Ouça agora este podcast! 

“146 As principais maneiras de se fazer mais dinheiro!”

Na internet é fácil de encontrar pessoas que apresentam ideias sobre como fazer dinheiro; muita gente não sabe o que está apresentando, pois não tem experiência nem substância na área em que está escrevendo, falando ou ensinando – muito disso se percebe pelo conteúdo raso e pelos exemplos bem curtos.

Esse é um grande problema porque a maioria das pessoas gostaria de ter mais dinheiro e sabe que para isso precisa fazer alguma coisa para conseguir. E como a internet é um ambiente bem difuso, é importante que você realize a filtragem necessária tanto para não perder tempo com o que não vai gerar resultados, quanto também não gastar dinheiro com o que não vai te trazer o retorno minimamente esperado.

No podcast anterior falamos um pouco sobre a necessidade de se aprender a fazer mais dinheiro, falamos sobre conceitos, terminologias para ampliar e melhorar o seu vocabulário financeiro e também sobre as 3 principais formas de se fazer dinheiro. Nesse podcast trataremos sobre as principais maneiras de se fazer mais dinheiro que identifiquei dentro das 3 categorias abordadas no episódio anterior; e no próximo podcast fechamos o assunto, conversando sobre as 10 melhores maneiras (na minha opinião) de se fazer mais dinheiro, além do bônus com os 5 critérios de avaliação de oportunidades.

O podcast do Investidor Inteligente é apresentado todas as semanas com o propósito de ajudar em seu desenvolvimento financeiro trazendo informações claras e relevantes, orientações e estratégias valiosas para solucionar seus desafios financeiros, te ajudando a ampliar sua visão sobre dinheiro e refinar seu ponto de vista de modo que você possa realizar seus sonhos e construir com bases bem firmes seus resultados.

Eu sou Phillip Souza, palestrante e consultor financeiro especialista em finanças pessoais e desenvolvimento humano, o expert em Finanças e Investimentos do Dicas Curtas e tenho propósito ousado de te ajudar em seu desenvolvimento financeiro, provocando desconstrução, reconstrução e transformação da sua mentalidade para que você possa aprender a evoluir e se comportar de forma mais sábia e próspera em relação às suas finanças, transformando-se em um investidor ainda mais inteligente.

Esse e os outros podcasts do Dicas Curtas são gratuitos. Portanto, você pode seguir e assinar agora o Investidor Inteligente nas diferentes plataformas de podcast em seu smartphone para não perder nenhuma dica, ficar por dentro com todas as informações e acompanhar todas as semanas os novos episódios para poder aproveitar bem o seu presente e sempre cuidar do seu futuro!

É inegável dizer que os mercados, no geral, mudaram significativamente pelos tempos em que estamos vivendo. Muitos negócios foram obrigados, por força de lei, a fechar as portas; consequentemente as receitas despencaram ou deixaram de existir; outros negócios (principalmente os e-commerces), apesar dos pesares, explodiram de vender; atualmente não se pode ter muito contato presencial e deve-se evitar aglomerações, o que tem mudado significativamente as relações e a forma como se faz negócios e até como se trabalha; encontramos, portanto, uma série de mudanças e restrições com esse novo cenário, que impacta direta e indiretamente nossa vida financeira, mais especificamente o fluxo de entrada de dinheiro em nosso bolso: ou melhor, em nossas contas bancárias.

O mundo mudou, e muito rápido, e todos, em maior ou menor grau, foram afetados. O grande desafio é que geralmente não somos ensinados e nem estimulados a aprender a construir meios para que o dinheiro flua em nossas vidas de fontes diferentes, muitas de preferência. Portanto, não saber fazer dinheiro gera falta de dinheiro. E você, junto com pessoas que te apoiam a crescer e se desenvolver, é o grande herói nessa empreitada.

Vamos tratar, portanto, das principais maneiras de se fazer mais dinheiro. Quero lembrar que essas não são as únicas maneiras e a lista não precisa parar apenas nas informações que você vai receber agora. Você pode e deve ampliar suas opções. Além disso, eu dividi as formas de se fazer mais dinheiro nas 3 categorias apresentadas no podcast anterior; talvez alguma sugestão caiba mais em uma categoria do que em outra, dependendo da forma como você percebe, mas não tem importância: faça as adaptações, acréscimos e decréscimos que julgar necessários. Lembrando também que as ideias apresentadas já foram filtradas, pois tem muita coisa na internet e muita coisa é lixo. Selecionei aquilo que funciona ou que pode funcionar melhor, ok?! Contudo, avalie se essas oportunidades se encaixam com o seu perfil e com a sua vida; mesmo que nenhuma dessas ideias sejam adequadas à você agora, elas podem gerar novas ideias que sejam mais adequadas ao propósito de se fazer mais dinheiro em sua vida.

Outro ponto importante: em vez de listar todas as ideias possíveis (imagine quantas ideias poderiam existir para “iniciar um negócio”!?) listei alguns exemplos para ilustrar as opções. Em alguns casos em que as ideias são semelhantes, mas diferentes o suficiente, listei as duas. Meu objetivo não é ter 1.001 ideias para fazer mais dinheiro. Nessas listas que circulam pela internet 95% do seu conteúdo é inaplicável, portanto, inútil. Se eu deixar de citar alguma coisa, encontre as publicações desse podcast nas redes sociais, tanto no Instagram (@dicascurtas) quanto na fanpage do Investidor Inteligente no Facebook, e deixe sua contribuição, ok!?

Vamos lá.

