Ouça agora este podcast!“016 Aproveite a Black Friday”

A Black Friday foi criada pelo varejo nos Estados Unidos, e este nome foi dado a uma ação de vendas anual que ocorre sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças, que é comemorada na 4ª quinta-feira do mês de novembro dando início a temporada de vendas do natal.

Aqui no Brasil a Balck Friday começou a acontecer em 28 de novembro de 2010 e foi apenas na internet, mas até então já é responsável por um volume de faturamento expressivo especialmente no mercado on-line.

Claro que é importante ser estratégico e tomar alguns cuidados na hora de vender nesta data e é sobre isso que vou comentar neste episódio.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais deste mercado em constante evolução.

Antes de inciarmos o episódio de hoje, quero te fazer um convite.

Venha fazer parte da comunidade de ouvintes deste podcast no Facebook.

Pesquise pelo grupo do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas e solicite sua participação no grupo.

Lá você poderá fazer sugestões, tirar dúvidas e estar em contato direto comigo.

Então vamos para o que interessa!

Se vai entrar na brincadeira da Black Friday, entre para valer!

Muitas empresas já se queimaram nesta data, pois dias antes aumentaram o valor dos seus produtos e no da campanha simularam uma oferta para conseguir vendas com descontos irreais!

Hoje em dia existem alguns sites que acompanham a evolução de preços dos produtos, então caso você tenha um e-commerce e esteja variando o preço de suas campanhas para se dar bem neste dia, cuidado! Você vai entra na lista de empresas que cobram “tudo pela metade do dobro!”

Faça uma oferta com um desconto real que realmente beneficie os consumidores, para que conquiste a confiança deles e tenha a possibilidade de conseguir novas vendas em ofertas futuras.

Anúncios no Google Adwords

Neste dia o uso das palavras chaves corretas possibilitarão você alcançar as pessoas que estão realmente interessadas em comprar seus produtos ou serviços. Lembre-se também que a concorrência pelas palavras chaves será grande, então se optar por palavras simples, que já possuem uma grande procura nos mecanismos de busca, com certeza terá um custo por clique muito alto.

Opte por frases que estejam relacionadas ao que irá oferecer, mas sem fazer muitas firulas, ou utilizando frases mirabolantes ou expressões que deixem sua oferta incompreensível.

Campanhas no Facebook Ads

A população em geral está nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram.

Para a Black Friday é imprescindível que você também faça uso destes canais com anúncios atraentes e que sejam compatilhados por seus seguidores.

Motivá-los a realizar ações de curtir e compartilhar são bastantes relevantes e com certeza vão aumentar o alcance de sua marca e de suas ofertas para o dia do desconto.

Começe o quanto antes…

Para não errar na escolha do produto ou serviço que será oferecido nesta data, a melhor estratégia é começar a identificar os produtos de maior interesse dos possíveis clietnes o quanto antes.

Utilizando os recursos de remarketing, você poderá descobrir qual é o produto de maior interesse, divulgar os preços de forma antecipada apenas para quem se interessou pelo seus anúncios e na data da promoção determinar quantos produtos poderão ser oferecidos com desconto para garantir um bom faturamento, reconhecimento da sua marca e a sensação de vitória do seus clientes por conseguirem comprar com um preço muito melhor o mesmo produto oferecido por sua concorrência.

Ofereça um bom suporte

É claro que problemas podem ocorrer… Não deixe de oferecer um bom suporte, com uma equipe preparada para receber contatos, responder e-mails, se possível ter um chat para respostas rápidas a dúvidas ou tratamento de problemas nas compras realizadas.

Este será com certeza o momento mais delicado da sua empresa nesta campanha, porque aqui se algo der errado e gerar reclamações, você poderá ficar queimado no mercado.

Ouse também, deixe um canal de atendimento via watsapp!

Crie uma lista de pessoas interessadas em suas ofertas…

Já pensando em estratégias após a Black Friday, você pode deixar disponível em seu site um formulário para que as pessoas possam se cadastrar e deixar seus dados contatos, para serem avisandas quando as ofertas estiverem disponíveis para compra.

Com esta lista mesmo que se encerrem os produtos com desconto, você terá a oportunidade em outros momentos de oferecer novas promoções, principalmente levando em conta que estas pessoas podem não ter conseguido comprar um produto específico na data, mas você poderá ofertá-lo com um preço razoável em campanhas futuras.

As pessoas estão comprando pelos celulares e tablets também…

Faça todos os testes possíveis para avaliar se seu site está responsivo, ou seja, possui uma boa apresentação e ofereça uma boa experiência de compra para o usuário através de celulares e tablets.

Este é um comportamento que vem mudando ano após ano, e as pessoas estão cada vez mais a vontade para realizar transações através de dispositivos móveis.

Coloque um contador de tempo no site e nos e-mails

Que tal gerar uma escacez em seus possíveis clientes? Ninguém gosta de perder uma grande oportunidade.

Hoje é possível utilizar contadores regressivos tanto em sites como por e-mails, fazendo com que as pessoas sintam-se na obrigação de conquistar um desconto que não vai voltar em breve.

Desta forma você aguçará ainda mais o sentimento de competição das pessoas em ser o primeiro( ou talvez o único) a conseguir tal desconto na data.

Invista em segurança…

Você precisará garantir a segurança de seus compradores através de recursos de segurança no seu site e utilizando mecanismos de cobrança confiáveis.

Tenha seu site rodando no protocolo HTTPS, pois isto inclusive é um pré-requisto do google para otimização de sites, além de passar mais confiança para seus clientes na hora de inserir informações pessoais e dados de cartão de crédito.

Para conseguir este nível de segurança, você terá que adquirir um certificado SSL, mas caso você não tenha a mínima noção do que se trata, entre em contato com o responsável técnico pelo seu site, ou entre em contato com o suporte de hospedagem e peça orientações de como fazer isso.

Agora vou apresentar alguns casos de sucesso na história da Black Friday no Brasil para ajudar você a tirar alguns insights para aplicar em seu negócio.

A Dafiti realizou ofertas durante toda a semana, dando nome de cores para cada dia. Ou seja, White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday. Na segunda entraram na oferta apenas produtos brancos, na terça apenas os azuis. Suas campanhas foram divulgadas através de anúncios via Google Adwords, You Tube e portais da internet.

A Ricardo Eletro, apostou em vídeos bem-humorados e também com vídeos do seu proprietário apresentado suas ofertas comparando com as existentes nos Estados Uniddos. Investindo no Youtube, consequiu a simpatia do público e um aumento de tráfego relevante para as lojas físicas.

Até o Mercado Livre entrou na brincadeira, oferecendo bons preços, frete grátis e boas opções de parcelamento sem juros. Para conseguir a atenção do público a suas ofertas, ivestiu Google Adwords para alcance através dos mecanismos de busca e de redes de display (vou explicar sobre isso em outro episódio), conquistando um aumento de 46% em vendas em relação ao ano anterior.

Estes são apenas alguns exemplos, mas de acordo com o seu negócio, suas ofertas e seus canais de comunicação, elabore uma estratégia que irá trazer mais vendas e resultados nesta data importante para o varejo, mas também pense a longo prazo, conquistando uma base de possíveis clientes para vendas futuras.

Pin It on Pinterest

Share This