Ouça agora este podcast!“025 Atrair mais pessoas para vender mais”.

Neste episódio quero detalhar um pouco mais as estratégias de aquisição de tráfego, permitindo que você consiga ainda mais pessoas interessadas, seguidores, leads e clientes para seu blog, página, canal ou negócio para ao final vender cada vez mais.

Este é o primeiro item que abordei sobre os principais pilares do planejamento do marketing digital, que vão desde a conquista de novos clientes na fase de aquisição até a fase de conversão, ou seja, as vendas de fato!

Se você não ouviu os episódios de número 17 a 21 e quer saber um pouco mais sobre este planejamento, volta lá e confira estes episódios.

 

Começando pelo posicionamento

Se preocupar com seu posicionamento ou o do seu negócio, é essencial para conseguir atrair mais pessoas para vender mais.

E para conseguir fixar este posicionamento, você deverá através da entrega de conteúdos que interessem o seu público alvo, apresenta-lo de forma consistente.

Fazendo isto você se tornará uma autoridade no seu segmento, se tornando uma referência no assunto de sua especialidade.
Além de despertar a necessidade nas pessoas que possuem problemas relacionados ao que você resolve, a acompanhar e se relacionar com você ou seu negócio.

Não se esqueça de criar o seu oceano azul
Uma das questões relevantes no momento de criar o seu posicionamento, é identificar uma demanda ou criar esta demanda a partir das necessidades dos clientes.
Faça isso de forma que sua concorrência se torne irrelevante, com base em um posicionamento diferenciado e de preferência inovador.
Lembrando que se você é uma marca com um posicionamento já bem definido, explore sua originalidade e porque você “É o que é”.
Caso você esteja iniciando agora o seu posicionamento, explore as deficiências dos concorrentes para estabelecê-lo.

Tudo começa pela autoridade

Existem várias formas de conquistar uma autoridade no mercado.
Independente da fase em seu negócio, você deve começar o quanto antes a se colocar como autoridade, entregando valor para as pessoas.

Você vai criar uma nova imagem na cabeça das pessoas, então foque em entregar conteúdos relacionados ao problema que estas pessoas possuem e que seu negócio resolve.

Uma nova imagem

Já comentei sobre as principais estratégias para estabelecer a sua nova imagem, mas é importante envolvem:
•    Criar um site com um blog aplicando os conceitos de SEO;
A criação de um site com um blog é extremamente importante.
É através dele que você irá entregar conteúdos que vão ajudar as pessoas com informações, e ainda criar formas destas pessoas estarem conectadas diretamente a você e por fim fazer uma oferta a elas.
Isso pode ser feito através da criação de e-books, infográficos, check-list’s e muitos outros tipos de materiais ricos com o objetivo de ajudar essas pessoas a resolverem uma parte do problema que elas possuem.
Lembre-se sempre de entregar informações extremamente úteis para as pessoas, para que elas sintam a necessidade de permanecer em contato com você e tendo-o como referência.
Está será sua plataforma oficial de entrega de conteúdos, contendo link’s ou apresentando de forma embedada, todos os demais conteúdos que vou abordar a seguir.
O SEO, é uma preocupação que precisa existir no seu blog ou site.
Trata-se da otimização para os mecanismos de busca, que permitirá que seu conteúdo seja encontrado através de pesquisas realizadas nos buscadores como Google por exemplo.
Através de pequenos ajustes, os mecanismos de buscas passarão a priorizar seus conteúdos, ajudando as pessoas a encontrá-los com mais facilidade.
•    Canal no Youtube;
Voltando a falar da criação da sua imagem, crie também um canal no Youtube, para que as pessoas possam entrar em contato com seus conteúdos em formato de vídeo.
Por ser um formato mais dinâmico e que permite o estímulo visual e auditivo, tem a possibilidade de promover um bom retorno na entrega do seu conteúdo.
É óbvio que este conteúdo você poderá compartilhá-lo em seu blog e também no Facebook.
O importante em seus conteúdos, é utilizar sempre uma estrutura de comunicação que permita ao final você divulgar seu produto ou serviço, ou seja, chamado sua audiência para uma ação.
•    Página no Facebook;
Apesar das mudanças nos seus algorítimos, o Facebook ainda é uma rede importante para suas estratégias de aquisição de novos clientes.
Aqui o diferencial precisa estar na forma como você está entregando os seus conteúdos, e claro, também será uma forma de conseguir novos lead através de anúncios pagos.
No Facebook você irá compartilhar seus artigos, vídeos e suas ofertas para quem está visitando sua página.
Lembre-se sempre de indicar sua audiência para também te seguir em outras redes que possua, do Facebook para o Youtube, e dessas redes para seu site.
•    Apresentações ou Palestras
A criação de palestras ou apresentações mais elaboradas tem o objetivo de ajudar sua empresa ou sua marca a explicar melhor o problema que resolve e porque é a melhor para solucionar este problema.
Fazendo uma oferta ao final, é claro!
Usando estas estratégias, você estará cercando seu público alvo, estando presente em seus principais locais de consumo de informações.
Entenda que as pessoas podem estar fazendo pesquisas no Google, consumindo informações em blogs, e-book, palestras ou em portais, acessando suas redes sociais ou acessando seus e-mails.

