Ouça agora este episódio!

“004 Como as sobrancelhas impactam na beleza da face?”

As sobrancelhas, responsáveis por emoldurar o olhar, são um elemento chave que pode ser facilmente modificado, a fim de e obter mais harmonia e beleza facial. Quais as características ideais de uma sobrancelha? Há diferenças entre os padrões femininos e masculinos? Como uma sobrancelha fora do lugar pode te deixar com um “ar cansado e triste”? Quais procedimentos estéticos podem interferir em seu formato e posição?

Neste episódio, vamos explorar esse elemento tão impactante na beleza facial e descobrir se você está contando com ele a seu favor.

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui, neste podcast, informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

A importância da área dos olhos na comunicação

As sobrancelhas são verdadeiras molduras para os olhos. Destacam a expressividade da face, pois se encontram na região que atrai a maior parte da atenção dos observadores (a área dos olhos). Elas também se movimentam, acompanhando o conjunto de contrações de músculos da expressão facial, e isso faz com que o aspecto de cada ativação muscular, por mínima que seja, torne-se mais visível, mesmo que à distância.

Você já parou pra pensar no quanto este elemento é importante para as interações entre as pessoas? O quanto ele comunica sobre nossas emoções?

Assim como acontece com praticamente todos os elementos do corpo que atraem a atenção, as sobrancelhas são alvos de artifícios que as valorizam ainda mais, tipo truques, maquiagens, acessórios ou procedimentos, os quais iremos discutir ao longo deste episódio.

As tendências de formato e as características ideais das sobrancelhas

As tendências dos modelos de sobrancelhas se modificam com o tempo, principalmente entre as mulheres. Houve época, como na década de 20 a 30, por exemplo, em que a linha de pelos bem fina, com formato arredondado, era tida como bela, e a maioria das mulheres depilava boa parte do seu formato original para seguir essa moda. Hoje, um formato mais espesso e natural, porém bem delineado, é tido como padrão.

Claro que não falamos de um padrão à risca, algo que encaixe e caia bem em qualquer rosto. Mas, para se alcançar um formato harmônico algumas características estão bem descritas e devem ser respeitadas. O primeiro passo é a diferenciação entre características masculinas e femininas.

Homens têm sobrancelhas mais retas, horizontalizadas e mais espessas; mulheres apresentam um arqueamento característico, que traz muita feminilidade ao olhar. A parte lateral se eleva em relação à parte mais central, até o ápice, um pouco antes da ponta. Depois do ápice, a linha de pelos volta a descer um pouco até a ponta da sobrancelha, gerando um formato concordante com a borda óssea da órbita.

É importante ressaltar que, além dessa questão do formato típico, o posicionamento (a altura em relação ao olho) das sobrancelhas também deve estar adequado, e este é um parâmetro que deve ser respeitado quando se realiza qualquer procedimento nas sobrancelhas.

Outra característica ainda a ser respeitada é a densidade capilar, que não deve apresentar falhas.

O impacto de sobrancelhas não adequadas

Quando algumas dessas características não estão adequadas, o impacto é direto no olhar e na atratividade da face. Sobrancelhas mais baixas que o ideal ou muito falhadas, ou muito retificadas em mulheres dão um ar cansado ou triste, às vezes um semblante até melancólico. É preciso identificar se esse aspecto é devido apenas à forma de implantação dos pelos ou se há uma queda de toda a pele da fronte e da pálpebra, o que desloca inferiormente os supercílios, que ocorre com o envelhecimento.

Os procedimentos que impactam na posição das sobrancelhas (toxina, fios, preenchedores e micropigmentação)

Há vários métodos para se alcançar um adequado posicionamento e aspecto dos pelos das sobrancelhas.

Quando a necessidade é apenas mudanças no design ou no aspecto da densidade dos pelos, os métodos depilatórios ou a micropigmentação podem ser suficientes. Vale a pena abrir um parêntese para comentar sobre os métodos de micropigmentação mais modernos, que simulam o aspecto dos fios próximo à perfeição – técnicas como microblanding e fishading HD, em que o fino traço de pigmento é depositado de modo a simular a delicadeza de um pelo.

Quando há necessidade de reposicionamento completo da pele acima dos olhos, os procedimentos estéticos são muito eficazes. Eles tracionam a pele e, consequentemente, a sobrancelha vai junto.

Existem métodos cirúrgicos para isso, mas atualmente, soluções menos invasivas estão entre as preferidas, como as tecnologias: que geram um leve encolhimento das fibras musculares e dérmicas da área da testa, o que leva a um efeito de maior abertura do olhar (é o caso do Ultrassom microfocado). A toxina botulínica também é bastante utilizada para o reposicionamento das sobrancelhas, uma vez que é capaz, a depender dos pontos em que é injetada, de reorganizar as forças musculares, levando a um efeito que eleva os supercílios e abre o olhar.

Outro método que tem se tornado cada vez mais difundido são os fios absorvíveis, inseridos abaixo da pele e ancorados de modo a gerarem vetores de tração, que reposicionam a pele da região. É um procedimento relativamente simples e de baixo risco, que pode gerar o desejado efeito “Fox Eyes” (olhos de raposa, puxados lateralmente).

A dica curta

Como tem sido a cada episódio, encerrarei com uma dica curta para a região facial discutida hoje! Sabia que não apenas a simulação do aspecto de fios, mas o implante propriamente dito de pelos na área de sobrancelhas é possível? É um procedimento semelhante ao transplante capilar, em que os fios são retirados do couro cabeludo do próprio paciente e implantados no supercílio, realizado em centro cirúrgico. É uma solução que traz resultados naturais e para os casos de falhas das sobrancelhas.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da Beleza!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This