Ouça agora este podcast! “004 Aproveitar a vida ou investir?”

A questão do consumismo:

Um dos primeiros obstáculos que as pessoas se colocam para investir é a falsa ideia de que não desejam investir, pois, querem aproveitar a vida. Essa questão não poderia ser mais falsa.

Na realidade, apenas aproveitará a vida – e toda ela – quem possui independência financeira. Só quem pode pagar uma viagem de férias sem gerar risco financeiro para sua família, verdadeiramente irá aproveitar de todos os benefícios de se viajar e fruir de um tempo fora para se desestressar. De que adianta você fazer uma dívida, pagando normalmente muito mais do que o valor à vista (e os juros) para desfalcar seu patrimônio atual e futuro e gerar uma dor de cabeça que irá durar muito após o passeio? Que tipo de férias são essas?

Em resumo, apenas pode aproveitar plenamente a vida a pessoa que tem tranquilidade gerada por saber que existe uma estabilidade financeira que protege a si, seu futuro e de sua família.

Assim, pessoas extremamente consumistas – aquelas que gastam o que não têm, para comprar coisas que não precisam, visando a impressionar pessoas que não gostam – nunca terão a paz de sentirem-se livres das corridas de ratos. Estarão sempre tentando apagar o último incêndio criado para consumir algo totalmente desnecessário em suas vidas.

Fica a mensagem de que investir não significa deixar de aproveitar a vida, mas eleger prioridades.

Cada pessoa tem seus gostos e hobbies e deve se presentear e sua família com frequência. Basta saber olhar quais presentes são mais interessantes e planejar para que caibam no orçamento.

Creio que uma mensagem geral basta para transmitir a ideia central de que investir não significa nem ser pão duro e nem girar a roda do consumismo. Tomando como base que o investimento é o pagamento inegociável e mensal que você fará a você mesmo, deve haver um planejamento para gastos de satisfação pessoal – como viagens, trocas de carro, festas, comemorações, roupas, presentes, etc. Caso você sinta a necessidade de se aprofundar em temas de finanças pessoais, existem diversos aplicativos para celular e sites na internet que o auxiliarão a planejar melhor os gastos e, assim, poder aproveitar a vida e investir.

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This