco sobre isso em um dos primeiros podcasts que gravei quando assumi o Investidor Inteligente, lá no episódio #027, “Quais são os diferentes tipos de metas e como defini-las”. Se você quiser aprofundar nesse assunto é só me pedir através das redes sociais (você me encontra através do Instagram ou Facebook no perfil @phillipsouzabr) que eu aprofundo e detalho melhor sobre esse assunto de definição de objetivos em algum outro episódio.

Observe que a literatura de sucesso tradicional para aqui! Ela nos diz para “definir nossos objetivos” e, em seguida, fazer “afirmações” que tentam convencer o seu cérebro, a sua mente inconsciente, que você vai ter o que quiser algum dia.

Por exemplo, na Etapa 1, você pode decidir que seu objetivo é ser feliz, saudável e rico (é difícil de imaginar alguém que não queira essas coisas). Então, você escreveria algo como: “Eu quero ser feliz, saudável e rico”, certo?

Mas como disse, não podemos parar somente aqui. Vamos para a etapa que vira a chave para abrir a porta por dentro.

Etapa 2: FORME UMA PERGUNTA que pressupõe que aquilo que você quer já é verdade.

Na segunda etapa, você faz uma pergunta que pressupõe que aquilo que você quer já está acontecendo, já aconteceu ou já é verdade. Esta é a chave para criar as aformações que podem mudar completamente a sua vida.

Sua vida é um reflexo das pressuposições inconscientes que você faz sobre a vida e o seu relacionamento com ela. Se você pudesse encontrar um gravador ou um mecanismo que pudesse gravar suas sementes de pensamento inconscientes e reproduzi-las de volta para você, talvez elas poderiam soar algo como: “Por que estou todo ferrado?” ou “Por que eu não tenho o suficiente?” ou “Por que não tenho mais sucesso? “, e assim por diante.

Não que você seja uma pessoa negativa, mas, infelizmente, a maioria de nós (e, mais uma vez, eu me incluo) tende a ter inclinação a ser inconscientemente negativo, principalmente quando as coisas do lado de fora não parecem fluir bem (reflexo do lado de dentro que provavelmente também não vai bem em algum aspecto).

Na verdade, se a gente parar para pensar, existe um mecanismo que expressa, registra e reflete as suas sementes de pensamento inconsciente – esse mecanismo é chamado de sua vida! A sua vida, aquilo que você vê, percebe e experimenta e parte daquilo que os outros veem e percebem é reflexo daquilo que está plantado dentro de você: afinal, sua vida atual, são os frutos – e para ter frutos, algo tem que ter sido plantado há algum tempo.

A sua realidade natural atual tem como ser mudada, mas para chegar na realidade que você deseja viver ou experimentar, é necessário passar pelo processo de transformação. Você não salta de uma realidade de vida para outra: você se transforma – e toda transformação positiva é intencional, feita de propósito.

Portanto, essa Etapa 2 visa começar a mudar a qualidade da comunicação que você tem com o seu mundo interno, a qualidade da comunicação que você tem com você mesmo. Esta é a maneira mais rápida, gratuita e eficaz que eu já vi para mudar intencionalmente e imediatamente a qualidade de sua comunicação com o mundo dentro de você e, consequentemente, com o mundo fora de você.

Usando o exemplo anterior, em que você definiu que “quer ser feliz, saudável e rico”, você transformaria essa definição se perguntando: “Por que eu sou tão feliz, saudável e rico?”.

Até aqui já é mais do que suficiente para construirmos aformações. É bem simples. Mas eu antecipei que existem mais duas etapas.

Etapa 3: Entregue-se à pergunta.

Uma distinção mais refinada sobre as aformações é que elas não visam encontrar “as respostas” das perguntas feitas: a grande sacada está em se fazer melhores perguntas. Quando você se faz perguntas melhores, sua mente focalizará automaticamente em coisas que você provavelmente nunca focou antes. Quando você fizer isso, os resultados que vão aparecer podem vir até te surpreender.

Digamos que você queira encontrar um novo restaurante na sua cidade. Você vai ao Google e digita “restaurantes” e a cidade em que você está. O que você está fazendo é digitando uma pergunta que você não sabe a resposta, pelo menos ainda não. Você está pedindo ao Google (que é um motor de busca) para procurar informações referentes àquelas palavras-chave.

