Ouça agora este podcast!“020 Como conseguir mais engajamento do publico”

Conforme comentei no episódio 17 falando sobre os cinco pilares do planejamento de marketing digital, o “engajamento do público” é um pilar extremamente importante.

É a partir dele que você consegue avaliar o nível de envolvimento, interação com seus conteúdos, se há uma intimidade estabelecida com seu público e se está sendo uma marca influenciadora para seus seguidores.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de inciarmos o episódio de hoje, quero te fazer um convite.

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Então vamos para o que interessa!

Parte 01

Com o “boom” das redes sociais, o “engajamento do público” se tornou um fator relevante para qualquer marca que deseja alcançar um público maior e conseguir realizar cada vez mais vendas.

Envolver, interagir, se tornar íntimo e influenciar seu público, são os principais fatores de engajamento, sendo extremamente necessários para gerar uma diferenciação e gerar mais valor para os seus atuais e futuros clientes.

Mas como conseguir criar todo esse engajamento?

Engajamento do público: Promover o Envolvimento

Para conseguir envolver o seu público é necessário criar conteúdos de forma consistente, avaliando o que realmente está relacionado a um problema, necessidade ou dúvida que o seu público possua.

Entregar o valor esperado através desses conteúdos é essencial, levando em consideração todos os aspectos visuais e práticos que de fato envolvam o seu consumidor.

Observar o volume de acessos a um conteúdo e o tempo de visualização do mesmo, permite que seja possível medir minimamente como anda o envolvimento de suas publicações.

Engajamento do público: Provocar a Interação

A interação é de grande importância e o principal sinal de que está conseguindo envolver o público.

Curtidas, comentários e compartilhamentos demonstram que seu público está interagindo com sua marca.

Buscar esta interação, seja através dos conteúdos publicados em seu site ou através das redes sociais, precisam fazer parte de suas ações através do marketing digital.

Um fato relevante é que atualmente as redes sociais priorizam a exibição de publicações que de fato provocam uma interação do público, fornecendo menor alcance e um menor número de visualizações para conteúdos que não sofreram interação nos primeiros instantes de sua publicação.

Engajamento do público: Criar Intimidade

Apensar de ser um ponto de difícil identificação, a intimidade está relacionada a sua capacidade de falar especificamente com um público específico.

Por isso em qualquer estratégia de marketing, existe aquele passo de análise do público ideal, do perfil ideal de seu possível cliente.

Só assim você terá a capacidade de criar e desenvolver conteúdos que de fato entreguem o valor esperado por um cliente específico.

Vai me dizer que nunca leu um artigo, tirou uma dúvida ou foi impactado por alguma ação de marketing que parecia ter sido feita para impactar especificamente pessoas com o seu problema.

Engajamento do público:  Influenciar o público

A influência está relacionada a capacidade de fazer com que as pessoas escolham sua marca ou seu produto, além de transformar estas pessoas em advogados da marca.

Como assim advogados da marca?

Pessoas que, além de comprar seu produto ou serviço, recomendam, indicam ou apenas falam muito bem de suas experiências com sua marca.

Este é um ponto no engajamento extremamente crucial para conseguir a aquisição de novos clientes com custo praticamente zero.

Como conseguir o engajamento do público?

Agora como ou quais passos seguir para conseguir um engajamento real do público com sua marca?

Defina de forma estratégica como será a entrega de seus conteúdos, mantendo a regularidade de publicações e utilizando os canais mais relevantes para seu público.

Segue um exemplo: se toda segunda-feira você entrega conteúdos relevantes a sua audiência, consequentemente eles estarão na próxima semana esperando um novo conteúdo relevante.

Caso eles não encontrem um novo conteúdo com regularidade, vão deixar de seguir sua marca e buscarão uma nova fonte de conteúdos relacionados ao mesmo tema que você está produzindo.

Se posicionar de forma única e coerente também é um fator importante para aumentar e manter o engajamento do público.

Imagine que você começou a se posicionar como o melhor produtor de queijos de sua região, começou a ajudar seu público a escolher o melhor leite, tipos de queijos e de repente… fala sobre como preparar uma massa de tapioca!

Seu público pode ficar perdido em relação ao que realmente você é especialista, mesmo que a receita funcione! Afinal: Você quer pessoas interessadas em comprar seus queijos ou pessoas que querem aprender receitas?