Ideias de renda baseadas no Uso de Tempo

Aqui estão algumas ideias que requerem principalmente tempo e esforço:

  • Carreira e trabalho: você trabalha para alguém ou em seu negócio principal e é pago por isso;
  • Trabalhar em meio período: mesma proposta que a anterior, mas com menos tempo disponível;
  • Cartões de crédito com cashback: você vai precisar trabalhar para pagar a fatura (ou pelo menos possuir dinheiro para fazer isso), mas, em compensação, você pode ter dinheiro de volta ao usar o cartão de crédito;
  • Consultoria;
  • Ensino;
  • Dirigir através de aplicativos: Uber, 99, Cabify e similares;
  • Entregar comida: iFood, Uber Eats, 99 Food ou plataformas similares;
  • Podcasting: basicamente a produção de podcast, como esse dO Investidor Inteligente e outros do Dicas Curtas;
  • Produzir e escrever um blog: isso demanda tempo, esforço, dinheiro, energia e muita persistência e constância;
  • Venda de mercadorias on-line ou diretamente: fazendo uma arbitragem – compre itens baratos em algum lugar e venda em outros lugares; usar o Amazon FBA; dentre outros;
  • Venda de serviços no Fiverr, que é uma plataforma em que você pode encontrar todo tipo de serviços freelancer relacionados à tecnologia (edição de áudio, edição de vídeo, construção de blogs e sites, webdesign e design, programação, etc) e negócios ao redor do mundo;
  • Iniciar um negócio: passear com cães, paisagismo, conserto de bicicletas, faz-tudo, marido-de-aluguel, babá, etc.

Essas ideias geralmente custam menos em dinheiro, mas requerem mais tempo do que a maioria das outras.

 

Ideias de renda baseadas na Criação

Aqui estão algumas ideias em que você cria algo e depois o vende ou aluga por dinheiro:

  • Desenvolvimento de software ou aplicativos
  • Produção de audiobooks
  • Produção de livros ou eBooks
  • Produtos digitais
  • Licenciamento de música
  • Criação de cursos online
  • Licenciamento de fotos
  • Canal do YouTube

Essas ideias exigem um pouco mais de esforço inicial e um conjunto único de habilidades (como escrever música ou editar áudio), mas pode ser uma boa fonte de renda para quem tem talentos específicos.

 

Ideias de renda baseadas em Investimentos

Esse grupo tem mais a ver com a compra de um fluxo de renda com dinheiro do que com o ganho de tempo, embora existam certas ideias (como comprar um negócio) que também exijam gasto de tempo.

  • Títulos do Governo
  • Comprar ou investir em um negócio existente
  • Certificados de Depósito Bancários (CDBs)
  • Ações que sejam boas pagadoras de dividendos
  • Empréstimos privados, seja através do investimento em debêntures ou através de negócios de empresas menores;
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FII);
  • Alugar o que você possui (sua casa (Airbnb), seu carro, vaga de estacionamento, etc.)
  • Aluguel de imóveis (residencial e/ou comercial)
  • Ações

Embora exijam recursos financeiros para participar (em alguns casos muito dinheiro), também podem gerar forte fluxo de caixa rapidamente.

 

Dívida e Gasto

Para finalizarmos, eu preciso tratar de uma coisa importante, que vi em minhas pesquisas em muitos lugares e que devemos tomar bastante cuidado: sobre dívida e gasto.

Em muitas listas encontrei ideias de “geração de renda” como estas:

  • Refinanciar seu financiamento imobiliário;
  • Pagar ou reduzir dívidas;
  • Cortar gastos.

Na minha opinião estas não são ideias de renda. São ideias para economizar dinheiro. Sim, fazer esse tipo de coisa é saudável para sua vida financeira, pois a diminuição do custo com juros ou com desperdícios fornecem mais dinheiro, mas pertencem a outra abordagem, que se trata do bom uso do dinheiro.

Portanto, não misture as coisas: fazer dinheiro é diferente de usar dinheiro.

Como disse, essas ideias podem ser seu ponto de partida para avaliar o que cabe ou não na sua vida no que se refere a fazer mais dinheiro, ter múltiplos fluxos de receitas para seu bolso, tanto em termos de gosto quanto em termos de possibilidades atuais. E no próximo podcast vamos tratar sobre as 10 melhores maneiras (na minha opinião) de se fazer mais dinheiro.

O podcast do Investidor Inteligente também pode ser um pouco seu! Acesse a transcrição no blog do Dicas Curtas caso queira deixar algum comentário para esse episódio! E você também pode participar mais fazendo a mesma coisa encontrando a postagem no perfil do Dicas Curtas tanto no Instagram (siga @dicascurtas) quanto na fanpage do Investidor Inteligente no Facebook. Aproveita para seguir o perfil, curtir a página e as postagens, marcar seus amigos e compartilhar com eles o que você está aprendendo aqui!

 

Caso queira, você também pode participar da comunidade exclusiva do Investidor Inteligente no Facebook, expondo suas dúvidas, dando suas sugestões de novos temas e apresentando postagens que agreguem à comunidade: para manter o grupo saudável, só não vale postar spam e nem publicidade, ok?!

Todos os links estão na transcrição no blog e na descrição dos episódios.

Assine agora e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Investidor Inteligente pelos apps Spotify ou Deezer.

Cuide bem da sua saúde, da sua família, de seus relacionamentos e de suas finanças! Que Deus possa te abençoar imensamente!

 

Aqui é Phillip Souza, o Investidor Inteligente!

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This