Com a crescente preocupação do brasileiro com finanças e a popularização dos assuntos nas mídias sociais e rodas de amigos, é cada vez mais comum a busca por conteúdo sobre investimentos. De fato, nunca se falou tanto em dinheiro como agora. O consumidor está mais atento aos gastos e assuntos como poupança, renda fixa e fundos de investimentos não parecem mais coisas de outro mundo. O mercado também está se movendo rápido para acompanhar essa mudança. Novos produtos financeiros surgem todos meses, os valores se tornam mais competitivos e até anúncios chamativos buscam a atenção do consumidor que quer fazer o dinheiro render mais sem burocracia. 

A grande questão que passa pela cabeça dos empreendedores do setor é: como conquistar a preferência e atenção do público?

E, pensando em responder essa questão, trouxemos 4 razões para acreditar que anunciar em podcasts de finanças pode ser a solução que o seu negócio precisa para conquistar o mercado.

Antes de começar, caso este seja seu primeiro contato com a mídia podcast, recomendamos que você leia o artigo “Vale a pena anunciar em podcasts” para entender melhor o histórico desse formato de mídia que vem ganhando cada dia mais espaço na preferência dos brasileiros. 

Quer descobrir quais são? Então leia até o final e confira um bônus que preparamos para você (não vale pular para o final hein?)

1 – Um companheiro para todas as horas

Passar horas em filas, pegar o metrô ou engarrafamento no trânsito para o trabalho são coisas tão comuns para a maioria das pessoas que vivem em cidades grandes que até se fala com naturalidade sobre isso. São situações tão comuns que, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) o tempo médio para uma pessoa se deslocar é de duas horas e vinte oito minutos por dia no trânsito, ou seja, passamos em média 10% do nosso tempo no trânsito! E o que fazer nessas horas? 

Um dos hobbies de sucesso para os brasileiros são os canais de podcast, que permitem ouvir informações sobre assuntos de interesse onde e quando quiserem, com uma linguagem simples e descontraída e ainda permitem que o ouvinte faça outras atividades ao mesmo tempo. 

Fonte: Freepik

2 – Faz sua marca ser lembrada pelo ouvinte

Ouvir anúncios costuma ser uma experiência chata, não é? Em podcasts os anúncios podem ser positivos para os ouvintes, pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada no Podcast Playbook publicada pela Interactive Advertising Bureau, 67% dos ouvintes entrevistados conseguem recordar dos produtos e marcas apresentados e acham a experiência interessante. Só não vale abusar e interromper a programação, não é? 

Ainda melhor, na mesma pesquisa, 61% dos ouvintes declararam ter pago por um produto ou serviço que conheceram por meio dos seus canais de podcasts favoritos. Esses dados mostram quão valiosa é a recomendação do produtor de conteúdo e a importância de estar bem posicionado em relação aos conteúdos relacionados à sua área.

3- Indicações que geram credibilidade digital

Uma das características mais interessantes do podcast é permitir uma proximidade e confiança entre a audiência e o produtor de conteúdo. Dessa forma, quando o expert ou podcaster indica uma marca ou produto sobre o tema que está sendo discutido diretamente no ouvido do público, a associação entre o assunto abordado e a marca se torna muito mais forte do que em outras mídias pagas ou orgânicas. 

Por esses motivos, a indicação em podcasts é uma ferramenta tão poderosa para gerar autoridade digital e se posicionar à frente da concorrência. Levando em conta que o mercado brasileiro ainda não desenvolveu a cultura de investir em podcasts como uma ferramenta de marketing, o pioneirismo é outro ponto favorável para quem decide se aventurar e investir na mídia.   

4 – É perfeito para gerar conteúdo

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela ABPOD (Associação Brasileira de Podcasts), o público brasileiro consome uma média de 1 episódio por dia, prestam atenção de verdade ao conteúdo e costumam ouvir o programa até o final, afinal você só precisa de conexão com internet e um aparelho celular (que nem precisa ser dos melhores) para ouvir seus episódios favoritos.

No contexto onde a taxa SELIC atingiu o menor índice da história, os investidores são forçados e encorajados a buscar opções de investimentos mais rentáveis que se adequem na sua carteira e objetivos financeiros, e esta é a oportunidade perfeita para empresas que buscam educar o consumidor por meio da produção de conteúdo sobre importância de opções mais rentáveis do que a poupança e tesouro direto, como os fundos multimercados, debêntures incentivadas e opções mais arrojadas, como ações na bolsa de valores.

Dessa forma, ter sua marca vinculada a um canal com afinidade com o seu público é uma ótima forma de ter a atenção do seu público para problemas que o seu negócio busca resolver.   

Fonte: www.freepik.com

BÔNUS (4 podcasts de finanças para ficar de olho)

Como prêmio por ter chegado até aqui, preparamos uma lista com 4 canais de podcasts de finanças que sua empresa pode anunciar.  Lembrando que é fundamental entender qual a estratégia de apresentação do canal para os anunciantes e o nível de alinhamento entre o seu público-alvo e a audiência do podcast e claro, se ele se encaixa ao budget do departamento de marketing da sua empresa. 

1- Me poupe!

O canal liderado por Nathalia Arcuri, uma das primeiras plataformas de entretenimento financeiro do mundo,  fala sobre temas como: renda fixa, fundos de investimentos, finanças pessoais e controle de gastos de forma leve e descontraída. 

2- Investidor Inteligente

O investidor Inteligente é o canal de podcast de finanças do blog Dicas Curtas, onde semanalmente são postados novos episódios com dicas gratuitas sobre finanças e investimentos diversos. 

Recentemente, o Investidor Inteligente atingiu a marca de 1 milhão de downloads em agregadores de podcasts (Spotify, Deezer, Apple Podcast), se posicionando como um dos maiores canais de podcasts do país e possui modelos diferentes para que sua marca cresça em autoridade digital, gere leads e, claro, converta mais vendas. Se você percebeu que investir em podcasts pode ser uma maneira de diferenciar o seu negócio, entre em contato e tire suas dúvidas com os consultores do Dicas Curtas

3- PrimoCast

Dono e idealizador d’O Primo Rico, Thiago Nigro criou o canal PrimoCast, disponibilizando conteúdos de forma semanal sobre bolsas de valores, riqueza, empreendedorismo e mindset. 

4- Drops de Inteligência Financeira

O curso Drops de Inteligência Financeira, criado pelo economista e escritor Gustavo Cerbasi, aborda assuntos como inteligência financeira, como mudar a postura em relação ao dinheiro e como equilibrar as finanças pessoais sem abrir mão da qualidade de vida em busca da independência financeira.

Fonte: StockSnap por Pixabay

Pin It on Pinterest

Share This