Ouça agora este podcast!“003 Como Começar A Estudar Do Zero: 3 Passos Simples”

Se você tem vontade de estudar para concursos e não tem noção de como começar a estudar do zero, sabe como é difícil dar os primeiros passos. Neste episódio vou te mostrar os 3 passos simples para você dar o pontapé inicial dos seus estudos para não ficar mais perdido e conseguir avançar gradativamente até a sua aprovação.

Estudar para concurso público parece ser muito complicado. Você precisa ser uma pessoa organizada e precisa de um método de estudos que funcione. Além de ter muita força de vontade para garantir que tudo corra bem até a data da prova. Para te ajudar nessa etapa tão importante e cheia de dúvidas, eu procurei separar 3 passos simples e valiosos para facilitar esse processo desde os momentos iniciais.

Antes de tudo, a primeira coisa que a se fazer é analisar os editais anteriores do concurso que você escolheu para verificar se possui todos os requisitos do cargo desejado. Por exemplo, a escolaridade, os exames de saúde, o psicotécnico e também o teste físico. Além disso, ele possui informações importantes que não podem passar despercebidas, como o estilo de prova, as matérias que serão cobradas e, ainda, se vai ser exigida ou não a redação.

Imagine como seria desagradável estudar por meses e anos e depois descobrir que você não pode assumir o cargo porque leu o edital e desconhecia todos os critérios do concurso. Seria uma situação muito ruim, não é mesmo?

Então, no episódio de hoje, é hora de falarmos como começar a estudar do zero, para você saia com o pé direito.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre dos Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar semanalmente o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

Talvez você já tenha tentado estudar para concursos mas não sabe nem por onde começar. Ou talvez, você já estude a algum tempo, mas não consegue ter um bom rendimento na sua aprendizagem. Essas situações são muito comuns.

Se você se encontra em uma delas, esse episódio vai te ajudar muito. Veja só algumas das perguntas que eu mais recebo:

  • Como começar a estudar da maneira correta?
  • Quantas horas por dia eu devo dedicar aos estudos?
  • Quais as melhores estratégias?

Nós ouvimos muito sobre estudar de forma estratégica. Mas o que seria isso? Estratégia nada mais é do que uma forma ordenada de se realizar qualquer atividade, para ter mais controle sobre os resultados e uma melhor produtividade. Então, não se assuste achando que é algo muito complexo e que você não tem condições de aprender uma estratégia de estudos.

Durante os nosso episódios, nós vamos aprender as melhores estratégias para você aplicar nos seus estudos, de uma forma simples e de fácil aplicação. Basta você acompanhar todos os nossos episódios futuros.

 

Metas e objetivos

E como primeiro passo de hoje, é importante nós voltarmos a falar das metas e dos objetivos. Imagine que você tenha o objetivo final, de longo prazo, que é ser aprovado no concurso dos seus sonhos, ou seja, o concurso que você escolheu. Entenda que é importante você definir um cargo antes de tudo, ou uma área de concursos, como áreas policiais, tribunais, ou concursos fiscais, por exemplo.

A partir daí, nós poderemos passar a analisar o edital e verificar as matérias que possivelmente serão cobradas na sua prova, considerando que você começou a estudar com antecedência antes da publicação do edital. Depois disso, nós podemos partir para a definição das metas de curto prazo e médio prazo, que são fundamentais para manter a motivação durante a rotina de preparação. Assim, você consegue fatiar todo o conteúdo e partes menores, e fica mais fácil controlar o andamento dos seus estudos. Nesse momento, você deve priorizar o estudo nas matérias com mais chances de serem cobradas na prova. Note que eu disse “priorizar” e não “estudar somente” essas matérias.

Então, considere como objetivo final a sua aprovação no concurso que você deseja. E como metas de curto e médio prazo o estudo de cada conteúdo em si, até finalizar cada uma das matérias. Lembre-se, cada uma dessas metas deve ser bem específica e realista. Não vai funcionar se você traçar uma meta de estudar 10 horas por dia, sendo que você só tem 2 horas diárias, por exemplo.

Isso causa uma sensação de irritação por não conseguir atingir aquilo que você traçou como meta e acaba com a sua motivação. Coloque metas como: resolver 30 questões de Português em 1 hora, ou ler 50 páginas de um livro de direito constitucional em 2 horas. Isso não é fixo, é apenas um parâmetro para você se guiar.

E você pode aumentar as suas metas à medida que for se tornando mais produtivo. Isso vai acontecer naturalmente se você mantiver o seu ritmo.

Como nós falamos nos episódios anteriores, crie o hábito de se recompensar a cada meta cumprida. Saia para comer fora, descanse um pouco, assista à sua série favorita. Isso vai potencializar a sua motivação. Fica a seu total critério escolher a recompensa mais adequada, mas sempre lembrando que a recompensa não pode atrapalhar o seu planejamento!

 

Plano de estudos

Apesar de toda essa aura de complicação, começar a estudar para concursos não é tão difícil quanto parece. O fundamental é ter organização e disciplina. Depois que você definir qual o concurso que deseja passar, analisar o edital para verificar quais matérias tem maior peso, ou seja, que tem mais chances de serem cobradas, é hora de fazer o plano de estudos.

Porém, além de classificar por peso, é ideal considerar aquelas que você tem mais dificuldades. Analise também quanto tempo você tem para se preparar até a prova, caso o edital já tenha sido publicado. A partir daí temos duas estratégias bem claras. Tudo vai depender do momento atual do edital do seu concurso.

