Ouça agora este podcast! “010 Anúncios no Facebook”

O que acha de fazer anúncios no Facebook?

O Facebook tem se mostrado uma excelente ferramenta de marketing, pois ajuda você a encontrar as pessoas certas para chamar a atenção e conseguir bons resultados.

Então neste episódio vamos entender como funcionam os anúncios no Facebook, como você pode utilizar esta ferramenta e obter grandes resultados em vendas.

 

Quanto se gasta com um outdoor em uma via que passam milhares de pessoas por dia? Quantas pessoas viram o outdoor e entraram em contato com a empresa através daquele anúncio? E se mudasse a cor, o texto ou a imagem, daria mais resultado?

Nenhuma dessas perguntas são facilmente respondidas ao realizar anúncios da forma tradicional de marketing. Observe que não estou dizendo para não fazer, ou que é errado ou que não funciona. Podemos apenas afirmar que a efetividade não tem como ser medida com precisão.

Já anúncios realizados no Facebook  “Sim”! Podemos medir seus resultados!

Mas por onde começar…

Os anúncios no Facebook permitem que você realize campanhas com objetivos específicos, depois escolhendo o perfil de quem você deseja alcançar, o orçamento diário ou total para o anúncio e em seguida as fotos ou vídeos e textos que deseja utilizar.

Então vamos falar de objetivos!

Apesar dos anúncios possuírem formatos versáteis, é importante que você tenha um objetivo específico a ser alcançado através de anúncios no Facebook.

As principais categorias de objetivos são: reconhecimento, envolvimento e conversão.

Anúncios no Facebook: Reconhecimento

A categoria de “reconhecimento” tem como foco promover seus anúncios em locais onde as pessoas descobrem novidades. Temos nesta categoria 3 tipos de objetivos: Reconhecimento de Marca, Alcance e Visualização de Vídeo.

Com o objetivo de Reconhecimento de Marca você pode através de anúncios visualmente atraentes, utilizar tanto o Facebook como o Instagram para encontrar as pessoas que tem maior potencial de prestarem atenção em sua empresa.  

Com o objetivo de alcance, você pode realizar anúncios baseados nas mediações para obter mais visitantes em sua loja.

Aqui o foco é promover sua empresa localmente encontrando novos potenciais clientes próximos a sua localidade.

O objetivo de visualização de vídeo, permitirá que utilize os vídeos criando conexões mais profundas com seus clientes.

Lembre-se de já nos primeiro instantes captar a atenção dos seus clientes se valendo das diversas possibilidades de aplicação deste formato.

Até aqui o reconhecimento chamou a atenção do seu negócio para aqueles que sentem algum tipo de afinidade com seu conteúdo.

A agora é hora de envolver essas pessoas com ações mais específicas.

Anúncios no Facebook: Envolvimento

A categoria de objetivos de “envolvimento”, busca fazer com que as pessoas que reconheceram sua marca, se envolvam mais com seu negócio.

Os objetivos desta categoria são: Instalação de aplicativo, tráfego, geração de cadastro, envolvimento e visualizações de vídeos.

Com o objetivo de instalação do aplicativo, você poderá se conectar com as pessoas que tem a maior probabilidade de instalação do seu aplicativo.

Este objetivo é ideal para quem quer expandir sua base de usuários de forma bem efetiva conectando as pessoas diretamente a Google Play ou a Apple Store, baixando facilmente seu aplicativo.

O objetivo de tráfego, ajudará você a fazer com que as pessoas acessem seu site com anúncios de clique, direcionando elas para lá. Ou ainda, enviar as pessoas para uma área específica do seu aplicativo, para realizarem uma ação.

Por exemplo: uma página do produto, pesquisa de viagem ou início do jogo.

A geração de cadastro tem como objetivo a construção de uma lista de pessoas que desejam receber informações do seu negócio.

As pessoas receberão um formulário pré-preenchido com as informações de contato cadastradas no Facebook, e com apenas 1 clique você terá um cadastro qualificado para sua empresa.

Com o objetivo de envolvimento, você pode fazer uma oferta, avaliar o envovlimento com suas publicações ou divulgar um evento medindo a intenção de participação das pessoas através da confirmação delas.

