Ouça agora este podcast! “009 Como aproveitar os horários livres para se exercitar”

 

Hoje vamos falar como aproveitar o tempo livre se exercitando. Se você tem pouco tempo disponível e não sabe como encaixar seus exercícios, fique comigo pois este episódio é para você.

Uma das maiores justificativas das pessoas que não praticam atividade física ou que não conseguem se organizar para conseguir bons resultados é a falta de tempo. Então, hoje eu vou dar valiosas dicas sobre como organizar sua rotina.
Às vezes, me deparo com uma grande dificuldade em cumprir minhas obrigações diárias como organizar a casa, trabalho, família e praticar minhas atividades físicas. Escolhi as provas de longa duração como meu hobby e a quantidade de tempo para treinar para estas provas variam de 5 a até 20 horas semanais.

Isso é muito tempo nos dias de hoje! Como professor, sempre motivei meus alunos a participarem destes eventos e me dediquei em viabilizar uma rotina prescrevendo e desenvolvendo treinos mais eficientes e que atendesse o máximo de pessoas.

Quando converso com um aluno afim de começar a organizar seus treinos, o assunto “tempo disponível” está em primeiro lugar e a minha sugestão (que também vale para você) é: faça um círculo em uma folha onde este representa 24 horas do seu dia. Você deverá colocar fatias que representem de forma realista sua atual rotina. Então vamos lá para uma hipótese: gastamos 8 horas no trabalho, mais 3 horas de afazeres domésticos, mais 8 horas de sono, mais 2 horas de deslocamentos. Então, chegamos à 21 horas de ocupação. Sobram ainda 3 horas do seu dia. Destas 3 horas, alguns minutos já seriam suficientes para treinar e realizar qualquer prova em nível amador.

Vamos para um exemplo: aposto que muitos acham que é impossível organizar estes minutos ou horas para treinar um meio-maratonista, ou seja, aqueles que fazem provas de 21km.
Digamos que você tem disponível 3 dias durante a semana com mais ou menos 40minutos para treinar, e
no final de semana 2 horas totalizando 4 horas semanais. Usaremos também a velocidade média
de 10km/h que é estatisticamente o tempo médio que a maioria das pessoas conclui o desafio. Se
usarmos a matemática da corrida onde consideramos o resultado final diretamente proporcional aos quilômetros treinados, é necessário um volume de 50km semanais no seu ponto mais alto.

Podemos, a grosso modo subtrair 18km, que é o maior volume do maior treino de 50km. Sobram
32km para 3 dias de treino, o que se encaixa perfeitamente no tempo disponível. Com uma
progressão adequada e uma rotina encaixada você se torna um meio maratonista com alguns
meses de preparação dependendo do seu condicionamento inicial. E mais que isso, você entraria
em uma rotina regular e saudável. Este foi um exemplo prático encaixando um esporte a 4 horas
semanais livres, mas você pode se exercitar de acordo com seu gosto e se adequando a qualquer
modalidade esportiva ou academia. O meu maior foco aqui hoje, foi te mostrar que calculando
seu dia em horas e sem perder alguns minutos preciosos com tarefas que não somam na sua
rotina é possível construir grandes conquistas, simplesmente se organizando.

 

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

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