Ouça agora este podcast!

“043 Como estudar para concursos e cuidar dos filhos ao mesmo tempo” Vida de concurseiro não é fácil, nós já sabemos. Agora, imagine ser mãe e também estudar para concursos.

Neste episódio eu procurei abordar algumas formas de quebrar a complexidade de conciliar estudos e cuidar dos filhos para que você consiga atingir os seus objetivos de aprovação.

Eu poderia falar por várias e várias horas sobre o grande desafio de ser mãe e estudar para concursos, mas isto você já sabe, caso possua filhos pequenos.

O meu objetivo hoje é que você consiga dar conta de tudo o que a vida de mãe exige, principalmente dar atenção às crianças e ter quase todo o seu tempo voltado para os filhos.

O tema do episódio de hoje é um pedido de uma ouvinte aqui do nosso Podcast. Porém ele representa uma reflexão sobre ter uma postura correta em relação às crianças e a sua rotina de preparação.

Por isso, é importante que você ouça os nossos episódios anteriores para aprender mais sobre como estudar corretamente para buscar a sua aprovação no concurso que você deseja com mais facilidade.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos seus estudos e conquistar mais rápido a sua aprovação.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

Vida de Concurseiro não é fácil

A rotina de um estudante que se dedica aos concursos não é nada fácil.

Mas disso, nós já sabemos!

Agora pense um pouco na realidade de quem concilia os estudos sendo mãe. Imagine toda a complexidade deste grande desafio.

Porém, apesar de ser difícil, precisa ser feito.

Raciocine um pouco aqui comigo: Não dá para deixar de ser mãe só porque você resolveu prestar um concurso.

Você deve ter diversos motivos que te levaram a tomar essa decisão. E se ela está tomada, ótimo, meus parabéns.

Não é hora de desistir.

O grande segredo aqui é aprender a conciliar essas duas atividades, sem deixar de dar atenção que os filhos precisam, nem deixar de estudar adequadamente.

Os filhos não são o problema, eles são a razão, o porquê para que tudo isso dê certo.

Mas como exatamente fazer isso? Quais são as ações que você precisa por em prática ainda hoje para transformar o seu desespero na energia necessária para fazer tudo dar certo?

E a resposta está aqui.

Eu procurei separar 6 ações para você por em prática hoje e conseguir conciliar maternidade x estudos.

Crie uma rotina de estudos a partir das demandas das crianças

A primeira grande ação a ser executada é se adaptar, planejando a sua rotina de estudos de acordo com a rotina dos filhos.

Mesmo se você tiver um bebê pequeno, ou se já for um pouco maior. Seus filhos tem uma rotina.

O bebê tem os horário de mamar, tomar banho, comer, mas tem também o horário do soninho.

As crianças maiores têm escola, atividades esportivas, curso de inglês.

Enfim, estude essa rotina, enxergue as brechas.

Afinal, sempre é possível garimpar algum tempo, principalmente quando eles não estiverem precisando diretamente da sua atenção.

É nessas horas que você vai encontrar algum tempo para assistir à uma vídeo-aula, ou até mesmo ouvir pelo celular, ler algumas páginas do seu material de estudo ou resolver algumas questões.

Os horários do sono dos bebês, ou o horário da escola ou creche são ótimos para ter momentos de silêncio e estudar por alguns momentos.

Toda ajuda é bem vinda

Antes de se desesperar por não ter tempo para estudar, que tal buscar apoio?

A ajuda da família é muito bem vinda durante o seu tempo de estudos, e pode acrescentar muito valor à sua preparação.

Geralmente a família é o nosso porto seguro. E por que não contar com eles nesse momento tão importante?

O primeiro passo é ter uma conversa franca, explicando os reais motivos que te levaram a tomar essa decisão.

As pessoas costumam respeitar os sonhos dos outros, portanto reúna o seu marido ( caso você seja casada), seus pais, avós e compartilhe os seus objetivos com seriedade.

Porém, o mais importante nisso tudo é você se levar a sério antes de exigir que outras pessoas façam isso.

Respeite os seus horários de estudo. Assim sua família vai enxergar que você está realmente determinada e sentirá orgulho em te ajudar.

Afinal, não dá para pedir ajuda à família e ficar dormindo ou assistindo à tv nos horários em que alguém estiver cuidando do seu filho para você estudar.

O importante é você poder contar com este suporte de possuir alguém para cuidar do seu bebê para que você tenha algumas horas a mais para estudar.

Mas, se isso não for possível para você, tudo bem, continue ouvindo e tente por em prática as outras ações do episódio de hoje.