O 1º passo da aquisição

Como já citei em episódios anteriores, ter um fluxo constante de novas pessoas entrando em contato com seu negócio, é vital para que novas vendas ocorram e de forma recorrente.
No Marketing Digital isto ocorre através de novos visitantes e de pessoas que deixam seus dados de contato para receberem seus conteúdos.
Então para que você consiga aplicar uma boa estratégia de aquisição, você precisará entregar materiais “ricos”, que ajudem a audiência a resolver uma pequena parte do problema que seu negócio resolve.
Seja um passo a passo, um infográfico ou uma aula, elabore materiais que de fato tenham uma ligação muito forte com o público que você deseja atender.
Lembre-se que para isso, você vai solicitar que em troca deste conteúdo seja informado um e-mail ou telefone de contato.
Você já deve ter se deparado com algum site que solicitou seu e-mail para te enviar entregar um e-book ou participar de um webinário, por exemplo.
Mas isto tem uma explicação: O fato de você dar algo que de fato ajude as pessoas, ativa um gatilho mental da “reciprocidade”. Já reparou que quando alguém te dá um presente, você sente um desejo natural de retribuir de alguma forma?

O pulo do gato na aquisição

 

Se você já tem familiaridade com tudo que comentei até aqui, talvez esteja pensando no funil de vendas e uma sequência de e-mails para chegar até uma oferta final.

Mas o pulo do gato é: “ofereça seu produto no momento da entrega do material gratuito”.

Não é depois do conteúdo, mas naquele exato momento.

O que acontece é que no momento que a pessoa entra em contato com seu material, ela demonstrou interesse em uma grande solução e não apenas na parte desta solução que seu material ajuda a resolver.

Essa pessoa está no momento ideal para receber uma oferta para seu produto principal, ou qualquer produto que tenha a ver com o material entregue.

Executando esta estratégia na prática

Quando você vai entregar um conteúdo, geralmente é apresentada uma página de captura, que nada mais é, uma página de um site destinada a pessoas que irão se cadastrar para ter acesso a esse conteúdo.

Então as pessoas deixam seus dados de contato e em seguida são enviadas para uma “página de obrigado”.

Nesta página de obrigado, na maioria dos casos, é apresentado um botão de download quando se trata de um e-book, infográfico ou link para um vídeo, com uma mensagem de agradecimento.

E não tem nada de errado até aqui, mas veja que a pessoa vai clicar para visualizar o conteúdo, e aquela necessidade que chamou a atenção dela pode perder prioridade em sua mente por inúmeros fatores ao longo dos próximos dias.

A dica que quero compartilhar com você hoje é, ao invés de disponibilizar o link para acesso nesta página, envie um e-mail com estas informações, deixando isso claro nesta página.

Algo do tipo: “Em alguns minutos você receberá em seu e-mail as informações de acesso ao seu conteúdo!”

Mas nesta mesma página, você vai chamar a atenção do seu novo lead para uma oferta imediata.

A hora é agora

Sim! Já vai oferecer um produto, com uma mensagem estruturada e que faça a pessoa tomar a decisão de dar o próximo passo e comprar mesmo sem ter consumido o material gratuito.

As vantagens desta forma de aquisição estão muito relacionadas a capacidade de você testar rápido, não só o material que será entregue, mas também o seu posicionamento e sua oferta.

Isso evita que você tenha que esperar uma sequência de 3, 4 ou 7 e-mails para avaliar se sua oferta vende ou não.

Outro fator importante é investir em anúncios para esses conteúdos.

Sem investimentos neste sentido, será impossível você conseguir alcançar um bom número de novos visitantes, além de obter os dados necessários para otimizar cada vez mais sua área de atuação.

Explore de forma otimizada os recursos do Facebook ADS e do Google Adwords.

Então resumindo um pouco do que comentei neste episódio, crie um posicionamento só seu, estabeleça ou revise sua imagem e presença nas redes sociais e crie uma estratégia de aquisição com uma oferta imediata para sua audiência, executando-a de forma contínua.

 

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