Ouça agora este podcast!“056 Batalha mental no esporte de resistência”

O sofrimento é uma parte de todo esporte de resistência. Aprender a lidar com o desconforto, a dúvida e a dor no dia da prova pode ajudá-lo a atingir seu potencial máximo. Irei passar hoje dicas simples sobre o sofrimento e como os atletas podem administrá-lo.

Eu sou Renato Silva, O Cara da Academia do site dicascurtas.com.br e este é o nosso episódio número 56 e nele iremos falar sobre Batalha Mental . Mas antes disso gostaria de te lembrar de seguir o nosso canal no spotify ou o grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas duvidas direto comigo. Então procure pelo Cara da Academia e solicite sua participação.

 

P: COMO POSSO EFETIVAMENTE CONTROLAR A VOZ EM MINHA CABEÇA QUE ME DIZ PARA DIMINUIR O RITMO?

R: Há algumas coisas a considerar quando essa voz em sua cabeça começa a dizer para você desacelerar. A primeira hipótese é que você tem que desacelerar porque seu corpo precisa de algo. Às vezes, sentimos necessidades enquanto estamos concentrados e essas necessidades estão realmente tentando nos dizer para beber água, comer ou desacelerar. Em vez de “brigar” com a voz, você deve reconhecer que ela está lá e descobrir o que está tentando lhe dizer. O livro On Top of Your Game fala sobre como todos nós temos um pequeno monstro em um ombro e um pequeno atleta no outro e o que você alimenta é o que vai ficar mais forte e crescer. Às vezes, tentar “desligar” a voz do monstro requer mais energia do que aceitá-lo e depois retomar o controle com seu “atleta interior”.

 

P: QUAL DICA PARA ENCONTRAR O EQUILÍBRIO ENTRE DAR MUITO E NÃO APENAS O SUFICIENTE NUMA PROVA?

R: Muitos atletas não percebem que não se esforçaram tanto quanto conseguem até chegarem ao final da prova e ainda ter alguma energia. Parte da razão pela qual as pessoas se retêm é porque muitos atletas se vêem “com uma aversão ao risco” e optam por não se arriscar e não chegar ao final. Se você está tentando descobrir o equilíbrio que pode se ter durante a corrida, pergunte se “Posso dar mais 1%?” Dessa forma, você está jogando com o limite, mas não necessariamente indo além dele. Quanto mais você compete e experimenta estratégias diferentes, mais você vai aprender como você funciona e descobrir qual é a melhor estratégia para você. Escolha algumas corridas de menor importância, onde seu objetivo é experimentar uma estratégia e ver como seu corpo responde. Use-os como corridas de treinamento e não se preocupe com o resultado.

 

P: É IMPORTANTE TREINAR A DOR?

R: Eu não recomendo necessariamente que você faça isso em todos os treinos. Alguns dias de treinamento precisam ser divertidos. Você pode fazer seu treinamento “para sofrer” de forma semelhante à periodização, pode haver momentos em que você se concentre mais intensamente do que os outros. Trabalhar em seu jogo mental requer energia e seu cérebro precisa de recuperação, tanto quanto seu corpo precisa.

 

P: COMO SUSTENTAR UM RITMO INTENSO POR VÁRIOS MINUTOS?

R: Quando você está se esforçando ao máximo, uma das coisas naturais que acontece com muitos atletas é que você começa a barganhar com você mesmo. Quando você está no meio de uma corrida e está muito pesada, pode ser difícil dizer se a negociação significa que você está ajustando e adequadamente sua meta ou se quer diminuir porque você está com dificuldades. “Agora, se você vai vencer a batalha, você tem que fazer uma coisa. Você tem que fazer a mente executar o corpo. Nunca deixe o corpo dizer à mente o que fazer. O corpo sempre vai desistir”. Às vezes, se você puder esperar um pouco para passar pelo momento em que gostaria de parar, pode ser o suficiente para mantê-lo no jogo. Essa seria uma estratégia que você praticou e com a qual se comprometeu antes da corrida. Você pode usar a estratégia de esperar até o próximo marcador de distância, pode cantar uma música, pode visualizar sua cena favorita de um filme… qualquer coisa para você segurar por um momento ao invés de imediatamente ceder ao desejo de parar.

 

P: COMO POSSO IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA MENTAL PARA SUPERAR AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS?

R: A maior estratégia mental que você pode usar quando se trata de clima é primeiro, aceitar que está fora de seu controle e, segundo, todo mundo tem que lidar com isso. Outra estratégia é garantir que você treine em condições climáticas adversas. Veja a variação climática como uma oportunidade para descobrir como competir a sua melhor prova quando as condições não são ideais.

 

P: VOCÊ SUGERE QUE USEMOS COISAS ESCRITAS QUE VOCÊ PODE OLHAR RAPIDAMENTE E, COMO UM MANTRA?

R: Ter mantras escritos onde você possa vê-los pode ser uma ótima técnica por algumas razões diferentes. Um dos motivos é que ele pode servir como um poderoso gatilho para ajudar a mudar seu foco de interno (na sua cabeça) para externo (de volta na corrida). Sob estresse, seja ele vivenciado como ansiedade ou sofrimento, muitos de nós tendem a trazer nosso foco para dentro e ficar presos em nossos pensamentos. Ter um gatilho visual pode ajudar a trazer seu foco para fora de si e voltar ao momento versus se sentir consumido com a dificuldade do esforço. A outra razão é que é uma ótima técnica porque ajuda a enviar uma mensagem no momento em que você precisa dela. Mantras que têm o maior impacto são aqueles que são pessoalmente significativos; que produzem uma reação visceral quando você a lê. O que você precisa ouvir quando está se esforçando e quer parar?

Espero ter ajudado com ações básicas e técnicas praticas.

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Até a próxima semana!


Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

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