Ouça agora este podcast!“012 Anúncios no Facebook – Pixel do Facebook”

Você precisa medir quantas ações de fato ocorreram ao realizar um anúncio no Facebook? Utilize o Pixel do Facebook!

Seu problema é encontrar exatamente as pessoas certas para otimizar o resultado de seus anúncios?

Chegou a hora de você conhecer o Pixel do Facebook e porque ele é um recurso indispensável para suas ações de marketing na plataforma.

 

O que é o Pixel do Facebook?

Primeiramente vamos entender de fato o que é o pixel do Facebook.

Trata-se de um pequeno código “javascript” disponibilizado a partir da criação do pixel na sua conta de anúncios.

As principais funções do pixel são:

  • Medir as conversões que tenham ocorrido durante a veiculação dos anúncios em vários dispositivos;
  • Otimizar a entrega de seus anúncios para pessoas que tenham maior probabilidade de realizarem uma ação, garantindo que seus anúncios sejam exibidos a pessoas que possivelmente estarão visualizando, cadastrando ou comprando algo;
  • Assim como permitir que sejam criados públicos personalizados, com base nos visitantes do seu site. Esta possibilidade é interessante pois permite que pessoas que já conhecem sua marca, recebam ofertas e informações mais específicas;
  • É possível também produzir públicos semelhantes aos que você já tem contato, ou seja, pessoas semelhantes aquelas que já tomaram alguma ação em algum de seus anúncios, permitindo alcançar mais pessoas;
  • Realizar anúncios dinâmicos com base nos produtos visualizados pelas pessoas em seu site;
  • E a possibilidade de obter informações mais precisas sobre as pessoas que acessaram seu site.

Então é o seguinte: sempre que for criar um anúncio utilize o pixel do Facebook para ajudar não só você a obter informações mais exatas do que está acontecendo com seu anúncio, mas também ter a oportunidade de construir públicos personalizados ou semelhantes, de acordo com a estratégia que você desejar adotar em seguida.

Aonde encontro?

Ok! Mas consigo saber aonde está o pixel da minha conta de anúncios?

Para isto você deverá acessar a guia chamada “Pixel do Facebook” no seu Gerenciador de Anúncios.

Basta clicar em “Criar Pixel” e em seguida dar um nome para ele.

Uma importante informação: Você só pode ter 1 pixel por conta de anúncios, então sugiro que coloque um nome mais ligado ao seu negócio.

Em seguida você deverá aceitar os termos de utilização e clicar em “Criar pixel”.

Mas antes de falarmos da instalação vamos comentar sobre o código do pixel.

O código do pixel do facebook é composto por dois elementos:

– O código base;

– E o código do evento.

É recomendado que todas as páginas do seu site contenha o código base, pois ele irá monitorar toda as atividades relacionadas ao pixel no site.

Então para realizar a instalação do pixel, primeiramente você deverá obter o código dele.

O código está localizado na página “Pixels” do seu Gerenciador de Anúncios.

Acesse a opção “Ações” e clique em “Visualizar código”.

Copie o código base e coloque dentro da marcação de cabeçalho das suas páginas web. Caso não tenha muita intimdade com códigos HTML, solicite ao profissional da área de sua empresa que realize esta configuração.

Mas se você conheçe, então é só colocar o script dentro da tag “<head>” em suas páginas.

Dependendo da forma como foi construído seu site, é possível utilizar plugins ou recursos que a partir da configuração em um local específico, permita que o código esteja disponível em todas as páginas do seu site.

Eventos do Pixel

Um pouco antes, falei dos evetos do pixel… mas que eventos são esses?

Os eventos são ações específicas que ocorrem no site, através dos anúncios pagos ou de tráfego orgânico(gratuito) em seu site. Com esses eventos é possível acompanhar todas as ações e aproveitá-las nos anúncios.

De forma mais ampla existem apenas 2 tipos de eventos do pixel: Os eventos padrão e os eventos personalizados.

Os eventos padrão, são aqueles que permitirão você acompanhar e otimizar seus anúncios sem nenhuma ação adicional.

Os eventos personalizados, geralmente são criados para registrar ações específicas que são importantes para o negócios, mas exigem mais alguns ajustes para permitir o acompanhamento e a otimização através destes eventos.

Para confirmar que o seu pixel está instalado corretamente, você pode:

  • Acessar uma página que já esteja com o pixel instalado corretamente, pois a partir deste acesso o Facebook já estará coletando as informações do mesmo;
  • Visualizar o código fonte da página carregada, para confirmar que o conteúdos que você copiou e colou no código do seu site, está realmente lá;
  • Ou ainda, instalar no navegador Google Chrome o “Auxiliar de Pixel do Facebook”, que ajudará você a corrigir erros na implementação do pixel. Trata-se de uma extensão do browser Google Chrome que você pode baixar gratuitamente neste link.

Após a correta instalação e confirmação, lembre que os acionamentos do pixel serão referentes a qualquer ação realizada no seu site, e não especificamente a partir de um anúncio.

Caso perceba que a instalalção não tenha sido bem sucedida, revise o código instalado em sua página, verifique se o código está exatamente igual ao disponibilizado pela ferramente do Facebook e se está corretamente instalado no cabeçalho de sua página.

Exemplo de utilização do pixel

Mas você pode estar achando este conteúdo muito técnico e tal…

Portanto vou te dar um exemplo estratégico de utilização do pixel.

Conforme falei na primeira parte, é possivel você realizar algumas ações com a utilização do pixel, que podem se encaixar perfeitamente com as estratégias que você vem adotando para seu negócio.

Então como exemplo você pode criar um anúcio apenas para chamar a atenção de sua audiência para saber mais sobre um produto específico que você oferece.

Em seguida você pode criar um público personalizado com base nas pessoas que acionaram o pixel através do anúncio ou através da pesquisa orgânica, e enviar para uma página específica, que só poderá ser encontrada apenas por estas pessoas.

Com o histórico de acões que já tenham ocorrido para um evento específico, é possível você criar um público semelhante e apresentar novamente o primeiro anúncio, fazendo com que as novas pessoas cliquem no seu primeiro anúncio e recebam o segundo logo em seguida.

Quero reforçar também que é possível criar eventos personalizados em uma página de um produto específico, para que seja feita uma oferta mais direta sobre o produto que a pessoa se interessou.

Então não deixe de utilizar o pixel nos seus anúncios, pois ele fornecerá sempre ricas informações a respeito do público e das ações que eles estão realizando em seu site.

Caso fique com alguma dúvida, deixe ela lá no grupo do Expert Em Marketing Digital que estarei a disposição para esclarecer todas elas e ajudar você a alcançar seus objetivos.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

 

Pin It on Pinterest

Share This