Ser mãe é a sua maior motivação

Eu ouço muitas mães que querem estudar, ou que até mesmo já estudam, reclamarem o dia inteiro que são mães e que isso atrapalha os seus estudos.

E aí está o grande erro.

Nos episódios anteriores do nosso Podcast onde nós falamos em motivação para estudar, nós definimos o conceito de “encontrar o seu porquê”.

Se você não ouviu é só retornar e ouvir desde o início quando você terminar por aqui.

Mas, resumidamente, podemos dizer que o seu “porquê” é basicamente a sua maior razão para querer mudar de vida.

E quer motivação maior do que ser mãe?

Pensar em proporcionar uma vida digna aos filhos é uma razão bem forte para superar as dificuldades do dia a dia.

Dar qualidade de vida, boa educação e uma vida estável para os seus filhos é sua responsabilidade e seu maior incentivo também.

Use isso a seu favor, monte a sua rotina de estudos, faça o seu planejamento e estude a todo vapor.

Encontre maneiras alternativas de estudar

Geralmente as pessoas estudam da maneira tradicional, que é assistir a uma aula, que pode ser presencial ou online, lendo livros, apostilas, e resolvendo exercícios.

Porém, se tiver um bebê muito pequeno, que precise da sua atenção “quase” o tempo todo, ou se você tiver que sair de casa o tempo todo por causa da rotina dos seus filhos, você tem que encontrar maneiras de contornar essa situação para pode estudar.

Eu gosto muito recomendar o estudo através de aulas em áudio. Principalmente para quem tem o tempo escasso, ou precisa estar o tempo todo conciliando os estudos com outras atividades.

Você estudar usando audiobooks enquanto faz as tarefas de casa, como a limpeza, ou até mesmo enquanto estiver cozinhando.

Assim você consegue dar conta de deixar tudo em ordem e não deixa de estar em dia com os estudos.

Além disso, ainda ganha algumas horas a mais de estudo todo os dias.

Outra forma interessante de usar os audiobooks para ouvir as aulas é quando estiver no carro, levando ou buscando os filhos na escola, ou até mesmo enquanto aguarda no curso de inglês.

Enfim, use a sua criatividade para contornar a falta de tempo e procure usar maneiras alternativas de estudar.

Procure ser paciente, não procure resultados imediatos

Todo projeto exige um tempo adequado para a sua realização.

Dificilmente nós conquistamos objetivos grandiosos, que são mais complexos, da noite para o dia.

Entenda que você vai conquistar a sua aprovação no momento certo.

E o grande segredo para que você seja aprovada é ter persistência diária.

Procure manter um ritmo de estudos saudável e que te proporcione o mínimo de qualidade de vida enquanto você estiver na condição de mãe e de estudante.

Seja paciente! Procure enfrentar as dificuldades do dia a dia com serenidade para não correr o risco de colocar tudo a perder.

Nem sempre as coisas acontecem como nós planejamos.

Os filhos ficam doentes, nós também ficamos. Temos os conflitos familiares, os filhos tem que estudar para a prova na escola.

Tem dias que nada parece dar certo!

Procure encarar essas situações com o máximo de naturalidade e simplesmente se esforce para superá-las.

A nossa reação correta aos acontecimentos em nossas vidas é mais importante do que o próprio fato por si só.

Em outras palavras, se você tiver um problema, o que importa de verdade é o que você faz para resolvê-lo.

Afinal ele já existe e está ali, esperando pela sua atitude.

Resumo

Agora que tal fazer um pequeno resumo de tudo o que nós vimos hoje?

  • Eu comecei falando sobre as dificuldades e desafios de estudar para concursos sendo mãe. Nós vimos como é complexo dar conta de tudo isso.
  • Em seguida você aprendeu que é importante se adaptar, criando uma uma rotina de estudos a partir das demandas das crianças, para que você não seja negligente com o cuidado dos seus filhos.
  • Eu te mostrei também que você precisa considerar a possibilidade de pedir aquela força à sua família. Afinal, toda ajuda é bem vinda nesse momento tão importante. Ser mãe não é um problema a ser resolvido. Na verdade isso é uma dádiva divina. Use isso como o seu maior fator de motivação.
  • Nós vimos também que, muitas vezes, a maneira tradicional de estudar pode não atender às suas necessidades. E para contornar esse problema, você deve encontrar maneiras alternativas de estudar, para não perder o ritmo nem atrasar os estudos.
  • Finalizando, você aprendeu a importância de ser paciente e ter a tranquilidade necessária para superar as dificuldades e deixar que os resultados apareçam no momento certo.

Eu espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This