Ouça agora este podcast! “013 Alzheimer – 07 dicas que previne!”

Nos últimos 100 anos muitas doenças surgiram  ou aumentaram assustadoramente como obesidade (pessoa que está bem acima do peso), diabetes (pessoa que não produz ou tem resistência ao hormônio insulina), diabesidade que é a combinação da obesidade com a diabetes, alzheimer (hoje considerado a diabetes tipo 3, doença que provoca entre vários sintomas, perda de memória, o famoso velhinho gagá), parkinsson (doença que apresenta tremor excessivos nas articulações, em especial nas mãos) e até mesmo o câncer. Doença que automutila o ser humano. Hoje vamos enfatizar o Alzheimer, a forma mais comum da demência, doença degenerativa que afeta primeiro a memória e, depois, todas as funções cerebrais, devido a formação de placas de proteina amiloide. Hoje, 4% da populacao acima dos 60 anos apresenta a doenca e evolui criticamente atingindo um pico de 30% aos 90 anos. Muitos ouvinte aqui já deve ter conhecido aquele velhinho que não recorda do nome dos seus próprios parentes, da rua em que mora ou até mesmo do seu proprio nome. Isso é muito triste, a medida que envelhecemos, por natureza perdemos força física, mas a mente, se soubermos praticar alguns hábitos, em vez de atrofiar, podemos programa lá para fica mais saudável e eficaz!  Então já deve ter se perguntado, o que mudou nos últimos 100 anos? O que tem provocado ou até mesmo aumentado assustadoramente as estatísticas dessa doença? Será que existe alguma forma de retardar ou até mesmo prevenir o Alzheimer? Se você se identificou com alguma dessas perguntas, hoje você vai aprender 07 dicas para deixar a sua mente afiada!

Alzheimer

Uma pesquisa feita pela Alzheimer’s Disease International mostra alguns hábitos para prevenir o Alzheimer, mas antes quero que você saiba que o fator genético já caiu por terra. Sabemos que a pré disposição genética influência cerca de 10 a 15%  no máximo, e que o estilo de vida é o fator determinante se você terá Alzheimer no futuro ou não. Já falamos as causas das doenças modernas em outros episódios, sabemos que os principais fatores tóxicos são: o açúcar e o estress, ou seja, aqui entra o fator alimentação e o fator pensamento.

07 dicas prometidas:

  •   Ingesta de Omega 3: o cérebro é constituído em média de 60% de gordura, em volta de todos os neuronios tem uma bainha de mielina que é gordura, em especial o Omega3, uma gordura saudável, poli insaturada de cadeia longa, essencial, ou seja, seu corpo não produz. Tecnicamente falando, até produz atraves de uma outra gordura chamada ALA (acido Alfa-linolenico) na presença de inumeras vitaminas, porém em quantidades infimas, muito pequenas, entao, devemos desconsiderar, e a dica aqui é suplementação. Por que suplementar? Por é impossivel conseguir consumir 2gr de Omega 3 atraves dos alimentos. Voce teria que comer 50 kg de salmao e outra, o salmao que agente encontra nas prateleiras dos supermercados geralmente sao de criatorios, esses peixes não consomem planctom, algas no fundo do mar que sao transformadas em omega3 e quando voce encontra esse tipo de salmão, estão contaminados com mercurio. Uma pesquisa feita nos EUA(Chicago) e na Alemanha(Roterdã)…..descobriram que pessoas que consumiam peixe uma vez por semana, 100gr de omega 3 em média, conseguiram reduzir a incidencia de Alzheimer em 60%, além de prevenir essa doença, tambem melhoraram a acuidade visual e a saude do coração, já que combate o estresse oxidativo, prevenindo formação de placas de ateroma que entope os vasos.O mais especial do Omega3 é o nível de DHA ( acido docosahexaenoico) que deve ter uma proporção de 7:1 em relação ao EPA ( acido eicosapentaenoico). Todas essas habilidade neuroprotetoras se deve ao DHA.

