Ouça agora este podcast!

“028 Como fazer os estudos renderem: O Efeito Produtividade Extraordinária”

Você já estudou para alguma prova de concurso?

Você já teve aquela sensação de que, por mais que você se esforce, não consegue fazer os estudos renderem como deveriam?

E assim, você se sente cada vez mais distante da sua aprovação?

Se a sua resposta for sim, fique comigo até o final do episódio de hoje, pois você vai aprender como ter produtividade nos estudos para se aproximar da sua aprovação todos os dias.

Neste episódio quero te falar com mais detalhes o conceito da alta produtividade, também conhecida como produtividade extraordinária.

Pois esse conhecimento vai permitir que você consiga dar o devido prosseguimento dos seus estudos, dando conta de todas as suas atividades a serem realizadas, não só nos estudos, mas conciliando todas as áreas da sua vida. Afinal,  temos tantas coisas que nos preocupam no dia-a-dia, que as 24 horas parecem não ser suficientes para dar conta de tudo.

Então hoje, basicamente, nós vamos aprender como manter a produtividade nos estudos, sem comprometer a vida pessoal, tendo bons resultados e eliminando a procrastinação.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

Os 4 pilares da produtividade

Certa vez eu estava em um treinamento, onde eu aprendi o conceito de produtividade extraordinária explicado de uma forma, ao mesmo tempo, simples e fantástica. Aquilo nunca saiu da minha cabeça, e até hoje eu uso esse conceito em todas as áreas da minha vida. E ele me ajuda em um ponto chave que é a continuidade direcionada.  

Esse conceito é dividido em quatro pilares, e eu recomendo que você coloque em prática para atingir essa habilidade também.

O primeiro pilar se chama clareza, e ele é fundamental para todo o processo de alta produtividade nos estudos.

Ele se resume na resposta da pergunta:

Onde eu quero chegar?

Parece bobeira, mas eu gostaria que você se fizesse essa pergunta e respondesse com o máximo de sinceridade, afinal não vale mentir para si mesmo. 

A clareza nos torna melhores, extraordinários. E sem ela, nós somos medíocres, medianos. É por isso que somentes poucas pessoas que tem esse conhecimento conseguem atingir patamares de felicidade e conquista pessoal elevados. 

O segundo pilar traz o conceito de que: se ocupar não é produzir.

E isso se resumo em fazer o que é necessário para caminhar na direção dos seus sonhos, eliminando todas as distrações ou ações que te afastem dele.

Eu costumo colocar alguns alarmes no meu celular, durante os horários em que eu me planejei para realizar alguma tarefa importante ou para realizar algum objetivo de vida, com a seguinte pergunta:

Pablo, você está se ocupando ou produzindo?

Obviamente, se eu estiver enrolando, ou procrastinando, rapidamente eu retomo as minhas atividades importantes.

O terceiro pilar é a mentalidade vencedora, ou como já falamos em alguns episódios anteriores, o bom e velho mindset de sucesso.

Lembre-se de que as nossas maiores batalhas são internas. Você não precisa ganhar de ninguém, só de você. E para isso, você precisa melhorar um pouquinho a cada dia. Um passo de cada vez conta muito.

O que você deseja para o seu futuro próximo:  uma vida merda ou uma VIDA EXTRAORDINÁRIA?

Faça essa pergunta a si mesmo todos os dias pela manhã e sinta a diferença em uma semana. 

Use o alarme do celular para te lembrar de realizar essa importante tarefa.

O quarto e último pilar da produtividade extraordinária é a energia.

E ela nasce justamente de uma vida equilibrada, através de cuidados com a própria saúde, primeiramente.

E os principais ensinamentos que eu posso te passar são muito básicos, como beber uma quantidade adequada de água todos os dias. Além dos cuidados com a sua alimentação. Eu não sou Nutricionista, mas se você tem péssimos hábitos alimentares, talvez seja o caso de procurar um profissional da área ou uma orientação adequada. 

A prática regular de atividade física também ajuda a manter o corpo fortalecido para suportar horas de estudos. Além disso, é importante consultar um médico com certa frequência para realizar um acompanhamento da sua saúde.

 

Como ser produtivo nos estudos

Os pilares da produtividade servem não somente para os estudos, mas para qualquer projeto de vida que você decida tocar e demande tempo de dedicação.

Geralmente um projeto de médio a longo prazo exige o correto planejamento das atividades, além de um tempo de execução dessas demandas. Para os estudos, vale o mesmo raciocínio. 

