Ouça agora este podcast!

“005 Água com limão em jejum?”

Neste episódio quero falar sobre as alegações quanto ao consumo de água com limão. Será que todas as alegações são verdadeiras? Realmente tem uma ação dita milagrosa?

As alegações vão desde que água com limão alcaliniza o sangue como a redução no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas além dos mitos existe algum benefício?

Este episódio será útil para ajudá-lo a compreender a verdade por trás de tal prática.

Eu sou Louis Marcondes, o Super Nutricionista do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a se alimentar melhorar, melhorando assim sua saúde, estética e bem-estar. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Super Nutricionista do Dicas Curtas.

 

Alegações sobre a água com limão

Com certeza você já ouviu falar sobre o popular consumo de “água com limão” pela manhã em jejum, seja através de dietas populares e milagrosas, indicação de médicos ou personalidades famosas.

Mas embora a água com limão seja saudável, não tem propriedades milagrosas.

Em outro podcast, intitulado “Por que eu não emagreço?” falo sobre os motivos que impedem o emagrecimento, assim que possível ouça que irá ajudá-lo. Mas com certeza, não tomar água com limão não é um impeditivo do emagrecimento. Uma das alegações é que a água com limão ajuda a emagrecer, mas isto é incabível, como dito do podcast que acabei de citar o emagrecimento é dependente de balanço energético positivo, e não do consumo de um determinado alimento.

Ou seja, se você estiver em déficit energético e não tomar água com limão, irá emagrecer.

Assim como, se você não estiver em déficit energético irá engordar, mesmo que tome água com limão.

 

A água com limão desintoxica o corpo?

Vamos as alegações sobre o consumo de água com limão:

A primeira alegação é: “A água com limão desintoxica o corpo”

Esta alegação é um mal-entendido em relação a fisiologia humana. Primeiramente, o que é desintoxicação? É um conjunto de reações bioquímicas intracelulares que visam a eliminação de toxinas das células, e consequentemente do organismo como um todo. Em uma linguagem mais simples, podemos dizer que a desintoxicação seria a limpeza das toxinas dos nossos órgãos e células e que é realizada principalmente pelo fígado e pelos rins.

No fígado estão localizadas aproximadamente 60% das enzimas de desintoxicação e no intestino encontram-se 20%.

A desintoxicação ocorre através de duas linhas: A primeira linha ocorre no intestino, o qual atua como uma barreira as toxinas ingeridas oralmente, suas células também são dotada de mecanismos eficientes de eliminação de xenobióticos. Caso não saiba, xenobióticos são compostos químicos estranhos ao nosso organismo. 

A segunda linha ocorre no fígado através dos hepatócitos, além de promoverem a eliminação dos xenobióticos absorvidos, ainda atuam na transformação e excreção e biotoxinas internas, as quais são produzidas pelas bactérias patogênicas e toxinas dos desequilíbrios metabólicos e dos erros inatos do metabolismo.

Percebe agora que a desintoxicação não tem nenhuma correlação com tomar água com limão e que é um processo interno que o nosso organismo realiza através de alguns dos nossos órgãos?

Porém, os limões contêm o limoneno, um agente bioativo que pode afetar positivamente as enzimas de desintoxicação no fígado. Só que os estudos foram realizados apenas com ratos e os estudos apontam que são necessários doses muito elevadas, e não temos hoje experimentos em humanos.

 

Água com limão ajuda na digestão?

A segunda alegação é: “Água com limão ajuda na digestão”

É plausível que o suco de limão possa retardar o esvaziamento gástrico e, assim, reduzir a elevação da glicemia pós-prandial enquanto melhora a absorção de nutrientes, mas neste momento há poucas evidências de que a água com limão ajuda na digestão. Se na dúvida quiser tomar e a sua percepção é de melhora, faça, porém saiba que não há evidências sólidas quanto a esta prática.

 

Limão alcaliniza o sangue?

