Ouça agora este podcast!

“044 Como fazer mapas mentais para concursos?”.Se você quer conquistar a sua aprovação com mais facilidade em qualquer prova de concurso, é necessário aprender maneiras de otimizar os seus estudos.

Neste episódio você vai aprender como fazer mapas mentais para concursos e aumentar a sua capacidade de aprendizado e de memorização do conteúdo estudado.

Quero detalhar as estratégias de elaboração de mapas mentais para serem utilizados nos seus estudos, além do uso prático para conseguir aprender mais rápido e não se esquecer de tudo o que você estudou.

Os mapas mentais pode ser utilizados como forma de resumos para organizar as partes mais importantes de todo o conteúdo a ser estudado para a prova do seu concurso e servem como base para as revisões programadas.

Portanto, além de ouvir o episódio de hoje, é importante que você ouça os episódios anteriores para melhorar a aplicação prática desses ensinamentos .

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos seus estudos e conquistar mais rápido a sua aprovação.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

O que são mapas mentais

Os mapas mentais são representações na forma de diagramas que mostram a informação desejada através de ramificações lógicas.

Eles são uma excelente ferramenta para gestão do conhecimento, pois criam ligações entre todos os aspectos de uma ideia central, organizando entre níveis de aprofundamento hierárquicos.

Os mapas mentais para concursos são muito utilizados para se realizar resumos e revisões dos conteúdos, pois sua representação ramificada, e não linear, organiza as informações de forma similar às conexões em nosso cérebro, o que facilita a memorização e o aprendizado.

Eu diria até que os mapas mentais são fundamentais durante os estudos, pois eles reduzem e simplificam as informações mais relevantes de cada conteúdo a ser estudado.

E esse efeito ajuda nosso cérebro a ser mais veloz, tanto no processamento da informação, quanto na sua memorização.

 

Veja um exemplo na imagem abaixo:

Por: Rebeca Amorim
Site: https://geekiegames.geekie.com.br/blog/como-fazer-um-mapa-mental/

 

Qual a importância dos mapas mentais para concursos

Estudar através de mapas mentais ajuda a desenvolver dois aspectos do nosso cérebro: o lado criativo, em um primeiro momento, e o lado racional.

Esse aprimoramento faz uma diferença tremenda em nossos estudos, aumentando a sua capacidade de aprendizado e melhorando sua compreensão dos assuntos estudados, além do aumento do poder de memorização, através da representação visual das informações.

Usando os mapas mentais nos seus estudos, você consegue ter uma visão mais ampla do assunto estudado, destacando seus subtópicos através das conexões de ideias, obtendo assim uma rápida compreensão do assunto como um todo.

Esta ferramenta melhora a sua produtividade, pois aumenta a sua velocidade de aprendizagem e a organização dos conteúdos em sua mente, pois a informação já está sendo levada ao seu cérebro na forma em que ele faz o seu armazenamento na memória.

 

Como os mapas mentais podem te ajudar a estudar para concursos?

Antes de tudo, é importante que você aprenda como criar um mapa mental para concursos perfeito.

E, para isso, você precisa conhecer e seguir as regras para a criação de mapas mentais para que você seja capaz de extrair o máximo do poder desta maravilhosa ferramenta de estudos.

Nosso cérebro é uma máquina extremamente complexa.

Nós não nascemos com um manual de instruções em mãos. E, por isso, a mente humana é muito estudada pelos cientistas.

E foi isso que o Professor Tony Buzan fez na década de 70. Ele começou a estudar a mente humana e observar o seu funcionamento, desenvolvendo os mapas mentais.

De forma resumida, podemos afirmar que os mapas mentais “simulam” o nosso cérebro, falando a mesma língua e armazenando as informações da mesma forma que nossas conexões neurais trabalham, fazendo conexões entre ideias e pensamentos.

Por isso os mapas mentais funcionam tão bem na sua preparação para provas de concurso.

 

Como fazer mapas mentais para concursos?

O processo de criação de mapas mentais para concursos é bem simples.

