Ouça agora este podcast! “012 As 6 principais maratonas do mundo”

 

Hoje vamos falar sobre as 6 grandes maratonas no mundo, e comentar sobre minha experiência pessoal na maratona de Chicago que aconteceu dia 8/10/2017.

Assim como no tênis com o Grand Slam, no golfe com os Majors, no ciclismo com o Grand Tour, o mundo das corridas também tem seus eventos principais, chamado de World Marathon Majors (WMM). Constituem o WMM as seis maiores maratonas do mundo: Tokyo, Londres, Boston, Berlin, Chicago e Nova Iorque. Os organizadores destes mega eventos tem como missão conjunta desenvolver o esporte, dar mais visibilidade aos atletas de elite e trazer interesse aos entusiastas pela corrida em se tornar um atleta de elite.

Como atleta já tive oportunidade de fazer 2 majors, Berlim em 2015 e Chicago em 2017, meu sonho é completar o circuito, são provas realmente grandes em todos os aspectos, número de participantes chegando a mais de 40.000, estrutura da organização com feiras gigantes e com várias novidades e lançamentos em artigos esportivos.

Agora se você tem interesse em participar de uma destas provas, te darei o passo a passo que é muito simples. A primeira etapa é entrar no site da prova que você escolheu, lá você encontrará informações sobre o início das inscrições para o sorteio. Sim, sorteio, estas provas têm um número de candidatos muito superior ao número de vagas então acontece um sorteio com data definida onde automaticamente caso você seja contemplado será debitado no seu cartão de créditos o valor da inscrição. Esta inscrição é intransferível. Normalmente 10 meses antes da prova acontecer o resultado será divulgado. Você terá tempo suficiente para se preparar fisicamente e financeiramente para completar sua meta.

Após ter sido sorteado a organização da prova começa a te enviar vários email orientando sobre a prova.  

A retirada do kit normalmente começa 2 dias antes da prova, em uma feira com diversos artigos esportivos.

No dia da prova você terá acesso ao seu curral de partida, que é um local definido pelo seu histórico de corridas que respeita seus tempos em provas anteriores, é muito importante dar informações precisas para largar em um curral correspondente ao seu condicionamento para não atrapalhar corredores mais rápidos que você e também não ser atrapalhado por outros.

Durante todo o percurso da prova, milhares de espectadores incentivam incansavelmente os participantes, bandas de música, covers de cantores famosos e muitos cartazes dão um gás a cada quilômetro.

A chegada é um momento muito emocionante, chegamos em locais que fazem parte da história da cidade e são mundialmente famosos como o Millenium Park em Chicago e o Portão de Brandemburgo em Berlim. Normalmente é distribuído cerveja logo nos primeiros passos após a linha de chegada e muitos usam como incentivo para vencer os últimos quilômetros.

No dia seguinte a prova várias pessoas que completaram o desafio desfilam pela cidade exibindo a medalha conquistada com muito orgulho, juntamente com um caminhar lento e pernas duras evitando as escadas.

Pin It on Pinterest

Share This