Ouça agora este podcast!

“042 As 7 melhores dicas para o dia da prova”

O dia da prova é crucial para conquistar a sua aprovação no concurso dos seus sonhos.

Por isso, alguns cuidados se tornam necessários para evitar problemas e fazer com que tudo ocorra com tranquilidade.

Neste episódio vou te apresentar 7 dicas de ouro para que você aplique no dia da sua prova e acerte um grande número de questões.

O meu objetivo hoje é detalhar alguns passos bem simples para você por em prática, não somente no dia da prova, mas também nos dias que o antecedem.

Assim você consegue ter tranquilidade para se manter concentrado na prova e focar somente em resolvê-la com mais facilidade.

Este episódio é muito importante, não pelo seu aspecto técnico, mas como forma de fazer com que tudo ocorra dentro da normalidade até o final da sua prova.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos seus estudos e conquistar mais rápido a sua aprovação.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

O segredo é a prevenção

No dia da prova os nervos estão à flor da pele.

O momento é de manter a calma para evitar crises de ansiedade e até mesmo o branco na hora da prova (link para o artigo correspondente aqui no Blog), que nós já vimos aqui no Mestre em Concursos.

Procure buscar um equilíbrio adequado, diminuindo os momentos de ansiedade e de stress.

E para isso, eu recomendo que você evite realizar atividades muito complexas, que exijam concentração, pois você vai precisar estar com o cérebro descansado para a hora da prova.

Além disso, é importante que você não entre em desentendimentos e outros momentos de tensão, como brigas familiares ou qualquer outra para não criar um desequilíbrio emocional neste momento tão importante.

 

Cuide da sua alimentação

A alimentação também exige alguns cuidados para evitar situações desagradáveis antes da prova e, principalmente, durante ela.

Procure beber água, e ter uma alimentação adequada, sem exageros.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, para não incorrer em uma “ressaca” ou dores de cabeça.

No dia da prova, você também deve ter atenção especial na sua alimentação, começando pelo café da manhã e também no almoço, se a sua prova for no horário da tarde, nada de alimentos pesados, gordurosos de difícil digestão, ou até mesmo experimentar alimentos que fujam à sua rotina.

Uma dor de barriga ou qualquer outro problema digestivo são indesejados e podem te atrapalhar muito durante a resolução da prova.

Se for possível, prefira alimentos saudáveis, como frutas, saladas e cereais.

Você pode levar uma garrafa de água ou uma fruta para o local de prova, ou até mesmo uma bala ou uma barra de chocolate, mas sem exagerar. O ideal é que você leve algum alimento leve, caso venha a sentir fome.

 

Durma bem na noite antes da prova

O sono adequado é fundamental para chegar com a mente descansada ao dia da prova.

Por isso, durma uma quantidade de horas adequadas de sono no dia anterior. Nada de virar a noite estudando. Afinal, você não vai dar conta de revisar todo o conteúdo em um intervalo de tempo tão curto. Você já fez a sua parte no decorrer da sua preparação e não compensa sobrecarregar o cérebro agora.

Evite também as baladas ou saídas exageradas para não correr o risco de dormir tarde e ficar com sono no dia seguinte.

Uma rápida revisão somente para recapitular os pontos importantes pode até acontecer.

Mas, lembre-se, você pode encarar uma prova pesada, com duração de 4 ou até 6 horas, e você precisa ter o corpo e a mente descansados para concluir suas tarefas com êxito.

 

Preste atenção ao horário

No dia da prova, evite passar por momentos de tensão e afobação.

Para tanto, chegue com antecedência ao local de prova. Afinal, você não deve colocar tudo a perder porque ficou preso em eventualidades que podem acontecer durante o percurso desde a sua casa até o local de prova.

Diversas eventualidades podem acontecer, como engarrafamentos, acidentes, chuvas e até mesmo obras nas vias públicas. Portanto, saia de casa mais cedo para evitar que essas situações causem um desgaste desnecessário.

Obviamente, você deve se certificar que conhece o local correto. E caso não conheça, visite-o no dia anterior para conhecer o caminho e ter noção do tempo de deslocamento.

Lembrando que dias diferentes da semana podem acarretar em trânsito mais tranquilo ou mais congestionado, então você precisa conhecer essas particularidades.

Eu recomendo que você acorde mais cedo, para ter tempo de se preparar com calma e chegar com tranquilidade ao local de prova, já que o fechamento dos portões é rigoroso acontece de forma sincronizada em todos os locais de aplicação de provas.

 

O que levar para o local da prova

Já deixe separado na véspera da prova os materiais que que você vai utilizar durante a prova além dos documentos que você deve portar para ter acesso ao local de prova.

Leia o edital para saber que materiais são permitidos durante a prova.

Temos concursos que exigem somente caneta preta. Já em outros, você pode usar caneta preta ou azul para a marcação do cartão resposta. Além disso, pode existir a exigência de canetas com corpo transparente.

