Ouça agora este podcast!

“040 Aprenda a conhecer o estilo da Banca Organizadora”

Todo concurseiro que se preze tem a obrigação de conhecer em detalhes a banca que irá gerenciar o seu concurso.

Por isso, nesse episódio você vai aprender a conhecer o estilo da banca organizadora, para ter chances de obter um bom resultado nas provas.

Neste episódio quero detalhar um pouco mais a fundo as principais características das bancas organizadoras de concurso mais conhecidas do Brasil, permitindo que você consiga usar as suas características a seu favor, acertando mais questões e tendo chances reais de aprovação em qualquer prova de concurso.

Este episódio complementa o episódio anterior, onde você aprendeu a estudar após a publicação do edital do concurso.

Então, se você ainda não ouviu, volte e ouça assim que terminar aqui.

Assim você fecha este ciclo de aprendizado, onde você tem como base de estudos o estilo da banca, aprendendo como ela elabora as questões e cobra os assuntos do edital.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos seus estudos e conquistar mais rápido a sua aprovação.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

O que é uma banca organizadora de concurso?

A banca organizadora é a entidade responsável pela organização do concurso, sua divulgação, além de elaborar as provas, que tem suas questões feitas por professores contratados especificamente para esse trabalho.

Esses profissionais também tem a responsabilidade de analisar e julgar os recursos das questões que possam vir a ser interpostos e corrigir as provas de Redação ou Discursivas.

Geralmente, as bancas possuem um site com todas as informações sobre os concursos realizados por elas, tanto os concursos abertos, quanto os que estiverem em andamento e concluídos.

Você pode ter acesso aos locais de aplicação das provas, o calendário do concurso, pode baixar o edital e tomar conhecimento, inclusive, da lista de aprovados.

É neste site que você consegue acessar as provas anteriores já aplicadas pela banca além dos respectivos gabaritos.

E o mais importante, este é o local são postados os comunicados aos candidatos inscritos e todas as demais informações de interesse do concurso.

O interessante é que você consegue ter conhecimento da quantidade de candidatos inscritos e calcular a relação candidato x vaga.

Existem inúmeras bancas organizadoras no Brasil.

Porém, os principais concursos, a nível nacional, geralmente são elaborados pelas grandes bancas nacionais, que são O CESPE (atual CEBRASPE), Cesgranrio, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Obviamente, a lista vai muito além das citadas.

Temos os casos mais clássicos de concursos que geralmente são elaborados pela mesma banca, como o caso das Polícias Federal e Polícia Rodoviária Federal, que são feitos pelo CESPE, ou o Concurso da Receita Federal, feito pela ESAF.

Então, um dos pontos mais importantes da sua preparação é justamente conhecer a fundo o estilo da banca que organizará o seu concurso.

Afinal, como já falamos em episódios anteriores aqui do Mestre em Concursos, as bancas costumam ter questões muito parecidas com as que já foram aplicadas em provas anteriores.

Estudar é muito importante, mas saber direcionar os estudos é o elo decisivo, é que te faz figurar entre os primeiros colocados do concurso.

Esse direcionamento é obtido justamente conhecendo tanto a forma como a banca elabora as questões, quanto a maneira como a banca cobra cada conteúdo especificamente.

Esse conhecimento te dará maior agilidade na hora da prova, além de tornar a prova um pouco mais fácil para você, justamente pela “intimidade” com as questões da banca organizadora.

 

Quais são as principais bancas organizadoras de concursos?

Agora vamos conferir a lista com algumas das principais bancas organizadoras de concursos:

1 – Cebraspe – Cespe/Unb: 

O Cespe/UNB é uma das principais bancas examinadoras de concursos públicos. Ela costuma ser muito temida e o seu modo peculiar de elaborar as questões até justifica esse mito.

A característica particular das suas provas reside justamente na formatação que emprega, principalmente nas provas de Certo e Errado, onde não temos opções de resposta.

Você tem algumas afirmações, em que se avalia se as afirmativas estão corretas ou não.

Outro marco importante é que as questões costumam ser bem complexas, envolvendo assuntos multidisciplinares.

Lembrando sempre do principal detalhe: Um questão marcada com erro anula uma correta.

2 – Cesgranrio:

A Cesgranrio costuma ter um estilo de cobrança equilibrada do conteúdo do edital. E suas provas geralmente abrangem grande parte desses assuntos.

Com o raciocínio lógico cobrado em grandes proporções, além do uso de imagens e gráficos, suas provas tem um nível razoável de dificuldade, com ponto forte na interpretação de textos.

3 – Fundação Carlos Chagas (FCC):

A FCC não costuma enrolar, ou seja, é bem direta ao ponto em suas questões. Sua característica é o famoso “decoreba”, onde memorizar os conteúdos é mais importante do que o próprio entendimento do assunto.

Geralmente as questões de legislação são cobradas de forma literal.

Não se esquecendo de suas famosas “pegadinhas”, onde costuma pedir a marcação da questão incorreta, por exemplo.

4 – Fundação Getúlio Vargas (FGV): 

A FGV é uma “caixa de surpresas”.

Esta banca costuma variar consideravelmente o estilo de prova.

Porém, sem deixar de aplicar textos longos de interpretação e gramática.

Lembrando sempre que, independente do caso, o ideal é sempre fazer a leitura das questões da prova com total atenção, inclusive circulando partes que podem induzir ao erro.

 

Qual a banca organizadora de concurso mais difícil?   

Considerar uma banca examinadora difícil depende da avaliação de alguns aspectos. Entre eles, podemos destacar, principalmente, a forma de se cobrar os conteúdos nas questões, além dos critérios para a classificação final dos candidatos.

Por isso, geralmente o CEBRASPE (CESPE/UNB) tem se mostrado como uma quase unanimidade.

Até mesmo pelo fato dela normalmente gerenciar alguns dos concursos mais badalados do Brasil, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, além do Ministério Público da União, e da Defensoria Pública da União.

Sem contar os diversos Tribunais.

Outro motivo que tem um peso considerável nesta escolha está o estilo Certo x Errado de suas questões, que já debatemos anteriormente.

O episódio de hoje não foi tão técnico quanto nós estamos acostumados.

Na verdade, o que nós fizemos foi bater um papo bem informal para que você aprenda como identificar as características da banca que vai organizar o seu concurso.

Então, é hora de fazermos um pequeno resumo de tudo o que nós vimos hoje.

  • E, para começar, nós vimos o que  é uma banca organizadora de concurso, aprendendo quais são as suas funções dentro de um concurso em andamento.
  • Para então, em seguida, aprender quais são as principais bancas organizadoras de concursos do Brasil, com as suas principais características e particularidades na hora de elaborar as suas provas.
  • E, finalizando, nós vimos qual a banca organizadora de concurso mais difícil, ou seja, o terror dos concurseiros.

Eu espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This