Basicamente, basta que você siga a sequência de passos práticos que vou te mostrar a seguir.

A primeira coisa a ser feita é ler o conteúdo que será o tema central do seu mapa mental no seu material de estudo.

Em seguida, grife as partes mais importantes do conteúdo.

Se você não souber como identificar as partes mais importantes do conteúdo a ser estudado, procure pelo episódio sobre Roteiro de Estudos Perfeito, em nosso Podcast, assim que você finalizar por aqui.

Então, é hora de pôr a mão da na massa. 

Pegue uma folha de papel A4 e alguns lápis de cor ou canetinhas coloridas e escreva a palavra-chave que representa o tema central do mapa bem no centro da folha.

Em seguida, crie ramificações dos subtópicos do tema principal, que também serão identificados pela sua palavra-chave. Esses “ramos” serão conectados ao tema central e, por sua vez, também poderão conter sua própria rede de subtópicos.

Você também pode usar figuras ou desenhos que tenham relação com os ramos. Elas ajudam a ter melhor entendimento sobre o conteúdo do mapa mental.

 

Elementos de um mapa mental eficiente

A primeira coisa a ser definida é o tema central do mapa mental, geralmente posicionado no centro da sua folha, que deve ser usada, preferencialmente, no formato horizontal.

Assim você tem mais espaço para fazer o seu mapa.

Definido o tema central do mapa mental, é hora de traçar as suas ramificações, que são as conexões entre o tema central e suas ideias secundárias.

Você pode repetir esse processo para um terceiro nível de ideias e seguir adiante, dependendo do nível de aprofundamento do tema central do mapa.

Cada um desses elos, que representam as ideias secundárias e suas ramificações, devem ser identificados por palavras-chaves ou imagens que representem o assunto correspondente e ative a nossa mente memorizar melhor as informações através desta associação.

Durante essa etapa, o ideal é usar frases curtas otimizar o estudo e para que o seu mapa não fique poluído, com informações sobrepostas umas sobre as outras.

Assim você não cria um emaranhado de palavras e mantém o seu mapa mental visualmente otimizado.

E finalizando esta etapa importante, eu não poderia deixar do uso das cores nos mapas mentais.

Uma vez que nosso cérebro tem a capacidade de identificar as cores, é perfeitamente possível usar cores diferentes para destacar setores ou ramificações dentro do mapa mental, definindo uma cor para cada ramo principal.

 

Fazendo revisões com mapas mentais

Os mapas mentais utilizados como material de estudo são muito poderosos e facilitam em muito a aprendizagem por, basicamente, dois aspectos: sua VELOCIDADE DE LEITURA e seu FÁCIL CONSUMO.

Portanto, você pode usar os mapas mentais para revisar um conteúdo que já tenha estudado e desenvolvido os seus resumos, da maneira que você aprendeu em nosso episódio Como Fazer Um Roteiro de Estudos Perfeito.

Então faça seus resumos utilizando os mapas mentais e faça as suas revisões programadas realizando a leitura desses mapas.

Com o tempo, você vai perceber que não precisará mais ler com tanta frequência ou atenção o seu mapa mental, pois terá transferido aquele conteúdo para a sua memória.

É quando a mágica acontece.

Muito bem, é hora de fazermos um pequeno resumo de tudo o que nós vimos hoje aqui neste episódio do Mestre em Concursos.

E o tema do Podcast de hoje foi estudar para concursos usando os mapas mentais.

  • E como não poderia deixar de ser, o primeiro assunto que nós discutimos foi justamente definir o que são mapas mentais. Para entender a sua importância durante os seus estudos para concurso.
  • Em seguida você aprendeu como os mapas mentais podem te ajudar a estudar para concursos.
  • E você aprendeu os conceitos necessários para começar a fazer mapas mentais para concursos na prática, partindo do ZERO.
  • Finalizando eu mostrei a você como fazer o seu processo de revisões utilizando justamente os seus mapas mentais.

 

Eu Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This