Ouça agora este podcast!“008 Contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe?”

Vamos fazer um paralelo entre contratar uma agência de marketing digital ou investir em uma equipe de marketing para sua empresa?

E resolvi falar disso hoje porque como os donos de negócios estão sempre em busca de melhores resultados e menores custos, esta pode ser uma boa questão para abordarmos aqui.

Mitos podem estar pensando em ter a própria equipe de marketing ou contratar uma agência para ganhar espaço no ambiente digital.

Caso você fique alguma dúvida ou queria sugerir algum tema específico, venha fazer parte do grupo “Expert em Marketing Digital”  do Dicas Curtas no Facebook.

Ganhar espaço a frente dos concorrentes é essencial para qualquer negócio.

Então alguns empresários ao identificar que o marketing digital hoje é uma ferramenta essencial para se posicionar no mercado e ampliar suas vendas, podem optar por criar sua própria equipe de marketing digital ou contar com o apoio de uma agência.

Equipe interna de Marketing Digital

Vamos abordar primeiro a criação de uma equipe interna de marketing digital.

A criação de uma equipe interna é uma estratégia que é mais recomendada para empresas de médio e grande porte, onde já existe um orçamento definido para as ações de marketing.

Criando a própria equipe é possível identificar alguns benefícios como:

  •         Maior controle de todos os processos, assim como acompanhar o cumprimento de todos os prazos;
  •         A velocidade na implantação das ações e das mudanças que também é um aspecto bastante relevante, pois a equipe estará 100% dedicada nas necessidades do negócio da empresa.

Porém alguns aspectos negativos precisam ser pontuados também:

  •         Alto custo com a contratação de profissionais, encargos trabalhistas e manutenção destes profissionais;
  •         Criação de infraestrutura, aquisição de equipamentos e manutenção contínua destes recursos;
  •         Necessidades de uma boa gestão e uma liderança muito eficiente, pois uma boa relação com a equipe é de extrema importância para garantir uma boa retenção dos profissionais, incluíndo também boas políticas de benefícios, definições de planos de cargos e salários e muitas outras questões.

Diversas empresas optam por seguir neste sentido, porque já possuem certa experiência com problemas negativos associados ao distanciamento, comunicação, integração, assim como o menor controle das atividades realizadas.

Se a empresa quer e precisa controlar as atividades dos profissionais do marketing, ela não poderá optar pela contratação de uma agência.

Principalmente se o serviço de marketing for uma atividade-fim do negócio.

Reforço que estes são pontos que devem ser levados em consideração em todo e qualquer tipo de terceirização.

Reforçando novamente o ponto relacionado a gestão, se a empresa possuir uma liderança com habilidade de manter um ambiente organizacional positivo, permitirá que as equipes se comprometam mais em atingir os objetivos e as metas estipuladas.

Ou seja, com a dose de motivação correta, será possível colher os frutos da iniciativa com os funcionários “vestindo a camisa” da empresa.

Contratando uma agência de Marketing Digital

Vamos agora falar sobre a contratação de uma agência de marketing.

Podemos denominar esta contratação como uma terceirização de serviços, que tem se tornado cada vez mais frequente em negócios, e vem sendo ampliada não só ao marketing mas também a diversos departamentos das empresas.

A grande vantagem é a maior flexibilidade de crescimento e redução de custos de acordo com a necessidade do negócio.

Imagine que hoje você possui um departamento de marketing tradicional e decide atuar a partir de agora com foco no ambiente digital. Você terá inicialmente que capacitar as pessoas deste departamento para atuarem no novo modelo, levando em consideração a curva de aprendizado, o interesse dos profissionais e os riscos em relação a não atingir os resultados esperados no tempo desejado. Em muitos casos terá que demitir os profissionais e buscar no mercado novos profissionais que já possuem experiência para reestruturar este departamento.

Contratando uma agência os custos estruturais praticamente não existirão e você garante que as atividades sejam muito bem desempenhadas, pois o foco é totalmente direcionado aquela disciplina.

Outro aspecto muito importante é não estar subjulgado a Conselhos de Classe, o que fará com que os custos com salários e benefícios aumentem a cada convenção coletiva se estiver contando com uma equipe própria.

Quando tentar absorver profissionais de outras dispciplinas para realizarem o marketing, lembre-se também que a falta de especialização no assunto será um grande problema, principalmente quando tentar compartilhar os recursos com as demais ativadades do negócio. Mesmo buscando a capacitação ideal, no final existe um grande risco destes profissinoais não se desenvolverem da forma esperada, porque o foco estará sendo divido com outros aspectos do negócio.

O Mercado de Marketing Digital é um ambiente de evoluções contantes e as agências estão continuamente acompanhando as inovações e tendências junto as principais fontes do mercado.

Encare a contratação de uma agência de marketing como um empréstimo de uma estrutura pronta, que através de um vínculo flexível pode ser aumentada ou diminuída de acordo com as necessidade do contrato.

Mas qual a melhor opção?

Inevitavelmente fica claro que as empresas que estão em busca de se diferenciarem no mercado e se tornarem mais competitivas, estão investindo em estruturas organizacionais mais ágeis e flexíveis.

O motivo disso é o sucesso que as startup’s vem conseguindo.

Elas estão concentradas unicamente em validar seu produto, fornecendo o melhor suporte e o melhor serviço.

Assim que conseguem algum investimento, colocam parte dos recursos em marketing,  para alcançar resultados mais efetivos.

E fazem isso através da contratação de agências de marketing digital.

Então fica claro que é extremamente relevante para as empresas que querem ser ágeis e flexíveis a contratação não só de agências de marketing, mas também identificar em seu modelo de negócio quais outras partes podem ser enxugadas ou terceirizadas como: recursos humanos, limpeza e qualquer atividade que não seja o foco na atividade-fim do negócio.

Contratar uma agência de Marketing Digital ou investir em uma equipe interna?

Por fim… Quer saber se vale a pena? Apenas avalie o orçamento entre montar uma equipe e compare com a contratação de uma agência, provavelmente vai se espantar com a diferença gritante no orçamento.

Espero ter exposto aqui alguns pontos relevantes sobre a contração de uma agência ou a criação de uma equipe de marketing digital para o seu negócio.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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