  • A primeira estratégia deve ser aplicada enquanto o edital ainda não tiver sido publicado. Nessa fase, priorize as matérias comuns à área de concursos que você deseja fazer, ou seja, área policial, fiscal ou tribunais, por exemplo.
  • A segunda estratégia deve ser aplicada a partir do momento em que o edital for publicado.Quando é hora de estudar se baseando no conteúdo programático do edital em questão.

 

Na hora de montar o seu plano de estudos, baseie-se justamente na sua análise do edital e monte o seu cronograma semanal de estudos, de acordo com a quantidade de horas que você tem para estudar.  Procure estudar cada uma das matérias ao menos uma vez na semana, para que você não se esqueça do que já estudou. V

Você pode montar uma planilha para controlar os estudos ou simplesmente montar uma tabela com o seu quadro de horário semanal. Procure cumprir a risca o que você planejou e, caso não consiga seguir o seu planejamento, faça os ajustes necessários e continue firme no seu propósito. Você pode ouvir o nosso episódio anterior, onde nós falamos sobre motivação e como ter um Mindset adequado.  Assim, você tem maior entendimento do seu propósito por estudar todos os dias.

 

Local adequado para estudar

Depois que você definiu as suas metas de estudo e, separou tempo para estudar e montou o plano de estudos para uma semana, é hora de escolher um local adequado para iniciar os seus estudos.

Pode parecer besteira, mas é fundamental que você tenha um bom ambiente de estudos, pois será o local onde você vai passar boa parte do seu tempo se dedicando à realização do seu sonho. Considere o seu ambiente de estudo como um centro de treinamento de um atleta de alto rendimento. Você deve considerar investir algum tempo para preparar um local de estudo que atenda às suas reais necessidades. Você precisa de um ambiente de estudo ideal que seja silencioso, iluminado, o mais isolado possível e que seja “Funcional”.

Se você não mora sozinho, ou é casado(a), com filhos, outra coisa importante é avaliar o menor impacto que o seu ambiente de estudo vai causar na rotina da sua família. Por exemplo, se você tem filhos pequenos e quer estudar no local onde eles costumam brincar ou assistir TV pode ter sérios problemas para se concentrar.

Pode acontecer de você não ter um local que possa ser usado como ambiente de estudo na sua casa. Talvez a família seja grande ou a casa muito pequena. Entenda que o seu local de estudo não precisa ser fixo. Nesse sentido, gostaria de apresentar a você, mais uma solução, que seria estudar, por exemplo, em bibliotecas.

Essa é uma opção que muitos deixam passar em Branco, e em quase todas as cidades de médio porte, existe ao menos uma Universidade. Não vou citar as escolas, pois em se tratando de um ambiente frequentado por crianças e adolescentes é difícil encontrar um ambiente silencioso.

 

Resumo:

  • Primeiro você aprendeu que começar com o pé direito faz toda a diferença.
  • Que é fundamental conhecer uma boa estratégia de estudos, para estudar em alta performance já desde o início.
  • Depois disso, nós vimos a importância de se traçar objetivos de longo prazo, que é a escolha do concurso que você deseja passar ou uma área específica de concursos.
  • Além disso, nós vimos também o que são as metas de curto e médio prazo e como traçá-las.
  • Aprendemos o que é um plano de estudos e demos um exemplo de como montar o seu plano de estudos, baseado no peso de cada uma das matérias do edital e no seu nível de dificuldade nelas.
  • E que plano de estudos é o fator fundamental para ter um estudo organizado e bem controlado.
  • Você aprendeu que deve fazer um cronograma semanal de estudos.
  • E, finalmente, nós vimos a importância de ter um local adequado para estudar e como isso pode fazer total diferença no seu rendimento. Você viu basicamente duas opções, que é ter um local fixo adequado para estudar em casa e uma segunda opção, em caso de não possuir um bom ambiente de estudos, que são as bibliotecas públicas ou bibliotecas de universidades.

 

O importante é que você entenda que, independente das suas dificuldades, você deve buscar alternativas para contorná-las e continuar estudando. No começo tudo parece muito complicado. Assim que você começar a estudar, as dúvidas vão surgir e isso é muito normal. E quando elas surgirem, interaja com as pessoas do nosso grupo de estudos no facebook, onde eu estou pessoalmente para conversar com vocês.

Lembre-se de sempre manter-se focado nos seus objetivos e manter a sua motivação em alta durante todo o seu período de preparação.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Em caso de dúvida ou se tiver algum ponto que gostaria que eu aprofundasse ou explicasse melhor e só me procurar lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook. Estarei à disposição para esclarecer todos seus questionamentos e produzir outros episódios, com novos temas, direcionados ao que você precisa e quer aprender mais: é sempre importante contar com sua participação para tratar dos assuntos que mais te interessam!

Curta, comente, compartilhe, e aproveite para curtir também a página do Mestre em Concursos no Facebook além de deixar sua avaliação no iTunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Lembre-se de assinar este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast de sua preferência. E claro: você também encontra o Mestre em Concursos através do Spotify e do Deezer. Assinando o podcast você receberá uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Aproveite também para conhecer nosso time de experts através do nosso site: www.DicasCurtas.com.br.

Até a próxima semana!

 

Pin It on Pinterest

Share This