Digamos que o edital para o seu concurso tenha acabado de ser publicado. E certamente ele trouxe algumas alterações no conteúdo programático da prova. Pois bem, se analisarmos o escopo de tempo, certamente você terá um período determinado até a data da prova.

E você terá que analisar justamente essas diferenças trazidas no edital, o quanto falta para que você finalize o estudo de todo o conteúdo da prova, incluindo as novas matérias que possam constar nele.

Então, baseando-se no tempo que você tem disponível para estudar todos os dias, além do tempo que falta para o dia de aplicação das provas, você monta um plano de ação, em outras palavras, realiza o seu planejamento.

Este assunto nós já abordamos quando falamos de metas de estudo, em episódios anteriores do nosso podcast, por isso é importante voltar e ouvi-los, caso você ainda não tenha feito.

A próxima fase, seguindo a lógica, é a de execução das atividades de estudo definidas por você.

Teoricamente, é só seguir o seu plano de ação a risca e pronto.

Mas na prática não é bem assim que as coisas funcionam, pois nós temos uma vida além dos estudos, acompanhada de tudo o que uma vida normal nos traz.

São problemas familiares, falta de dinheiro, de tempo para estudar, e toda uma série de distrações e situações que roubam a sua atenção e, se você permitir, vão te desviar do caminho.

Por isso é importante você aplicar todo o conhecimento já adquirido por você em nosso podcast.

O conteúdo disponibilizado da forma como fazemos aqui, cirurgicamente produzido pela nossa equipe,  não existe em nenhum outro local da internet, tão completo, em uma ordem lógica e gratuito.

Mas o mais importante, aplique os conceitos da produtividade extraordinária. Acredite no método e simplesmente pratique.

Dessa forma, você consegue blindar a sua atenção nos momentos de estudo.

E deixa para resolver os outros problemas no momento adequado.

 

Eliminando a procrastinação

Por mais que pareça simples se preparar para uma prova de concurso, onde nós temos as matérias a serem estudadas, temos a técnica de estudo a nosso favor, na prática a coisa não funciona tão perfeitamente.

Se você não estiver com a mente 100% focada no seu objetivo final, ciente dos benefícios que irá atingir ao final deste processo, a coisa não anda.

Afinal, ter a disciplina e aplicação constante aos estudos por meses, ou até por anos, a depender do caso, assusta não só os estudantes de primeira viagem, mas também concurseiros experientes.

A preguiça sempre bate à nossa porta, e aí vem aquela vontade de deixar tudo para “amanhã”. Essa é uma definição perfeita de procrastinação: deixar de fazer o que deve ser feito, por pura preguiça.

E isso pode se tornar um círculo vicioso se você não se policiar e der um basta. Nessas horas, minha maior recomendação é, primeiramente, se livrar de toda e qualquer distração no horário de estudo. Além disso, é fundamental também definir metas de estudo claras, controláveis e tangíveis. 

E para finalizar, pense no seu “eu” futuro, crie uma imagem sua com os seus objetivos realizados. Essa visão é fundamental para que você entenda a importância do que deve ser feito.

 

Resumo:

Hoje o conteúdo foi muito transformador. Então, para que você consiga assimilar as ideias com mais facilidade, vamos resumir o que você aprendeu.

  • A primeira parte do nosso podcast foi sobre os 4 pilares da produtividade. E eles são um conjunto de estratégias que servem basicamente para que você tenha um aprendizado mais eficiente e, como consequência, fazer os seus estudos renderem mais.
  • Então, você aprendeu basicamente os conceitos de clareza, a diferença entre produzir e se ocupar, a mentalidade vencedora, ou mindset de sucesso e a energia necessária para fazer o que deve ser feito.
  • Em seguida, você viu, basicamente, como ser produtivo nos estudos, ou seja, aprender mais e estudar menos.
  • E na última parte do episódio a nossa conversa foi sobre eliminar a procrastinação nos estudos. Definindo a procrastinação, de forma geral, como a preguiça de estudar.

O que acontece na maioria dos casos, é que, se você não tiver esse conhecimento e colocá-lo em prática, provavelmente cairá em um estado de desânimo por não saber como ter organização e realizar um estudo direcionado.

E é justamente esse sentimento que leva os estudantes a desistirem do seu sonho de mudar de vida passando em um concurso público.

Então, o maior conselho para você hoje é: coloque em prática todo o conhecimento que você adquirir em nosso podcast.

Pois é isso que vai te levar à sua aprovação.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de Apoiadores do Dicas Curtas?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This