A terceira alegação é que: “Limão alcaliniza o sangue”

Esta alegação é uma das mais absurdas, o pH do sangue deve ser mantido em torno de 7,4 para o bom funcionamento das células e nosso organismo tem um sistema que consegue manter naturalmente na faixa normal, o nosso sangue é levemente alcalino. Qualquer variação para cima ou para baixo dessa faixa, mesmo que pequena, pode ser perigosa à saúde e até mesmo levar à morte. Portanto, se um alimento tivesse essa capacidade de alcalinizar o organismo, isso poderia causar danos à saúde, inclusive morte.

Se o pH cai abaixo de 7,20, resulta uma condição conhecida como acidose. Se o pH se eleva acima de 7,60, tem-se a condição oposta: a alcalose. Qualquer uma das duas afeta seriamente a química do corpo humano.

 

Água com limão emagrece?

A quarta alegação é que: “Água com limão emagrece”

Este é um dos maiores mitos, pois o que emagrece é dieta em déficit energético! Mas talvez você diga “Ah Louis, mas já perdi muito peso com água com limão.” Normalmente quem usa água com limão associa a uma dieta pobre em carboidratos, como cada grama de glicogênio armazenado o corpo armazena 3 gramas de água; é o corte de carboidratos que leva a redução de peso em água, não em gordura. Isto é importante salientar, perda de peso não é sinônimo de perda de gordura. 

 

Água com limão combate o câncer e reduz riscos de desenvolver doenças cardiovasculares?

A quinta alegação é que: “Água com limão combate o câncer e reduz riscos de desenvolver doenças cardiovasculares”

Embora os limões contenham fitoquímicos que pode afetar nos processos que envolvem o câncer e doenças cardiovasculares, estes compostos são decepcionantes em estudos com seres humanos, um exemplo é a Vitamina C.

Outro exemplo, embora os limões sejam ricos em hesperidina, composto que ajuda a reduzir a pressão arterial e fatores de riscos inflamatórios para doenças cardíacas, você teria que consumir uns 2,5 Litros de limão espremido para obter tal benefício!

Existem apenas estudos em ratos, que o limoneno e hesperidina que já citei, influenciam positivamente o sistema imunológico.

 

Água com limão previne resfriados?

A sexta alegação é que: “Água com limão previne resfriados”

Esta alegação está baseada no teor de Vitamina C presente no limão. A vitamina C pode ajudar a reduzir resfriados se suplementada como maneira preventiva, não corretiva, ou seja após estar doente. E estas doses não são obtidas no consumo de água com limão no café da manhã, é necessário consumir muito mais Vitamina C para ter este benefício preventivo contra resfriados.

 

Água com limão ajuda a evitar pedras nos rins?

A sétima alegação é que: “Água com limão ajuda a evitar pedras nos rins”

Os limões contêm ácido cítrico, que ao combinar-se com o cálcio nos rins, o citrato pode prevenir a formação e reduzir o crescimento do oxalato de cálcio e do fosfato de cálcio. Então em tese, os limões ajudam, embora sejam necessários mais estudos.

 

Benefícios da água com limão

Mas afinal Louis, embora água com limão não tenha efeitos milagrosos, existe algum benefício?

Existe sim, o limão contém vitamina B1, B2 e B3 provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca, polpa fresca e sumo. É riquíssimo em vitamina C, contendo de 40 a 50mg para cada 100gr de fruto, que apresenta importância considerável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão é indispensável a sua ingestão diária. Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias. Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos (Elementos químicos existentes em quantidades muito pequenas num organismo, mas essencial à vida) como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo, encontram-se porcentagens de ácidos cítricos, fórmico e de citratos de potássio e de sódio

Os minerais presentes no limão são: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico em vitamina B1, B2 e B3, é recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso. Praticamente 7% do suco do limão é composto por ácidos: cítrico + ascórbico (vitamina C). Os ácidos presentes no limão interferem também no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evita hemorragias, que são comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade.

Resumindo, o limão é um ótimo alimento, riquíssimo em nutrientes, porém não faz todos os milagres prometidos.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Super Nutricionista no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Super Nutricionista no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do <Nome do Expert>!

Até a próxima semana.

 

Pin It on Pinterest

Share This