Ouça agora este podcast“019 Agrotóxico: 07 alimentos mais perigosas e como remover o veneno!”

 

Sabemos que o Brasil, disparado é o maior consumidor de agrotóxico no mundo e não bastasse o veneno, ainda tem a transgenicidade dos alimentos modificados geneticamente,  impedindo normalmente de o nosso organismo absorver aquele determinado alimento que antes não existia na natureza. Mas afinal, o que é agrotóxico e por que utilizam? Qualquer produto de origem química ou biológica usado na prevenção ou extermínio de pragas e doenças das culturas agrícolas (fungicidas, herbicidas, inseticidas, pesticidas).

Então já deve ter se perguntado, por que quando eu ingiro determinado alimento, logo me vem aquela crise de enxaqueca, náusea, enjoo, coceira, cólicas e até vômitos? Será que o limite de agrotóxico permitido no Brasil é diferente do limite em outros países? Será que alguns agrotóxicos liberados aqui também estão liberados no resto do mundo?

Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, hoje você vai aprender 07 alimentos que podem tirar sua saúde se não tiver o devido cuidado e abrir porta para inúmeras doenças.

Então vamos lá!

A Anvisa, órgão fiscalizador sanitário regulamentou o uso limitado de agrotóxico, uma vez que, seu uso fora do limite é responsável por afetar diretamente a saúde do ser humano podendo provocar distúrbios físicos, desordens neurológicas, processos alérgicos e inflamatórios. Quase 99% das amostras colidas entre o periode 2013 e 2015, estão livres de resíduos de agrotóxicos que representam risco agudo para a saúde. Quem disse isso foi o PARA, Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, na ANVISA. No total, foram 12.051 amostras monitoradas nos 27 estados do Brasil e no Distrito Federal e classificou os sete piores alimentos com amostras reprovadas quanto ao potencial risco agudo para a saúde do homem, mas antes de falar quais são eles vou ensinar como remover grande parte deste veneno e outras dicas para se protegerem.

 

É bem simples, primeiro, você compra iodo ou povidine em qualquer farmácia, o ideal é que se manipule iodo a 2% nestas farmácias de manipulação para evitar que tenha conservantes baseados em metais pesados. O segundo passo, encher uma vasilha com agua filtrada e cada 1 litro de agua, acrescente 5ml de iodo, ou uma colher de sopa cheia  e coloque as frutas, verduras e folhas imergidas na água e tampe, certificando o bloqueio de passagem de luz e ar. Deixe repousar por 1 hora, após, remova o alimento e seque com papel toalha. Esta pronta para consumo. O iodo tem a função de quelar o agrotóxico, ou seja, ele tem afinidade pelo veneno, gruda nele e não solta mais, ficando todo na água. Para você tirar a prova dos sete, pegue essa agua e coloque na sua samambaia, por exemplo, em três dias ela secará totalmente.

 

Além da descontaminação com o iodo, podemos optar sempre por produtos com origem identificada, por exemplo: alimento orgânico, isento de agrotóxicos ou escolher alimentos de época, daquela estação, como por exemplo consumir manga nos meses de setembro/outubro/novembro e não o ano inteiro. Outra dica é descascar o alimento, infelizmente perderá muita fibra, vitaminas e sais minerais, mas em compensação, grande parte do veneno será eliminada.

07 piores alimentos que você tem que tomar cuidado antes de ingeri lo.

  • Com 0,6% das amostras com potencial risco agudo, é o morango, alimento rico em antioxidantes, ótimo para a saúde do corpo em geral;
  • Com 0,8% das amostras é o mamão, fruto este quando consumido em jejum e deixado por uma hora no estômago, ele se tranforma em remédio, excelente para digestão;
  • Com 1,3% das amostras é a cenoura, alimento rico em beta caroteno, antioxidade que protege suas vistas e aumenta sua energia;
  • Com 2,2% das amostras é a uva, também rico em antioxidante como o resveratrol é excelente para a saúde do coração, uma grande vacina contra o câncer em geral;
  • Com 2,6% das amostras é a couve, talvez uma das folhas mais completas em nutrientes, riquíssima em fibra, ajuda muito no trânsito intestinal, constipação e prisão de ventre.
  • Com 5,0% das amostras é o abacaxi, fruto este quando consumido em jejum e deixado por uma hora no estômago, ele se transforma também em remédio, excelente para queima de gordura;
  • Por fim o alimento que o ocupa a primeira posição  com 12,1% das amostras é a laranja, mas convém salientar, tanto abacaxi, quanto a laranja, são alimentos onde a maior concentração do veneno está na casca e estes frutos certamente removemos a casca ao consumir, então?

 

Se você ainda não se atentou para a importância de eliminar o agrotóxico do seu alimento, comece a prestar a atenção e praticar sa dicas no seu dia a dia que você vai sentir no corpo e na mente toda a diferença.

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito? Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, seu doutor saude do dicas curtas.

Para saber mais, acesse nosso site www.seronni.com.br e adquira nosso livro, habittus seronni ou cadastre-se parao proximo workshop.

Ou segue nossa fanpage no facebook, dicas curtas e procure pelo doutor saúde o seu expert em saúde.

 

Um Abraço e até a próxima dica.

 

Pin It on Pinterest

Share This