 

  • Hábito da leitura: Ter uma vida mentalmente ativa ajuda a postergar a chegada da doença, e uma das atividades indicadas é a leitura — explica  o neurologista André Matta, professor de neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a área do cérebro responsável pela leitura está intimamente ligada à região da memória, assim como às da atenção, da concentração, da visão e da linguagem falada. Quanto mais se estabelecem conexões entre as áreas, mais elas se desenvolvem.

 

  • Ginastica cerebral: O cérebro é um músculo e quando mechemos com os olhos, ativa determinados campos do cerebro. Existe uma tecnica chama self healing, que é uma tecnica de auto cura. A dica aqui é seguir o passo a passo: Olhe para o sol com as palpebras fechadas por 5 minutos para aquecer a visao, depois, longe do sol, tampe um dos olhos e repita do outro lado por 5 minutos, em seguida, pegue uma caneta e foque na sua ponta por 30 segundos depois foque para o horizonte por mais 30 segundo, repita os movimentos por 5 minutos, o quarto passo, fixa o queixo no encontro da palma de suas duas maos que estarao fixas em uma mesa e sem movimentar, mecha com os olhos fazendo 3 desenhos, um quadrado, uma cruz e um x. e o quinto e ultimo passo, exercite os olhos usando eles para escrever o seu nome de foma imaginária. Para voce tirar as duvidas e ver o exercicio por video, basta acessar o nosso site : www.seronni.com.br e procurar por self-healing, tecnica de auto cura dos olhos.

 

  • Saia da rotina: Outro alimento do cerebro é a novidade, ele ama coisas novas e nada melhor do que mudar a rotina, ….por exemplo, quando for ao trabalho, mude o trajeto, quando for escovar os dente , escove com a outra mao, busque escrever com a mão recessiva e não com a mao dominante, tudo que faz com que o seu cerebro saia da zona de conforto, ele cria novas conexoes e aumenta sua massa cinzenta, potencializando suas funções cognitivas.

 

  • Controle do peso: sabemos que o açucar associado ao estresse leva a resistencia insulinica e por sua vez as doenças modernas, como obesidade e alzheimer. A dica aqui é sempre ficar de olho na circunferencia abdominal e nem tanto no peso, porque voce pode ter musculos que pesam mais que a gordura e nao ter sobrepeso. Portanto mulheres estejam sempre com a cintura abaixo de 88cm e homens com a cintura abaixo de 102, segundo a sociedade brasileira de cardiologia, esses são um dos parâmetros da saúde do coração.

 

  • Contato social: A medida que envelhecemos, devido as limitações, muitos idosos entram na fase depressiva e o contato social estimula as habilidades de comunicação, convivência e afeto, promovendo integração e evitando a apatia e a inatividade diante de dificuldades. A dica aqui é fazer parte de grupos e comunidades para estimulação cognitiva e física, realizadando atividades de lazer,  culturais, celebração de datas importantes e festivas. É essencial que sejam organizadas sempre com temas que despertem o interesse e a motivação. Se voce gosta de pescar, esteja em grupo de pescaria, se voce gosta de correr, faça parte de grupos de corrida.

 

  • Cuidados com a audição. Aqui entra o ditado, quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? O alzheimer provoca perda da audição ou a perda da audição leva ao alzheimer? Olha que interessante, muitos de nós não damos o devido valor em cuidados simples com a audição, e a dica aqui é evitar de usar microfones, principalmente na era dos smartfones, vemos a todo o instante pessoas grudadas no celular portando headfones e microfones. Isso a longo prazo afeta sua audição e consequentemente sua interação com as pessoas e como ja relatamos na dica anterior, afetará o convivio social e tambem diminuirá estimulos cerebrais afetando a parte cognitiva e deixando a pessoa mais vulnerável ao surgimento do alzheimer. Uma pesquisa da Universidade John Hopkins e do Instituto Nacional sobre Envelhecimento, descobriu evidências de que o cérebro de uma pessoa com perda auditiva, quando não recebe a ajuda adequada, pode acelerar o processo normal do envelhecimento e aumentar o risco de desenvolver demência.

 

Se você ainda não se atentou para a importância dos hábitos da prevenção do Alzheimer, comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai evitar um problemão para você e para sua família.

 

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito? Continue acompanhando este podcast.

 

Um Abraço e até a próxima dica.

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