Da mesma forma funciona com as aformações. Você não precisa saber, por exemplo, “porque você é rico”. Você, no entanto, precisa perguntar “por que você é rico”. E por que fazer isso? Porque fazer esse tipo de pergunta com uma pressuposição positiva, empoderadora focaliza automaticamente sua mente naquilo que você JÁ TEM ao invés de focar naquilo que FALTA na sua vida.

A partir do momento em que você faz esse tipo de pergunta em sua mente, se você sabe sobre ela ou não, sua mente inconsciente começa automaticamente a procurar a resposta sem sua vontade consciente – ou seja, a barreira que geralmente encontramos nas afirmações é simplesmente ignorada.

Lembre-se: o propósito não é encontrar a resposta. Algumas respostas podem vir naturalmente, é normal. Se você se perguntar “por que eu sou tão rico?” provavelmente você vai começar a procurar e enxergar riqueza e beleza em sua vida, além do dinheiro e das coisas bacanas – e esse sentimento de já ter riqueza, de já ter experiências, pessoas, capacidades e habilidades, oportunidades em sua vida, esse sentimento de já ser rico é o mesmo sentimento de ser rico também financeiramente. O propósito dessa forma de exercitar sua mente inconsciente é gerar as boas emoções, cultivando sentimentos adequados que você precisa para calibrar suas ações e agir de fato para mudar a sua realidade natural.

E isso nos leva à quarta etapa do processo: a última que você DEVE fazer se você quiser transformar sua vida.

Etapa 4: Tome NOVAS AÇÕES com base em suas novas pressuposições sobre você e sobre a sua vida.

Nesse momento, quer você perceba ou não, você está fazendo centenas, talvez milhares de pressuposições inconscientes sobre a sua vida e o seu relacionamento com ela. Estas pressuposições formam a base de como você passa por essa existência aqui na Terra – positiva ou negativamente, com confiança ou timidez, com abundância ou escassez, com amor ou com medo.

Por exemplo, se você assume que a vida está a seu favor, você naturalmente tomará ações baseadas nessa pressuposição, na crença de que “as coisas vão funcionar para o melhor” – e isso faz com que suas ações estejam alinhadas com essa pressuposição e, mesmo que ocorram pequenos desafios ao longo do caminho, a pressuposição, a crença nessa verdade vai fazer com que seus resultados se manifestem, pois você sabe (e sabe de verdade) que é só uma questão de tempo para as coisas acontecerem.

Porém, se você assumir, se por algum motivo você pressupor que a vida está contra você, então suas ações serão hesitantes, talvez não faça o que tem que ser feito e elas terão como base o medo e a procrastinação, afinal, “por que se preocupar?” – e seus resultados serão os de não conseguir aquilo que você disse querer anteriormente.

Essas 4 etapas da construção das aformações torna consciente e conhecido aquilo que até agora era apenas inconsciente e oculto.

Por exemplo, uma pessoa confiante terá mais facilidades na vida se construir relacionamentos ou construir um negócio. Professores das disciplinas do sucesso tradicional nos dizem que devemos “ser confiantes”. Mas de onde vem realmente o comportamento de confiança? Ele vem de suas pressuposições inconscientes escondidas sobre como a vida vai tratá-lo: suas pressuposições sobre se a vida vai te rejeitar ou se vai te acolher.

Você não precisa encontrar “a resposta” para suas perguntas. A chave das aformações está em mudar o que sua mente se focaliza automaticamente. Desde que você esteja FORMANDO perguntas positivas que pressupõe que aquilo que você quer já é verdadeiro, sua mente inconsciente não tem nenhuma escolha a não ser encontrar alguma maneira de realizar isso.

Como e quando você deve fazer suas aformações?

Muito simples: você pode gravar a sua pergunta, a sua aformação, no gravador de som do celular para ouvir diariamente. E também pode ler ou apenas repetir a pergunta para si mesmo. A sua mente começará a procurar por respostas. Aos poucos, à medida que for repetindo a pergunta para si, começará a se reprogramar, transformando seus pensamentos, emoções, sentimentos e ações e caminhando sempre em direção àquilo que deseja.

Com certeza você já escutou que DINHEIRO atrai DINHEIRO, certo? Eu quero que você reflita com muito cuidado sobre algumas coisas nessa temática.

