Ouça agora este podcast!

“018 Como fazer um plano de estudos para concurso infalível”

Criar metas e traçar os seus objetivos de estudo são o grande segredo para você obter bons resultados nas provas de concurso. Nesse episódio do nosso podcast eu vou te mostrar como fazer um plano de estudos infalível para que você seja estratégico e alcance a sua aprovação mais rápido.

A verdade é que a rotina de muitos estudantes é passar muitas horas por dia estudando, em uma rotina que normalmente dura meses ou até mesmo anos. Agora imagine tamanho esforço e empenho sendo simplesmente jogados fora, sendo usados como uma imensa perda de tempo. E normalmente é isso que acontece.

Esses estudantes simplesmente não sabem montar um plano estratégico e eficaz que  faça com que os seus esforços se transformem em resultados positivos nas provas de concursos, vestibulares, OAB, e até mesmo os concursos militares.  Então, voltando um pouco a um tema que já foi debatido em episódios anteriores, é importante que você saiba qual o seu objetivo de estudo. 

Por isso é importante saber qual concurso você quer prestar, ou área de concurso você deseja obter a sua aprovação, qual o nível de escolaridade, por exemplo. A partir do momento que você sabe onde quer chegar, é mais fácil desenvolver um plano de estudo que funcione e que seja perfeito para atingir os seus objetivos. A partir daí, é hora de partir para a ação e entrar em campo… é hora de colocar o seu plano de estudos em prática, estudando.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

O que é um Plano de Estudos?

Um plano de estudo é um modelo de organização dos estudos baseado em um método. Esse método é um conjunto de estratégias para que você consiga se tornar um estudante com alta capacidade de aprendizado e desenvolva a habilidade de resolver provas de concurso com alto desempenho. Em outras palavras, o plano de estudos é uma ferramenta essencial para você mandar bem nos concursos e conquistar a sua aprovação mais rápido.

Mas para isso acontecer, você tem cumprir algumas etapas muito importantes, que são:

  • Traçar objetivos de estudo
  • Traçar as metas para atingir esses objetivos
  • Fazer o planejamento semanal dos estudos
  • Entrar em campo
  • Fazer uma análise constante de desempenho.

Em outras palavras, podemos dizer que o plano de estudos é o que vai ditar o rumo do seu projeto de aprovação. Pode parecer um pouco complicado no início, mas, à medida que o seu plano de estudo vai sendo colocado em execução, você vai perceber que na verdade é um procedimento bem simples de organização dos seus estudos.

Lembrando sempre que tudo vai depender da sua responsabilidade, em seguir exatamente o seu planejamento. Você é a única pessoa responsável por fazer dar certo. 

Plano de estudo ideal para quem trabalha e estuda

Nos episódios anteriores do nosso podcast, você já aprendeu que a sua rotina de estudos deve ser coerente com a sua realidade. Não adianta traçar um cronograma de estudos que você não consegue cumprir.

Se você perdeu algum episódio, volte e ouça para que você aprenda como traçar um cronograma de estudos eficiente.

Se você vai prestar um concurso, mas ao mesmo tempo precisa trabalhar e acha que não consegue dar conta de tudo, tenha calma, isso não é um problema, mas, sim, uma questão de organização. O primeiro passo para conciliar estudos e trabalho é se organizar.

Faça um levantamento de toda a sua rotina, levantando como você usa o seu tempo e trace um planejamento coerente, como você aprendeu no episódio sobre cronograma de estudos. É importante que, durante a sua preparação, você comece devagar e vá se adaptando à sua rotina de estudos. Assim, você adquire o condicionamento ideal para manter um ritmo de estudos consistente, que aguente uma rotina que pode durar um logo período de tempo.

O planejamento e a disciplina são habilidades que você precisa adquirir, pois eles precisam estar presentes no seu dia a dia como estudante. A disciplina é fundamental para que você se mantenha firme no leme, principalmente naqueles dias em que o cansaço e a falta de motivação querem puxar a sua moral para baixo. 

Por que fazer um plano de estudo semanal

Normalmente, nós temos uma rotina diária meio que “cíclica”, se assim podemos dizer. Ela costuma ter um ciclo de repetição semanal. Essa é uma questão meio que lógica, já que para a maioria dos brasileiros, tem as suas atividades profissionais e estudantis durante os dias úteis, ou seja, de segunda à sexta. Já as atividades mais sociais e de lazer ficam para o final de semana. A vida do brasileiro funciona dessa forma para a grande maioria da população. 

