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“071 As métricas no Marketing Digital – Parte 2: Campanhas Pagas, Conteúdos e E-mail Marketing”

No episódio anterior falei sobre as métricas no marketing digital e principalmente sobre as métricas de vendas.

Inclusive se você teve a oportunidade de coletar algumas das métricas que comentei lá a partir das informações do seu negócio, você já consegue dizer se está em um cenário lucrativo ou não.

Mas independente de qual seja o seu cenário, talvez este seja o melhor momento para analisar as demais métricas e encontrar oportunidades para investir certo, aumentando sua receita e reduzindo os seus custos.

Neste episódio vou falar sobre outras métricas que você precisa observar durante suas ações de marketing. São elas: Métricas de Campanhas Pagas, Métricas de Conteúdo e Métricas de E-mail Marketing.

Se você já conhece algumas delas será a oportunidade de relembrar e reforçar seus conhecimentos.

Caso esta seja a primeira vez que você está ouvindo falar sobre isso, preste bastante atenção, pois algumas delas ajudam você a corrigir o rumo de suas estratégias, economizar dinheiro e obter mais resultados.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Outros tipos de métricas

Olhar apenas as métricas de vendas, pode ser suficiente para você ficar tranquilo enquanto seu negócio for lucrativo. Porém você é um empreendedor e quer estar sempre se diferenciando no mercado, buscando o crescimento constante e novas oportunidades para sua empresa.

Então parte para a ação e decide investir em outras estratégias realizando o investimento em anúncios, criação de conteúdos e ações que envolvem e-mail marketing, chats e por aí vai.

Mas você sabia que para estas estratégias também temos métricas específicas a serem observadas?

Quando falamos em investimento em campanhas pagas, temos métricas que nos ajudam a saber onde é melhor investir. Se investimos na produção de conteúdos existem aquelas que nos indicam os conteúdos mais relevantes. Se nos relacionarmos com nossos clientes através de e-mail marketing, podemos medir se as listas de contatos são quentes, ou seja, possuem leads realmente interessados naquilo que você oferece.

Mas calma…

Vamos falar primeiramente sobre as métricas de campanhas pagas, ou seja, métricas de anúncios.

Métricas de Campanhas Pagas

As principais métricas que devemos conhecer quando falamos de anúncios, seja no Google ou no Facebook, são as seguintes: CPC, CTR e CPL.

CPC

O CPC ou custo por clique como o próprio nome já diz, se refere ao custo por cada clique que o seu anúncio recebeu durante a execução da campanha.

Esta estratégia é a mais recomendada na hora de validar os seus anúncios, pois sempre que utilizamos a estratégia de anúncios pagos, precisamos saber qual texto ou imagem gera mais resultados. E claro, você consegue dizer quanto custa levar uma pessoa até o seu site. Para saber qual é o seu CPC, basta dividir o valor total gasto, pela quantidade de cliques obtidos.

Geralmente esta métrica já encontra-se disponível nas ferramentas de anúncio.

CTR

O CTR ou a taxa de cliques é outra métrica associada a cliques em seus anúncios, porém ela analisa a efetividade de um anúncio no que diz respeito a pessoas que chegam à sua página de destino.

O mais comum é observarmos esta métrica em forma de percentagem de acordo com a fórmula a seguir:

(Número de cliques / Número de impressões)/100 = CTR

Desta forma você irá encontrar a taxa de cliques de seu anúncio.

CPL

O CPL ou custo por leads é a métrica utilizada quando você possui uma estratégia de vendas que envolve a captação de leads.

Significa basicamente entender qual é o valor gasto para conseguir um lead, ou seja, quanto é necessário gastar para adquirir um lead para seu negócio.

Esta métrica é bem simples de calcular:

Valor investido em campanhas/Número de leads = CPL

Métricas de Marketing de Conteúdo

Quando utilizamos conteúdos para gerar tráfego, despertar interesse e provocar vendas, temos sim a possibilidade de medir estes resultados.

Medimos através da Taxa de Conversão, Visitas no Site, Visitas Únicas e o Tempo Gasto no Site.

Taxa de Conversão

Podemos chamar de conversão qualquer objetivo específico que você possua através de algum conteúdo publicado.

Podem ser cliques em um link, cadastros em um formulário, pedidos de orçamento ou vendas de fato.

Quem define o que de fato será uma conversão em seu negócio será você.

Quando o número de conversões é baixo, precisamos investigar qual a razão: o conteúdo, a falta de uma boa chamada para a ação, imagens, links errados…

Bem…. já deu pra perceber que existem muitos pontos a serem observados.