  • Como você se sente quando paga suas contas de luz, telefone, empregados, fornecedores ou comida? Paga a conta à contragosto, xingando a empresa e ainda fica reclamando do preço? Fica adiando, postergando e parcelando o máximo que pode para pagar o que compra?
  • O que você responde quando alguém pergunta como vão seus negócios ou seu trabalho? Sempre fica chorando miséria, dizendo que a vida está dura demais, que os clientes não pagam as contas, que o saldo bancário sempre está no vermelho? Reclama do seu empregador que não lhe dá o salário que gostaria, enquanto ele desfila de carro novo e viaja para pra cima e pra baixo?
  • Quando recebe as contas para pagar fica imaginando que a cada mês que passa recebe menos e tem mais contas para pagar?
  • Você vai a um restaurante maravilhoso, mas na hora de pagar a conta chega quase a vomitar o que comeu e reclama do absurdo do preço cobrado?

Esses são exemplos de reflexões que quero que você se faça e pode levar isso sobre outras situações relacionadas a dinheiro ou qualquer outra temática importante em sua vida.

Mas tome cuidado: se você estiver sentindo isso, tendo esse tipo de atitude, você pode estar criando uma emoção que bloqueia o fluxo do dinheiro em sua vida – é aquela emoção que fecha a porta. TODAS estas atitudes que descrevi ou que sejam similares a essas são pobres, e com certeza vão fazer você passar por estas situações de luta, escassez e sacrifício até você mudar de atitude.

Exemplos de Aformações

Para finalizarmos, quero te passar vários exemplos de aformações para trabalho, dinheiro, saúde, relacionamentos e confiança. Use como modelo, adapte aquilo que considerar melhor para você.

Aformações para Trabalho

  • Por que eu sou tão bem sucedido?
  • Por que o trabalho é tão gratificante para mim?
  • Por que sou tão respeitado no meu trabalho e na minha vida?
  • Por que tenho tanta sorte de fazer o trabalho que faço?
  • Por que onde quer que eu trabalhe, sou profundamente admirado e bem-remunerado?
  • Por que minha carreira está crescendo tão rápido e fácil?
  • Por que as oportunidades vêm para mim tão facilmente e tantas vezes?
  • Por que amo o trabalho que faço e sou bem-remunerado por ele?

Aformações sobre Dinheiro e Prosperidade Financeira

  • Por que pago tudo à vista?
  • Por que tenho todo o potencial de ganhar dinheiro e acumular fortuna?
  • Por que sou um imã que atrai riqueza?
  • Por que todas as formas de prosperidade chegam a mim?
  • Por que tenho sempre mais dinheiro do que necessito?
  • Por que eu mereço as melhores coisas da vida?
  • Por que estou me tornando mais rico a cada dia?
  • Por que sinto prazer em investir dinheiro mensalmente?
  • Por que o dinheiro chega a mim de maneiras previstas e inesperadas?
  • Por que irradio sucesso e prosperidade onde quer que eu esteja?
  • Por que o dinheiro vem com tanta facilidade para minha vida?
  • Por que a vida satisfaz todas as minhas necessidades com grande abundância?
  • Por que a segurança financeira é uma constante na minha vida?
  • Por que pago com alegria minhas contas?
  • Por que a abundância flui livremente através de mim?
  • Por que neste exato momento há muita riqueza e poder ao meu dispor e eu escolho sentir que os mereço?
  • Por que mereço e aceito o melhor agora?
  • Por que tenho tudo que é preciso para criar a minha própria riqueza?
  • Por que o dinheiro vem para mim tão facilmente?
  • Por que me sinto tão próspero?
  • Por que estou tão feliz por ser tão rico?
  • Por que Deus me abençoa com tanta abundância financeira?
  • Por que tenho tanto dinheiro?
  • Por que eu amo ser tão rico e generoso?
  • Por que eu sou um imã de riquezas, prosperidade?

Aformações para a Saúde

  • Por que eu sou tão saudável?
  • Por que me sinto tão bem?
  • Por que me sinto a cada dia com mais disposição?
  • Por que eu amo tanto o meu corpo?
  • Por que eu perco peso tão facilmente?
  • Por que eu adoro viver um estilo de vida saudável e ativo?
  • Por que eu amo meu corpo bonito e saudável?

Aformações para Relacionamentos

  • Por que estou tão feliz em meus relacionamentos?
  • Por que eu desfruto de relacionamentos saudáveis e felizes?
  • Por que minha vida amorosa é tão gratificante?
  • Por que meu parceiro é tão maravilhoso?
  • Por que me sinto tão feliz e amado?
  • Por que só atraio ótimos relacionamentos?
  • Por que que tenho amigos tão incríveis?
  • Por que sou tão querido?
  • Por que as pessoas gostam tanto de mim?
  • Por que me dou bem com todo mundo?
  • Por que as pessoas gostam tanto de me ter por perto?

