Ouça agora este podcast!

“067 Bergamota – a fruta azedinha que adoça a sua saúde e 05 dicas para consumo!”

Você já imaginou comer uma fruta azedinha vinda da Itália e consequentemente abaixar seu colesterol ‘ruim”, o LDL, abaixar o seu triglicerídeos e também melhorar o nível de açúcar no sangue em apenas um mês de consumo? Tudo isso parece bom de mais para ser verdade, não é?

Olá, aqui é Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas e se você quer saber mais sobre os poderes da bergamota, essa fruta cítrica incrível, fique comigo para desvendar os mistérios desta laranja – a citrus bergamia.

Então vamos lá!

Síndrome metabólica se alastra em todo o mundo, diríamos que é a causa número 1 de morte em todo o planeta. Todos o biomarcadores de saúde relacionados a aumentar o risco de doença cardiovascular como alteração da taxa de normalidade do:  colesterol, triglicerídeos, insulina, pressão arterial e cintura abdominal tendem a melhorar com o consumo desta fruta originária da costa sul da Calábria, na Itália. Cuja produção local representa 80% de toda a bergamota no mundo. Citrus bergamia ou laranja-bergamota, é um citrino de pequeno porte, cujos frutos têm forma ligeiramente similar à de uma pera. Ela é amarela, como um limão siciliano, mas do tamanho de uma laranja. É menos azeda que o limão, mas muito mais que a toranja. E, apesar de não ser um alimento com o qual você vai matar a fome, a bergamota deveria se tornar parte da sua dieta diária.

Também se cultiva na Argentina, no Brasil e no estado norte-americano da Geórgia. Mas, devido à argila, cal e depósitos aluviares que se encontram nos terrenos da zona italiana da Calábria, julga-se que nenhuma outra parte do mundo produza frutos da mesma qualidade.

A sua casca é utilizada para produzir uma essência aromática (ou óleo essencial) que é utilizada na fabricação por exemplo do chá Earl Grey.

Você pode consumi la de várias maneiras, o mais recomendado é na forma de extrato, tintura e óleo pois as propriedades medicinais em geral se encontram na casca e na semente.

Agora que você foi apresentada a essa laranja fantástica, vamos entender o seu poder medicinal.

Antes de falar dos poderes da bergamota eu te pergunto: você sabia, existem outras laranjas que também tem fortes poderes medicinais? Uma delas é a laranja moro, também italiana, da região da Sicília, muito usada para quem quer emagrecer, rejuvenescer a pele e prevenir danos a pele devido a alta concentração de um antioxidante chamado Antocianina. Provavelmente essas laranjas devem ser primas…rsrs.

Banner com Link para acesso a MaxMilhas

Agora, preste atenção nas propriedades medicinais da bergamota:

Dica 01: Calmante – você pode usar em forma de óleo essencial com um difusor, ajudar aliviar o estresse, acalma a pele e melhora no sono;

Dica 02: Repelente – pingando algumas gotinhas de óleo no difusor, dentro de minutos repele os mosquitos, principalmente os causadores de dengue;

Dica 03: Hidratação – você que não gosta de beber água e tem preguiça de fazer suco, pingar 02 gotinhas de óleo da essência no copo de 300 ml de água já vai transformar o seu paladar e incentivar a hidratar se mais;

Dica 04: Cosmética – usar o óleo na pele ajuda a dar maciez e revigora lá. A dica é usar em períodos de seca;

Dica 05: Tratamento da Síndrome metabólica – para ajudar a reduzir o colesterol, a bergamota tem vários princípios ativos, dentre elas, o destaque vai para o bioflavonóide que é responsável pelo sabor azedo chamado Naringina que ajuda o corpo bloqueando naturalmente uma das enzimas (HMG-CoA redutase) necessárias para a produção do colesterol, juntamente com outros compostos flavonóides, se torna mais ativo quando as taxas de açúcar no sangue estão mais altas, regularizando seus níveis e melhorando também a sensibilidade à insulina, um fator chave para obtenção de níveis saudáveis de glicose e ativar o processo de emagrecimento.

A lista completa das principais dicas você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/bergamota

Resumindo, existem inúmeras frutas que podem ajudar a equilibrar o seu corpo a manter saúde por serem doadores de elétrons, portanto, a dica é sempre testar se aquela fruta está em ressonância vibracional com o seu corpo para que sua alimentação seja sempre otimizada. Abuse do poder medicinal das frutas e conquiste sua saúde perfeita naturalmente ao em vez de ficar perdendo tempo, dinheiro e saúde com remédios farmacêuticos.

No próximo episódio vamos falar sobre óxido nítrico – a molécula do ano!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje! Tem algum assunto que você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde e sanar todas elas!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais.

Aproveite agora para assinar e acompanhar esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar O Doutor Saúde no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores”?

É isso aí! Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui  e continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas.

Um abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This