Ouça agora este podcast! “003 Combatendo o mal do século. Ansiedade”

 

Neste episódio o ‘’O Doutor Saúde’’ nos ensina para combater a ansiedade basta aprender a limpar a mente e viver o presente momento ao máximo.

 

 

Tempo-tempo-tempo, você já teve a sensação de que o tempo hoje passou e você não fez nada! Já perguntou se todos tem as mesmas 24 horas, por que uns conseguem fazer mais que os outros? Por que minhas metas parecem inacabáveis? Por que eu procrastino tanto? Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Dourtor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, nesse terceiro episódio eu vou te ensinar como se livrar da ansiedade.

 

Então vamos lá!

 

Para iniciar esse episódio, você precisa entender como viviam nossos avós. Será que eles acordavam com celulares dispertando? Será que eles tinha prestações de carro e casas a perder de vistas? Cartão de crédito estourados? Tinham que realizar o sonhos de levar a filha de 15 anos a Disneylândia com celulares de última geração?

Certamente que aqueles tempos eram outros. O consumismo de hoje se tornou uma febre incurável entre nós. Além do consumismo, entra a questão do excesso de informação. Se compararmos com o século XV, o que o papa recebia de informação equivale o que uma criança de 7 anos recebe hoje através do seu smartphone.

Segundo o médico psiquiatra Augusto Cury, o excesso de informação cria no cerebro de nossos adolescente uma janelinha chamada janela killer, onde o jovem entra nela, e se aprisiona, levando a quadros psiquiátricos de ansiedade e depressão. As estatísticas sobre a depressão há  20 anos atrás  era 1/17 jovens e hoje é 1/4, ou seja, se você tiver 4 filhos , 1 será depressivo. E isso é alarmante.

 

Bom, vimos então que o mundo mudou, que o comportamento mudou, que o consumo mudou, que o pensamento mudou, e com isso o sentimento também mudou e todas as crenças com suas doenças.

Dicas para colocar em prática

 

Dica 01- faça a dieta da informação. Isso mesmo, nos finais de semana, no seu momento de descanso, de lazer, desligue o celular, o computador, a internet e vá de encontro a natureza, aproxime se de Deus. Use este tempo, para trocar experiências ao vivo e a cores com os entes queridos, fazer esporte, praticar corridas, andar a cavalo, tomar banho de cachoeira, abraçar mais seus parentes e amigos. Relacionamento é fundamental para se conectar com o mundo exterior.

 

Dica 02 – faça higiene mental. Aprenda a meditação. Yoga. Aprenda a respirar. Uma técnica simples é o matra 1-2-1.inspire por 3 segundos, segure o ar por 6 segundos e solte o ar por 3 segundos, depois de um empo de prática, evolua o matra para 4-8-4 e por fim 5-10-5. Você vai perceber tão poderoso é sua respiração e o quão relaxamento isso provoca quando é feito com tamanha concentração. Em seguida aprenda a mentalizar o seu dia perfeito, para então chegar no exercício final que é a associação de tudo para chegar no quadro de meditação linear. Não só vai ajudar na sua ansiedade como também vai melhorar sua imunidade, pressão arterial, percepção cognitiva, aumento da massa cinzenta cerebral, ajuda até a emagrecer,e principalmente diminui o limiar da dor física. Para quem sofre de enxaqueca é uma beleza, entre outros inúmeros benefícios.

 

Dica 03- Atividade física de competição. Atividade física por si só já melhora, mas quando ela é de competição potencializa a produção de endorfinas, como a serotonina que é o hormônio do bem estar. O ser humano foi feito para movimentar e com a tecnologia, o ser humano se tornou cada vez mais sedentário através do uso de automóveis, controle remotos e geladeiras. Antes, éramos obrigado a ir atrás da caça diariamente, além da escassez de alimentos, não tinha como armazenar, hoje, aumentou a oferta de alimentos, a forma de armazenar e principalmente o cultivo de plantas e domesticação de animais.