Então é necessário ficar atento a esta métrica e observar se ela está dentro do esperado. Também é possível avaliar a taxa de conversão de um funil de vendas, observando a taxa de conversão em cada uma das etapas deste funil. Se você possui um funil de vendas, avalie a taxa de conversão de cada fase e busque sempre otimizar estes resultados.

Visitas no site

Você avalia se o número de visitantes em seu site aumenta?

Se não, é necessário estar de olho nesta métrica. É com ela que você avalia se sua marca está sendo mais facilmente encontrada.

O que fará com que seus conteúdos cheguem mais longe são alguns pré-requisitos técnicos e a qualidade dos conteúdos que você produz, ou seja, a aplicação da forma correta das técnicas de SEO.

Esta métrica você pode obter através do próprio Google Analytics, após ter configurado seu site corretamente para coletar estas estatísticas.

Visitantes únicos

Durante um período é interessante você avaliar o número de visitantes únicos em seu site.

É uma informação complementar a anterior, pois as visitas são contabilizadas sempre que você acessa um site por exemplo.

Aqui nós queremos descobrir se além de você, quantas outras pessoas também acessaram o site, ignorando quantas vezes acessaram.

Se esse número estiver crescendo, indica que você está atraindo mais pessoas para sua marca.

Tempo gasto no site

Se o seu site é interessante as pessoas tendem a permanecer mais tempo nele. É por isso que através da medição do tempo médio gasto no site, você consegue entender se seus conteúdos são interessantes ou não para seus visitantes.

Avalie bem suas estratégias e veja se é necessário investir em melhorias para otimizar a experiência do usuário em seu site.

Métricas de e-mail marketing

Uma das principais ferramentas que utilizamos em estratégias de marketing são as de e-mail marketing.

É através delas que conseguimos criar listas, fazer ações de engajamento, promoções e gerar vendas.

Porém é necessário estar de olho nas métricas para identificar as oportunidades de melhorias a serem aplicadas.

Taxa de crescimento da lista

A primeira métrica de e-mail marketing que vou comentar é a taxa de crescimento.

É preciso analisar ao longo do tempo se sua lista está crescendo, pois caso contrário devemos realizar otimizações nos canais de aquisição de leads.

Pode ser um anúncio sem efetividade, uma página de conversão com poucas informações ou até mesmo uma falha técnica no seu formulário.

Identifique o ponto que está limitando o crescimento da sua lista e corrija o quanto antes.

Taxa de abertura de e-mails

Após a entrada de novos leads em sua lista, é hora de enviar e-mail a eles com sua sequência de vendas, conteúdos ou ofertas.

Após o envio é importante observar a taxa de abertura de seus e-mails, que é representada pelo percentual de pessoas que visualizaram, em relação ao total de pessoas que receberam seus e-mails.

CRT

Aqui nós temos novamente o CTR, a taxa de cliques, porém associada ao clique em links que você envia no conteúdo dos seus e-mails.

Se esta métrica estiver muito baixa, basta analisar o conteúdo dos seus e-mails e se colocou um CTA, quero dizer, uma chamada para ação que de fato estimule os leitores a tomarem um ação.

Taxa de inativação

A taxa de inativação é uma das taxas que considero mais importantes quando falamos de e-mail marketing.

Veja bem, caso você faça uso de alguma solução de e-mail marketing de mercado que cobra pela quantidade de leads, ter uma lista inflada com contatos que não recebem ou abrem seus e-mails vai gerar prejuízo para você.

Outro ponto é que vai estar calculando as métricas com esse excesso de contatos que não reage a nada que você envia.

Uma dica bastante relevante é definir durante após um ciclo, que pode ser a cada 1 mês, 2 meses ou o melhor período para a sua estratégia, uma limpeza dos leads que não respondem.

Você vai excluir, isso mesmo, excluir os contatos que estão inativos já a algum tempo e vai conseguir estar sempre com uma lista “higienizada” e sempre com os melhores leads possíveis.

Analisando o grupo de métricas

Quando você for realizar algum tipo de análise de suas métricas, é praticamente impossível atribuir a apenas 1 delas o funcionamento ou não de suas estratégias.

Tenha uma visão global de suas estratégias e veja o que você está aplicando em seu negócio e quais são as principais métricas que deve estar acompanhando.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

E que a partir de agora tenha condições de medir da melhor maneira os resultados através das métricas que compartilhei com você nos dois últimos episódios.

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida ou queira interagir com um grupo de pessoas que estão aplicando tudo que venho compartilhando aqui, procure o grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, para que eu possa inclusive ajudar você a desenvolver o seu negócio.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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