Ouça agora este podcast!“017 Os cinco pilares do planejamento de marketing digital”

Você já conhece os cinco pilares do planejamento de Marketing Digital para o seu negócio?

Já comentei em episódios anteriores alguns pontos essenciais a serem utilizados pelas empresas que desejam ou que já estão realizando ações de marketing utilizando a internet.

Portanto ter um site, fazer anúncios e boas ofertas, precisam fazer parte de uma estratégia para produzir um faturamento constante para o negócio.

É por isso que hoje vou comentar sobre os 5 pilares do planejamento de marketing digital.

São eles:

1 – Tráfego;

2 – Lista;

3 – Engajamento;

4 – Conversão;

5 – Recorrência.

 

Tráfego.

O tráfego é o início de qualquer estratégia de vendas.

Seja no mundo off-line ou no mundo online este é o oxigênio para que qualquer negócio se mantenha de pé.

Porém para conseguir gerar tráfego para seu negócio, é necessário primeiramente que você estude de fato quem é seu público alvo.

Se você quiser saber um pouco mais sobre este passo, volta lá no episódio 3 deste podcast onde eu abordo a importância da identificação deste público alvo.

Em seguida você precisará investir em anúncios, na otimização SEO do seu site e a criação de artigos utilizando as principais palavras chaves relacionadas ao que você deseja oferecer.

Outro local a ser explorado para atingir um alcance relevante com o marketing digital é utilizando as redes sociais. Não deixe de lado o Facebook e o Instagram, e se possível crie um canal no Youtube para fornecer informações em formato de vídeo.

Utilizando o Google Analytics você poderá acompanhar a evolução dos acessos e os locais provocam o maior volume de visitantes para seu site.

Adotando essas estratégias você terá a possibilidade de aumentar o número de visitantes e pessoas que poderão se tornar seus clientes apenas por se interessarem compartilha ou até mesmo pelo que você vende.

Criação de listas

Após gerar tráfego, o segundo passo é buscar formas de fazer com que o público que chegou até sua empresa deixe seus dados de contatos.

Mas porque isso?

O relacionamento com cliente é algo extremamente positivo para qualquer negócio. É através deste relacionamento que você pode fazer com que o seu cliente conheça mais profundamente seu produto ou serviço, tire dúvidas e receba suas ofertas.

Ofereça e-books, infográficos e materiais que ajudem verdadeiramente seu público, para que eles forneçam de bom grado seus dados de contatos.

Imagine que você hoje possui uma loja de roupas femininas e vai lançar uma nova coleção. Com uma boa lista de possíveis clientes, você pode anunciar esta nova coleção e gerar um “boom” de vendas vendendo apenas para quem está em sua lista.

Existem atualmente inúmeras ferramentas que permitem a criação dessas listas, além da possibilidade de enviar e-mails a todos para informar alguma novidade, realizar campanhas por e-mail com recursos de automação e muito mais… E o melhor é que tudo isso pode estar integrado com seu site.

Engajamento

O engajamento está relacionado à atenção que seu público dá a sua marca através de envolvimento, interação e relacionamento, que vai muito mais além de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem.

Para criar esse engajamento, um dos princípios básicos é a criação de conteúdos de qualidade para sua audiência.

Como seu produto ou serviço resolve um problema, ofertar pequenas partes desta solução através de conteúdos (sejam eles através de artigos ou vídeos), pode ativar o gatilho mental da reciprocidade, fazendo com que seu possível cliente sinta-se na obrigação de te retribuir um favor que fez a ele.

E é no momento da venda que você aproveita esta oportunidade!

Conversão

Se você conseguiu gerar tráfego, construiu uma lista de possíveis clientes e obteve engajamento em suas comunicações, chegou a hora de colher os frutos deste trabalho.

Chegou a hora de converter seus possíveis clientes para a ação específica que você deseja alcançar para seu negócio.

Aqui estamos falando diretamente da venda, ou seja, a ação que irá proporcionar um fluxo de caixa positivo e claro, mais investimentos em marketing para aumentar o seu faturamento e por consequência, seu lucro.

O mais importante aqui é manter a coerência em sua comunicação e realizar de forma precisa uma oferta que impacte diretamente sua audiência já engajada.

Recorrência

Sair dos altos e baixos no faturamento é a principal necessidade das empresas.

Elas precisam elaborar uma estratégia que de forma lucrativa que permita um crescimento constante no número de vendas: É aí que a recorrência entra em cena.

A recorrência pode ser aplicada no conceito de vendas recorrentes, com a implementação de um fluxo de ações que possibilite a ocorrência de vendas constantes, repetindo os passos deste processo e que os mesmos possam ser otimizados de forma contínua.

Outra abordagem relacionada à recorrência faz menção à venda de produtos no modelo de assinatura (com pagamento mensal). Este modelo é bem conhecido por usuários da Netflix e muitos outros serviços semelhantes.

Este ponto é muito importante porque é através da recorrência que será possível um negócio gastar o mínimo possível para atingir o máximo de clientes.

Cinco pilares do planejamento de Marketing Digital

Os cinco pilares que comentei aqui, são essenciais para que qualquer negócio consiga realizar ações de marketing de forma a garantir resultados eficazes e que custe o mínimo possível.

Vamos exercitar um planejamento de marketing para que esses pilares fiquem mais claros e possam ser aplicados a partir de agora em seu negócio.

Recentemente fui a uma loja de pneus e acredito que este seja um mercado que podemos exemplificar a aplicação de uma estratégia de marketing digital com os pontos que apresentei.

A primeira característica a ser levada em consideração é a fase de compra que o principal cliente da marca está.

Geralmente ele está pesquisando por marcas de pneus e preços competitivos, então a primeira ação é através do site permitir que ele seja encontrado, ou investir em anúncios utilizando as palavras chaves mais importantes.

Em seguida você poderá oferecer um e-book ou um tutorial em vídeo, explicando os principais pontos a serem levados em consideração no momento da compra de novos pneus.

Aqui você somente permite o acesso aos materiais produzidos com o cadastro dos dados de contato do cliente.

O próximo passo é enviar o conteúdo e já de cara indicar que o lead, ou seja, o possível cliente que acabou de se cadastrar, siga a empresa nas redes sociais podendo aqui até ser realizada uma primeira oferta.

Nos próximos dias será possível realizar o envio da principal oferta da semana ou do mês para estes clientes, e avaliar se ele já deseja adquirir um produto ou serviço naquele momento.

Caso ele não compre, você pode enviar nos próximos dias informações sobre como escolher o melhor pneu para seu veículo, os tipos de pneus e quais são os mais econômicos, e por aí vai…

Se o cliente comprar “bingo”, ele agora confia em você e poderá entrar agora na próxima fase que é a de recorrência.

O modelo de loja que citei além do serviço de pneus, eles realizam a revisão básica de veículos, como troca de óleo, filtros de ar, enfim… Possui outros serviços que por ventura podem ser acionados em um tempo muito menor do que o produto principal que é a venda de pneus.

A partir de agora você pode enviar novas ofertas sobre os serviços adicionais e conquistar novas vendas, com os compradores que já conhecem seus produtos ou serviços.

Sabe qual é a melhor parte da recorrência? É que o lucro por cliente aumenta a cada compra adicional que ele realiza, sem investir a mais em anúncios pagos.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje e caso fique com alguma dúvida, deixe-a lá no grupo do Expert Em Marketing Digital que estarei à disposição para esclarecer todas elas e ajudar você a alcançar seus objetivos através do marketing digital.

 

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