Dica 04- Banho gelado. Há doutor saúde, impossível! Ora bolas, antigamente não existia banho quente, e todos se banhavam diariamente. A medida que o homem intervém na natureza, tudo tem o bônus e o ônus. Temos que colocar na balança e fazer a avaliação com bom senso, dos prós e contras e avaliar se vale a pena! A dica é, se você não consegue de cara, comece o banho morno e no último minuto coloque no frio.

Há quem diga que foi Santos Dumond, outros dizem que foi a USP, mas enfim, quem inventou o chuveiro elétrico foi brasileiro e com o advento aumentaram as doenças. Afinal, fungo adora lugares quentes e úmidos. A dica é tomar banho gelado pela manhã para mudar a biologia do corpo. O processo é reverso, à medida que se muda a biologia do corpo, muda também a biologia da mente. Em outras palavras, se você consegue encara um banho frio logo cedinho, as demais adversidades que enfrentara ao longo do dia serão encaradas de forma bem mais brandas. Faça o teste e comprove na prática você mesmo. Já ao anoitecer, aí eu recomendo o banho morno para relaxar a musculatura, seguido de uma música relaxante, uma boa leitura, até mesmo uma massagem terapêutica.

 

Dica 05- Desligue o rádio e a TV. Infelizmente vivemos em uma mídia sensacionalista onde a produção de conteúdo é focada em tragédias. Gaste seu tempo livre com informações de valores que te trazem pensamentos e sentimentos de alegria , amor e prosperidade. Costumo dizer que notícia ruim chega de caminhão, não pede licença, carona e nem passagem, portanto, o que tiver que saber, você vai saberá por terceiros.

03 Princípios básicos

Primeiro: Foco- tudo que você ouve, fala e vê  – a palavra tem poder! Então, foque somente em coisas boas que fazem você sentir emoção de alegria, paz e amor .

Segundo: Significado que você dá para as coisas. Por exemplo, dois carros batem, o primeiro desce xingando e o segundo desce agradecendo por que não feriu ninguém. O fato foi o mesmo, mas a interpretação de cada um foi diferente, qual deles está cultivando o sentimento da ansiedade? Veja e foque sempre no lado positivo da situação.

O passarinho canta não porque ele está feliz!

Ele está feliz, por isso ele canta.

Você tem que SER para TER, e não TER para SER. Por exemplo, primeiro eu sou dentista para depois arrumar um dente, eu não arrumo dente, para depois me tornar dentista.

As pessoas querem fazer algo, mas só acredita que aquilo é possível depois que se tornarem ricas e influentes e muitas vezes podemos conquistar o que queremos por vias alternativas , fora dos padrões convencionais.

Terceiro: Fisiologia. Comece exercícios físicos no modo que eu apelidei de ‘’mansinho’’, ou seja, vá para o exercício com o pensamento que você vai fazer só uma sequência de 6 repetições. A mente interpreta que só uma sequencia é fácil, acaba rápido, não vai sofrer, não vai gastar muito tempo. Então quando fizer a sequência a sua consciência vai dizer, opa, uma sequência foi moleza, vou partir para segunda e assim por diante. A grande dica aqui é simplesmente começar, sair da inércia, colocar seu corpo em movimento e depois disso como dizem os jovens, é só colocar o carro na banguela, no ponto morto!

O grande segredo aqui é deixar de viver no passado com remorso ou no futuro com ansiedade, e focar no presente momento ao máximo.

Para fechar, vou citar a frase do professor Gretz do livro superando limites:

 

“Porque perdem saúde para juntar dinheiro.

Depois perdem dinheiro para recuperar saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro,

Esquecem do presente de tal forma,

Que acabam por viver nem o presente nem o futuro.

E vivem como se nunca fossem morrer…

E morrem como se nunca tivessem vivido”

 

Se você ainda não se atentou para a importância do combate da ansiedade, comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

 

Pin It on Pinterest

Share This