Ouça agora este podcast!

“077 Bactérias: Será que elas estão mais resistentes? (Entrevista com o Dr. Bactéria) – Parte 01”

Já imaginou se você escorrega durante o seu banho e acaba cortando o pé no ralo a ponto de ter que ir ao pronto socorro em pleno domingo? Chega no atendimento, é atendido rapidamente por uma equipe com treinamento em excelência, o curativo fica excepcional a ponto dos pontos serem imperceptíveis e na manhã seguinte você acorda com o pé como se nada tivesse acontecido?

Seria muito bom pra ser verdade, mas a história aconteceu comigo tudo ao contrário, depois de ter cortado pé, ainda muito jovem, fui levado ao pronto-socorro onde o resultado do atendimento foi uma baita infecção hospitalar, acordando na manhã seguinte com o pé gigante e com muito pus.

Olá, aqui é Abílio Seronni, seu ”Doutor Saúde”, do Dicas Curtas, e hoje, na série, entrevista com experts da saúde, nosso convidado participou do programa “Dr. Bactéria” no programa Fantástico da rede Globo, no programa Hoje em dia e no Tudo é possível da Rede Record, ele é Dr. Roberto Figueiredo, o famoso “Dr Bactéria”, mas antes de seguir com a entrevista, já segue o nosso podcast e compartilhe em sua lista de transmissão, com amigos e parentes  Seja muito bem vinda Dr! Faça uma breve apresentação sua: onde você nasceu, sua formação e qual seu campo de atuação?

1 . Apresentação

Biomédico de Ribeirão Preto, formado em marketing e teatro, participou de inúmeros programas de TV como Fantástico da Globo, na Claudete Troiana na Record, Tudo é possível na Record com Ana Hickmann.

2 . Prevenção:

Dr, eu iniciei este episódio narrando um fato verídico que aconteceu comigo. Eu te pergunto, você acredita que a dita “infecção hospitalar” se contrai por falta de um atendimento especializado, por baixa de imunidade ou é porque as  bactérias estão mais RESISTENTES DO QUE NUNCA? O que fazer quando agente se machuca?

É provocado pelo conjunto de tudo isso. O grande vilão é a automedicação, muito comum feita pelos pais, amigos e parentes que deixam as bactérias mais resistentes associados à deficiência de limpeza dos hospitais, muitas vezes provocado pela falta de conhecimento das faxineira que mistura ‘’n’’produtos de limpeza que acabam neutralizando um ao outro quanto ao poder germicida.

Quando a pessoa se machuca, lave a ferida com água e sabão e vai para o hospital se necessário, pois quanto menos tempo ficar no hospital, menor a chance de se contaminar e agravar sua ferida, pois no hospital você tem contato com muitas bactérias resistentes a antibióticos.

3 . Contaminação:

Se você pudesse citar 03 hábitos, onde mais se contaminam, quais seriam?

Em primeiro lugar a falta da lavagem das mãos, depois deixar o alimento mais de duas horas exposta a temperatura ambiente, esperando esfriar para guardar na geladeira, pois é um mito ‘’guardar alimento quente na geladeira pode estragar a geladeira’’ e por fim guardar os ovos na porta da geladeira, isso pode trincar o ovo e ele pode se contaminar com Salmonella, uma bactéria patogênica, que faz mal a nossa saúde. E uma dica extra, nunca lave carne pois é uma fonte de contaminação, principalmente frango, podendo dispersar, por exemplo, Salmonella por até 4 metros de distância.

Hoje, ficamos por aqui, espero que tenha gostado do episódio de hoje, mas a entrevista não acabou, ela continua na semana que vem, portanto, não perca que está incrível. Se você ouvinte ainda não se atentou para importância das dicas de como prevenir e combater as poderosas bactérias, comece a praticar as dicas que você vai se surpreender.

O vídeo completo da Parte 01 da entrevista você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/entrevistadoutorbacteria parte01

No próximo episódio vamos continuar com a 2 Parte da entrevista: Bactérias, será que elas estão mais resistentes? ( Na série, entrevistas com experts em saúde com o nosso querido amigo, o Dr. Bactéria)

Espero que tenha gostado do episódio de hoje! Tem algum assunto que você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde e sanar todas elas!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais.

Aproveite agora para assinar e acompanhar esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar oO Doutor Saúde no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores”?

É isso aí! Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui. Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas.

Um abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This