Por isso é importante conferir estas informações no edital, pois elas variam de um concurso para outro.

E aqui vai uma dica de ouro, leve o material para a realização da prova com duplicidade, principalmente duas ou três canetas reservas (para o caso de falhas) além de borrachas, lápis e apontador.

Já em relação à documentação que deve ser apresentada para que você tenha acesso à sala de prova, também é necessária uma conferida no edital.

Geralmente, são exigidos documentos oficiais de identificação, que podem ser a Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho e a própria Carteira de Identidade além do comprovante de inscrição.

Para não passar por nenhum imprevisto, leve os documentos originais (nada de cópias autenticadas).

 

O que não levar

Existem alguns materiais proibidos, que não devem ser levados de forma alguma ao local de realização das provas.

Isso é muito sério, pois pode acarretar em eliminação do concurso e, em casos mais extremos, pode te envolver em ocorrências policiais.

Equipamentos eletrônicos como aparelhos celulares, relógios inteligentes, ou qualquer outro similar não são recomendáveis no dia da prova.

Geralmente são permitidos relógios analógicos simples.

Até para não ser barrado na entrada, e não ter para quem entregar esses materiais proibidos, ou até mesmo ser eliminado do concurso por ingressar no local de prova com eles, simplesmente não leve-os com você.

Durante a prova, normalmente os fiscais informam o tempo de prova com certa frequência.

Em todo caso, o ideal é confirmar estas informações no edital do concurso com antecedência.

 

O que fazer no momento da prova

Durante a prova é hora de manter a calma. Acredite em você e lembre-se de todo o seu esforço.

A prova pode vir difícil e trabalhosa, e combinando com toda a aura de tensão que envolve esse dia tão especial, tende a criar uma falsa sensação de que “já era”.

Porém, lembre-se da importância da prova, ela é a ponte para que você realize os seus objetivos.

Comece ouvindo com total atenção às orientações dos fiscais de prova e lendo atentamente as orientações do caderno de questões.

Todas as questões devem ser lidas também com atenção e calma. Pois os enunciados podem trazer algumas pegadinhas preparadas para os candidatos afoitos. Algumas questões exigem a marcação da questão “correta”, em quanto outras pedem a marcação da “incorreta”.

Imagine-se sozinho na sala de aula, com um único objetivo: Vencer.

O tempo de prova deve ser dividido estrategicamente entre as questões. Portanto, se você perceber que está perdendo tempo demais em uma questão, marque-a como pendente e passe para a próxima.

A banca costuma colocar propositalmente questões trabalhosas, justamente para criar um fator de diferenciação entre os candidatos mais bem preparados dos demais.

Dessa forma, você garante as questões mais fáceis e, caso sobre tempo, volte e resolva as questões mais complexas.

Lembre-se, os candidatos aprovados não são os mais inteligentes, nem os que resolvem as questões mais difíceis, mas aqueles que acertam mais questões na prova.

Por isso é importante aliar conhecimento teórico, estratégia de estudos e estratégia de realização de prova.

Na hora de realizar a marcação no cartão resposta, tenha muito cuidado para não realizar marcações erradas.

O ideal é reservar um tempo de 30 minutos para esta tarefa de transcrever as suas marcações, que, aliás, deve ser feita a caneta.

E, no caso de ter que passar a redação a limpo, aproveite este tempo também.

Normalmente os examinadores avisam sobre este tempo. E quando isso acontecer, mesmo que você ainda não tenha finalizado a resolução das questões, pare imediatamente e comece a preencher o cartão resposta.

Assim você garante as questões já resolvidas e, caso sobre tempo, ainda pode garantir alguns pontos a mais.

 

Agora é hora de resumir tudo o que nós aprendemos hoje.

  • E para começar, nós vimos que o grande segredo para o dia da prova é a prevenção, ou seja, cuidar de tudo que envolve o dia da prova com antecedência.  E entre os cuidados necessários, nós começamos falando sobre a alimentação nos dias que antecedem à prova do seu concurso. Tudo para evitar que ocorram problemas no aparelho digestivo.
  • Em seguida, você aprendeu que é importante dormir bem no dia anterior à prova. Assim você consegue ter o corpo e a mente descansados para realizar a sua prova com total concentração.
  • Para depois, eu te mostrar que você deve prestar atenção a todos os horários. Ou seja, tudo deve ser feito com a antecedência adequada para evitar problemas, inclusive de eliminação do concurso.
  • Seguindo a nossa conversa, você aprendeu que alguns materiais e documentos devem ser levados com você para o local de prova.             E que o importante é consultar o edital para ter conhecimento desses materiais e documentos obrigatórios.
  • Lembrando que alguns materiais são proibidos no local de prova, principalmente equipamentos eletrônicos e de comunicação.                 E portá-los com você no dia da prova pode resultar na sua eliminação no concurso.
  • Finalizando, nós vimos algumas boa práticas a serem executadas no momento de realização da prova, para que garanta uma boa pontuação sem problemas.

Eu Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This