Aformações para Confiança

  • Por que eu sou tão confiante?
  • Por que eu acredito em mim mesmo?
  • Por que eu procuro e encontro somente o melhor na vida?
  • Por que estou tão confortável sendo quem eu sou?
  • Por que sou tão respeitado no meu trabalho e na minha vida?

Escolhe uma dessas aformações, dessas pressuposições positivas sobre você e sua vida e conviva com ela por algum tempo (sei lá, uma semana, 10 dias, 15 dias). Experimente praticar todos os dias, no mínimo uma vez por dia, de preferência pela manhã antes e pegar em celular, ligar computador, ler as notícias – se possível até mais vezes, como 2 ou 3 vezes; é tão rapidinho que você pode fazer isso a qualquer momento. Não tem receita certa nem contraindicação. O que você precisa é de um pouco de foco e consistência: fazer uma vez e achar que sua vida vai mudar não é uma boa forma de começar a construir resultados melhores e diferentes.

Esse é um super-poder que já está à sua disposição e que talvez você só não entedia bem como que funcionava. E agora você tem todas as instruções necessárias para começar a influenciar de forma poderosa e positiva sua mente inconsciente e, na medida em que suas verdades internas forem sendo alteradas e melhoradas, e que suas emoções forem sendo condicionadas e calibradas para propósitos positivos, a sua realidade externa, a sua realidade natural também vai ser modificada.

Não ache que uma mudança perceptível vai demorar muitos meses ou muitos anos, porque se você reservar alguns minutos por dia e realizar essa prática com consistência, de se perguntar sobre aquilo que quer pressupondo coisas positivas de forma intencional, a sua mente inconsciente vai acatar, suas percepções, emoções e sentimentos vão ser recondicionados e vão mudar e, naturalmente, suas ações, reações e inações vão mudar, e através desses novos modos de agir sua vida natural, o seu mundo externo, vai se transformar naquilo que você desejou – e, provavelmente, dentro de semanas ou poucos meses você já vai se ver bem mais próximo daquilo que deseja como ideal.

Mais uma vez, não é magica: estou te ensinando, te instruindo como que você vai usar o seu cérebro de forma mais eficiente e influenciar sua mente inconsciente de forma simples, fácil e poderosa.

Novamente, eu queria te fazer um pedido: eu tenho certeza que você aprendeu muitas coisas poderosas só nesse podcast. Não fique com essa informação só para você. Quando eu descobri e entendi isso, eu precisava passar de forma gratuita para as outras pessoas e esses episódios é minha forma de entregar esse super-poder para você.

Contudo, você pode transmitir essa poderosa habilidade para as pessoas que você gosta, para as pessoas que você ama e para as pessoas que estão procurando melhorar suas vidas. Pode parecer simples demais, mas isso é poderoso. Inclusive, se você tiver algum comentário, alguma experiência a partir disso daqui que você está aprendendo, eu quero que você me procure nas redes sociais e me envie o seu depoimento: você me encontra no Instagram ou no Facebook através do @phillipsouzabr. Eu quero te conhecer, quero saber um pouco mais da sua história, para entender como que eu posso te ajudar ainda mais.

O podcast dO Investidor Inteligente também pode ser um pouco seu! Acesse a transcrição no blog do Dicas Curtas caso queira deixar algum comentário para esse episódio! E você também pode participar mais fazendo a mesma coisa encontrando a postagem no perfil do Dicas Curtas tanto no Instagram (siga @dicascurtas) quanto na fanpage dO Investidor Inteligente no Facebook. Aproveita para seguir o perfil, curtir a página e as postagens, marcar seus amigos e compartilhar com eles o que você está aprendendo aqui!

E você pode entrar em contato direto comigo através do meu perfil do Instagram: você me encontra nas diferentes redes sociais através do @phillipsouzabr. Ou eu pessoalmente ou alguém da minha equipe vai atender sua demanda, ok?!

Caso queira, você também pode participar da comunidade exclusiva do Investidor Inteligente no Facebook, expondo suas dúvidas, dando suas sugestões de novos temas e apresentando postagens que agreguem à comunidade: leia e esteja consciente das regras antes de ingressar no grupo, ok?!

Todos os links estão na transcrição no blog e na descrição dos episódios.

Cuide bem da sua saúde, da sua família, de seus relacionamentos e de suas finanças!

Que Deus possa te abençoar imensamente! Aqui é Phillip Souza, e esse é o podcast dOInvestidor Inteligente!

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

 

Pin It on Pinterest

Share This