Ouça agora este podcast!“055 As etapas do Closed-Loop Marketing”

No episódio anterior comecei a abordar o Closed-Loop Marketing, uma importante estratégia de marketing focada no negócio, que tem como foco a integração das ações de marketing com as vendas realizadas.

Nela podemos dizer que estamos “fechando um círculo” que contêm as principais fases do ciclo de vida de um lead, que vai desde seu primeiro contato com a marca, até a venda!

Falei também sobre a utilização de url’s parametrizadas para que possamos registrar a origem dos visitantes, de forma a nos ajudar a identificar os canais de maior relevância e aqueles que precisam de atenção especial.

Mas esta estratégia só funcionará, se todas as ações realizadas tiverem como foco a condução de visitantes e interessados em sua marca para um ponto único: o seu site!

É por ele que todos os visitantes, independentemente de qual seja sua fonte de origem, estejam entrando em contato com sua marca, seus produtos ou serviços.

Mas voltando um pouco no conceito desta estratégia, neste episódio vou apresentar as etapas do Marketing de Círculo Fechado, ou Closed-Loop Marketing, para que você tenha motivos suficientes para investir nesta estratégia.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Processo de Marketing

Uma das principais funções do marketing para marcas e negócios, é a atração de possíveis clientes.

Porém o que vai acontecer quando estes possíveis clientes entrarem em contato, precisa estar bem definido.

Posso dar como exemplo a entrega de conteúdos e informações relevantes, algum tipo de material exclusivo ou até mesmo convites, brindes e muito mais.

O que quero reforçar aqui é a necessidade de definir de forma bastante clara, qual  será o passo a passo para que os visitantes sejam enviados à equipe de vendas.

Por isso é importante você utilizar ferramentas que permitem identificar os visitantes, quando eles se tornam leads e uma pontuação, que será atribuída na medida que cada um deles consomem os conteúdos publicados por você.

 

Etapas do Closed-Loop Marketing

Então vamos para as etapas do Closed-Loop Marketing:

1 – O visitante chega ao site;

2 – O visitante navega em seu site;

3 – O visitante se torna um lead;

4 – O lead se torna um cliente.

 

O Visitante

Quando o visitante chega ao site, seguindo as orientações que dei no episódio 54, ocorre a identificação com a utilização de parâmetros na url informando a origem do tráfego.

Ferramentas como Google Analytics, conseguem a partir da utilização destes parâmetros gerar dados gráficos sobre o histórico dos acessos, associados a cada um dos canais utilizados.

Navegação do visitante

Apesar de não ser tão simples, é importante entender qual o comportamento de cada visitante dentro do site.

E isso pode ser feito com a ajuda da tecnologia, onde você pode aplicar um cookie aos visitantes e acompanhar sua experiência junto aos conteúdos disponíveis em seu site.

E claro que você pode contar com algumas soluções de mercado que já fazem isso para você.

Visitante se torna um Lead

Em seguida vem o momento de transformação deste visitante em um lead.

Isso irá acontecer através do cadastro do visitante para ter acesso a algum conteúdo como webinário, e-book e muitos outros, informando seus dados de contato.

Você pode explorar inclusive este cadastro para coletar dados demográficos, que podem ser valiosos na hora de definir as próximas estratégias de vendas.

Porém o que precisa acontecer neste passo é a associação do lead, a sua origem que foi identificada através do cookie que foi registrado no primeiro acesso.

Lead se torna cliente

Agora é a hora de fechar o ciclo.

Quando uma venda ocorre é hora de identificar no seu marketing o que aconteceu!

Você precisa informar ao marketing que um lead que veio por exemplo, do Facebook, gerou uma venda.

E isto precisa também ser feito com o apoio da tecnologia.

Transformando um lead em cliente

Um recurso interessante já disponível por diversas ferramentas de e-mail marketing é a pontuação de leads.

Esta pontuação é essencial para você ranquear os leads que estão em um estágio que é ideal para que a equipe de vendas entre em ação.

Você pode definir faixas de pontuação para intensificar o trabalho de comunicação e principalmente, a partir de qual valor serão enviados para o CRM de vendas da sua empresa.

Processos de Vendas

Então após você definir qual a pontuação que identifica um lead como um potencial cliente para seu negócio, você o envia para sua equipe de vendas, através do seu CRM.

Caso você ainda não saiba do que se trata um CRM, escute o episódio n.º 50 para saber um pouco mais a respeito.

A utilização do CRM tem como objetivo, estabelecer um processo de vendas a ser seguido, para cada lead recebido.

Claro que ao final deste processo, os relatórios de vendas e de marketing são atualizados para mapear tudo aquilo que gerou resultados positivos e negativos para sua empresa.

 

Quais os benefícios na utilização do Closed-Loop Marketing?

Já é comprovado que esta é uma das ferramentas mais valiosas que os profissionais de marketing podem fazer uso nos dias atuais.

Com ela podemos identificar quais ações geram mais leads, clientes e receitas, apoiando a estratégia de investir dinheiro naquilo que realmente funciona para seu negócio. Ou seja, ajuda a melhorar de forma contínua o seu marketing.

De uma maneira mais pontual, podemos dizer que você poderá se concentrar nos canais que geram mais resultados positivos. Mas também estimulará você a melhorar os resultados nos demais canais.

 

Clareza e outros…

Outro aspecto bastante relevante está relacionado a clareza nas informações.

Por diversas vezes você precisa dar respostas e fazer análises sobre o que funcionou e o que não funcionou. Com a utilização de soluções que se conversem, você pode produzir informações claras de um visitante que se tornou lead, e por fim, virou cliente.

Também será possível conhecer melhor o seu público, você irá aprender quais tipos de conteúdos despertam a atenção deles, orientando você a refinar ainda mais suas abordagens para conseguir mais vendas.

 

E tem mais…

Outras oportunidades seriam a redução do seu ciclo de vendas, definição de metas mais objetivas e manter um baixo custo de investimentos na aquisição de novos leads.

Também é necessário estar atendo a possíveis erros que provocarão falhas neste processo.

No próximo episódio vou comentar sobre estas oportunidades e como evitar erros na aplicação desta estratégia.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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E claro também através do Spotify e do Deezer.

Até a próxima semana.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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