Por isso, eu costumo sempre recomendar que o seu planejamento de estudos siga uma lógica parecida. Assim você mantém uma pegada de responsabilidade nos dias úteis, e deixa para descansar e se socializar, mais para os finais de semana.  Obviamente, você deve analisar a sua rotina para tirar as suas próprias conclusões e esse é apenas um NORTE.

Além disso, utilizando o período de uma semana para se organizar, você consegue determinar como usa o seu tempo com uma margem de sete dias de antecedência para eventuais contratempos, ou seja, as atividades urgentes que uma hora ou outra vão surgir.

Uma ressalva importante que eu gostaria de fazer é que, se após analisar o uso do seu tempo, você perceber que o tempo está escasso durante os dias úteis, você terá que avaliar o uso do seu final de semana para atividades de estudo. Obviamente, reservando espaço para descanso, para o lazer e também para os seus momentos em família ou para encontrar os amigos.

Usando uma planilha de estudo

A planilha de estudo é uma forma interessante de fazer o seu plano de estudo pela sua facilidade. Mesmo que você não tenha o Excel, da Microsoft, ou o Calc, do pacote LibreOffice, instalados no seu computador, isso não é um problema. Basta você acessar o site do Google Sheets, acessando com a sua conta do gmail e pronto, pode criar a sua planilha na nuvem e acessar de qualquer computador conectado à internet e até mesmo do seu smartphone ou tablet.

A planilha de estudo serve basicamente para você seguir o seu planejamento de estudos. Através dela, você sabe exatamente qual a matéria a ser estudada naquele período específico de estudos.

Além disso ela permite que você execute as tarefas de estudos na ordem correta. Sejam elas:

  • Aula relativa à matéria, ou primeira leitura do conteúdo.
  • Resumos
  • Revisões
  • Resolução de exercícios.
  • Análise de desempenho
  • Revisão dos pontos falhos ou com dificuldade.

A planilha te permite estudar com controle e elimina aquela sensação de estar completamente perdido, sem saber o que fazer e por onde começar a estudar. Essa é a estratégia ideal para quem tem uma rotina diária previsível.

Mas, para quem tem uma rotina sem muita definição, por exemplo, se você trabalha por escala, ou o seu trabalho não tem horário fixo ou, ainda, se você gosta de ter um pouco mais de flexibilidade nos horários, você pode usar a estratégia do ciclo de estudos.

O Ciclo é uma estratégia em que você não determina horários fixos de estudo, mas sim uma sequência fixa de ações de estudo. Através dele, você determina a ordem das matérias a serem estudadas e as atividades de estudo e segue essa sequência de acordo com a sua disponibilidade. E, ao concluir um ciclo completo, você tem a opção de reiniciar o ciclo ou começar um novo, adicionando mais matérias ou reorganizando as atividades de estudo.

E antes de escolher qual modelo de plano de estudo você deve seguir, eu recomendo que você teste. Não existe estratégia melhor ou pior, na verdade existe aquela que funciona melhor para você. Essa é uma escolha muito pessoal.

Resumo:

Agora, é hora de resumir tudo o que nós aprendemos hoje.

  • Muito bem, nesse episódio nós vimos como fazer um plano de estudos para concurso infalível.
  • O primeiro ponto que você aprendeu foi a importância de fazer um plano de estudos e como essa ferramenta pode ser o fator-chave da sua aprovação.
  • Logo em seguida você viu o que é um plano de estudo na prática e porque ele é a ferramenta ideal para aumentar o seu rendimento nos estudos.
  • Na sequência, nós vimos que é possível estabelecer uma rotina de estudos muito eficiente, mesmo se você tiver que conciliar trabalho com estudos. Tudo se resume a questão de organização e comprometimento.
  • Você aprendeu também por que fazer um plano de estudo semanal é importante para que você tenha um bom período de antecedência no seu planejamento. Assim você consegue se adequar aos contratempos para manter a sua rotina funcionando com controle.
  • E, por fim, você viu que usar uma planilha de estudo é simples e eficiente. Lembrando que existem basicamente duas formas de realizar esse controle: através de um cronograma de estudos fixo ou através do ciclo de estudos.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de e podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This