Por fim, atender de forma personalizada e mais humanizada possível!

Talvez tenha perdido muito tempo com os dois pontos citados acima, mas nada se compara a um bom atendimento.

Já experimentou falar com o suporte da google ou via chat com o suporte do facebook? Você não fala com máquinas ou com uma central de atendimento com milhares de opções.

Você conversa com uma “pessoa” que tem o treinamento e a capacitação técnica suficiente para resolver problemas e esclarecer dúvidas, sobre um produto ou serviço específico.

O atendimento talvez não precise ser tão pessoal, caso o seu cliente já esteja decido a comprar de você, mas fornecer uma boa experiência no momento de efetivar a compra é item “básico” do seu processo de vendas.

Parte 2

Até aqui falei sobre o que é e como conseguir mais engajamento.

Porém é necessário comentarmos um erro que algumas empresas podem estar cometendo, que está relacionada a métricas que envolvem curtidas e falsas interações através das redes sociais.

Estou falando da compra de likes!

Este é sem sombra de dúvidas um erro grave que algumas empresas cometem, buscando de forma equivocada um número expressivo de interações em suas redes sociais.

O que precisa ficar claro é que resultado positivo é aquele que de fato gera maior faturamento e maior lucro para uma empresa.

Quantidade de likes e compartilhamento não passam de egométricas, ou seja, números que vão satisfazer o “ego” mas que não vão gerar resultados financeiros para seu negócio.

Lembrando também que ações que visam adquirir mais seguidores, precisam obrigatoriamente estar vinculadas a uma ação estratégica de conversão.

Pense bem…

Você até agora gerou tráfego, criou uma lista, engajou o seu possível cliente e o próximo passo será: vender!

Se fizer uma oferta para um público “fake” eles não comprarão de você.

A confiança

O engajamento busca estabelecer uma relação de confiança para seu possível cliente, de tal maneira que possa vender não apenas 1(uma) vez, mas várias vezes para um mesmo cliente.

Talvez você tenha coragem de pagar R$ 1 real em um e-book sobre como vender mais utilizando a internet de um desconhecido.

Mas você teria coragem de investir R$ 5 mil reais em um curso que você nunca ouviu falar?

Uma dica importante é: Quanto mais caro for o produto ou serviço que você oferece, mais informação e relacionamento você deverá estabelecer junto ao seu possível cliente.

O momento ideal para se diferenciar

A fase de engajamento permite que você explore de forma muito impactante todos os diferenciais que seu produto ou serviço oferece.

Analise todos os pontos fortes e fracos do seu mercado, as fraquezas de seus concorrentes e comunique todos os seus diferenciais.

Assim será destaque por oferecer um bônus x, ou por seu produto ter a característica y que o concorrente não tem.

Ouvir as necessidades do seu público

Através das interações você poderá identificar nos comentários e para quem seus conteúdos são compartilhados, o que também faz parte das necessidades do seu público.

Nunca ignore uma informação externa que venha dos seus clientes e possíveis clientes, pois elas podem determinar o seu sucesso.

Se ignorar estes insights, você pode inclusive quebrar por não acompanhar a mudança nos hábitos e costumes dos consumidores do seu mercado.

Quem investe em engajamento se destaca

Muitas empresas talvez ainda não saibam os impactos positivos em seus negócios, ao optarem por investir em estratégias de marketing digital e no engajamento com seu público.

Digo isso porque vejo empresário reclamarem da crise, que não estão vendendo, mas nem se quer entregam algo de valor para depois receberem algo em troca de seus possíveis clientes.

Lembre-se que antigamente as empresas é que iam atrás de seus clientes.

Hoje em dia, os clientes é que na maioria das vezes estão em busca de produtos ou serviços através da internet.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje e caso fique com alguma dúvida, deixe-a lá no grupo do Expert Em Marketing Digital que estarei à disposição para esclarecer todas elas e ajudar você a alcançar seus objetivos através do marketing digital.

Então como sempre digo:

Se você ainda não está aplicando estratégias utilizando o marketing digital para o seu negócio, você está perdendo oportunidades e deixando de se posicionar como referência no seu mercado de atuação.

Gostou dessa dica, assine o podcast do (a) Expert em Marketing Digital do Dicas Curtas através do aplicativo de podcast de sua preferência.

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível. Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

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