Para o objetivo de visualizações do vídeo, você poderá utilizar vídeos mais longos com uma mensagem mais complexa, em um formato que não poderá ser ignorado pela sua audiência.

Anúncios no Facebook: Conversões

Na categoria de “conversões” o objetivo agora é obter resultados a partir de seus fãs.

Agora é o momento de fazer uma ação direta acontecer como a efetivação de uma compra, inscrições e muito mais.

Como as pessoas já demonstraram algum interesse em seus produtos ou serviços, fica mais fácil com base nos conteúdos que ele curtiu realizar vendas.

Os objetivos aqui são: conversões no site, envolvimento com aplicativo ou venda de produtos.

Com o objetivo de conversão, você estará focado em incentivar as pessoas a entrarem em seu site e realizarem uma ação específica. Aqui você pode aplicar esta estratégica para aumentar as vendas, colocar um item no carrinho de compras ou a visita específica em um site.

Com o objetivo de envolvimento com o aplicativo, você poderá fazer com que as pessoas que já possuem seu aplicativo, acessem uma página específica, uma pesquisa ou início de um jogo. O foco é uma ação dentro do app.

Com o objetivo de venda de produtos, você poderá colocar um catálogo de produtos, mostrando os anúncios certos para os compradores certos através de anúncios dinâmicos.

O próximo passo é obter informações sobre as pessoas que você deseja alcançar  para criar seus anúncios. O Facebook permite que você defina um público básico, utilize públicos personalizados ou públicos semelhantes.

O público básico é construído através das informações que você possui do seu cliente ideal. Sendo assim, você poderá fazer uma espécie de filtro observando os dados demográficos, localização, interesses e comportamentos, e demais dados disponibilizados pelo facebook, construindo um perfil de clientes que reberão seu anúncio.

Os públicos personalizados, são criados a partir das pessoas que já entraram em contato com seu site, se cadastraram ou usam seu aplicativo. Neste momento você estará falando diretamente com pessoas que já conhecem sua marca.

Os públicos semelhantes ajudam a localizar pessoas com o perfis idênticos aos seus atuais clientes, ou seja, você já tem uma boa base de clientes mas quer encontrar pessoas parecidas com elas.

Então você cria um público semelhante e aumenta seu alcance ao encontrar novas pessoas interessadas em seu negócio.

Uma ferramenta do Facebook muito útil no início da identificação do público é chamado “Informações do Público” ou Audience Insights.

Lá é possível você incluir as informações que possui do seu público e obter informações valiosas como dados demográficos, informações gerais sobre estilo de vida, relacionamento, nível educacional, cargo que elas ocupam em empresas, páginas mais curtidas, localização e muitas outras informações.

Após a escolha do seu público, você poderá agora definir o local ideal para a veiculação do seu anúncio, seja no Facebook, Instagram, aplicativosm, Audience Network ou em todos eles. Você também poderá escolher quais dispositivos móveis você desejará veicular seus anúncios.

O próximo passo é a definição do seu orçamento, que pode ser diário ou total, assim como definir o intervalo de veiculação do seu anúncio.

O formato também é muito importante!

Atualmente o Facebook permite que sejam feitos anúncios nos seguintes formatos:

  • Foto utilizando boas imagens;
  • Carrossel, onde você coloca várias imagens ou vídeos em um mesmo anúncio;
  • Vídeo para contar sua história com imagens, sons e movimento;
  • Apresentação multimídia, criando videos leves para facilitar a visualização em qualquer conexão;
  • Canvas para apresentar de maneira atrativa um anúncio móvel de carregamento rápido para contar sua história.

Então a partir de agora você tem condições de realizar anúncios e fazer suas campanhas para colher os primeiros resultados para o seu negócio.

Importante

Com o passar do tempo novos recursos e funções surgem ou desaparecem do Facebook, portanto se você está ouvido este podcast no futuro, algumas das informações que apresentei aqui podem já estar obsoletas, mas no geral o funcionamento da ferramenta segue esta linha de raciocínio.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This