Ouça agora este podcast!“026 Aplique SEO em seu site”

 

Você sabe como melhorar o posicionamento nas buscas no Google?

Talvez já tenha feito uma pesquisa de uma loja, produto ou serviço da sua região e ele nem se quer apareceu nas pesquisas do Google? Ou pior, você tem um negócio e ele só aparece a partir da página de número 30 do Google?

Neste episódio vou comentar sobre a importância e como você pode começar a melhorar o posicionamento do seu negócio na internet através das técnicas de SEO.

  • Onde tudo começou?
  • O que é SEO?
  • Posicionamento nas buscas do Google: Por onde começar?
  • Colocando seu site no Google
  • Preciso de um especialista em SEO?
  • Ajudando o Google a encontrar seu conteúdo
  • Diga ao Google o que não deve ser rastreado

Onde tudo começou?

Você talvez não saiba desta informação, mas a otimização para mecanismos de buscas surgiu em meados de 1990 e o processo era basicamente cadastrar o site em motores de busca para que um site entrasse na base de pesquisa dos mesmos.

Assim estes mecanismos utilizavam programas que varriam os conteúdos de um site cadastro e mapeavam todas as palavras encontradas, para que no momento de uma pesquisa fosse possível apresentar os resultados que combinassem com as expressões pesquisadas.

O problema é que as vezes algumas páginas tinham deixado de existir, expiravam, tinham mudado de lugar ou passaram a apresentar um conteúdo diferente. Porém ainda sim eram apresentadas nos resultados de busca.

Como o volume de informações on-line foi aumentando, os motores de buscas começaram a classificar as informações para que as mais relevantes fossem apresentadas em primeiro lugar.

O que é SEO?

Otimização para mecanismos de busca!

Esta é a tradução mais coerente a o propósito das estratégias que visam dar mais relevância a um site e a seus conteúdos, melhorando seu posicionamento nos resultados de buscas orgânicas em sites de buscas.

As estratégias envolvem ajustes técnicos, assim como outros ajustes que envolvem conteúdos, imagens e muitas outras ações que buscam otimizar ao final um maior volume de visitas e inclusive resultado em vendas para um negócio.

Caso você já tenha um site, realizando pequenas modificações em partes dele, você conseguirá aplicar diversas melhorias que podem parecer pequenas, mas quando combinadas por outras otimizações produzem um grande impacto positivo na experiência do usuário e nos resultados da pesquisa orgânica.

Posicionamento nas buscas do Google: Por onde começar?

A primeira coisa que você precisa verificar é se o seu site é apresentado na pesquisa do Google.

Você pode fazer esta verificação simplesmente pesquisando no Google através da expressão “site:” mais o domínio do seu site.

Por exemplo: Vamos supor que você quer saber se o site do Dicas Curtas está indexado, então você digitará no campo de pesquisa a seguinte expressão: “site:dicascurtas.com.br”.

Mas se seu site não for apresentado no resultado de pesquisa do Google, não se desespere!

Isto pode ocorrer por alguns dos seguintes fatores:

  1. Seu site não está bem conectado a outros sites na Web;
  2. Você acabou de lançar um site novo e o Google ainda não teve tempo de rastreá-lo;
  3. O design está dificultando o rastreamento efetivo do conteúdo dele;
  4. O Google encontrou um erro ao rastreá-lo;
  5. Sua política impede o Google de rastrear seu site.

 

Colocando seu site no Google

A inclusão do seu site no Google é gratuita e simples de fazer.

Você pode inclusive deixar que o Google indexe automaticamente seu site, pois ele possui um conjunto de computadores onde é executado o “Googlebot”, um programa que determina quais sites devem ser indexados, qual a frequência de atualização dessa indexação e quais páginas deverão ser apresentadas nos mecanismos de pesquisa.

Mas você pode através do Google Search Console realizar o envio do seu site para indexação, onde inclusive ele irá te fornecer dados de desempenho e monitorar erros críticos que forem encontrados pelo Google.

Preciso de um especialista em SEO?

Antes de mais nada, você pode não ter muita afinidade com questões técnicas, programação ou habilidade com gestão de configurações de sites, e opte por contratar um especialista em SEO para conseguir atingir os resultados que deseja.

Existem algumas práticas que são classificadas como “fraudes” e que podem até trazer um resultado no curto prazo, mas que podem ocasionar em último caso até a remoção do seu site dos índices do Google.

Busque entender tudo o que será feito, as etapas, quais aspectos são avaliados no seu site. Caso hajam muitos segredos ou não ficar claro para você o trabalho que será realizado, pense na possibilidade de buscar outros especialistas para este trabalho.

Ajudando o Google a encontrar seu conteúdo

O primeiro passo para que o Google possa encontrar de forma mais fácil seu site e assim indexar seus conteúdos é através de um sitemap.

O sitemap é um arquivo texto em formato XML, que conterá de forma estruturada todas as páginas disponíveis em seu site, facilitando a vida do Googlebot, uma vez que você já estará dizendo a ele o conteúdo que será indexado.

Opte utilizar o sitemap para este objetivo principalmente se você possui um site muito grande, possui um grande acervo de conteúdos que não está diretamente relacionado ou possui um site novo e com poucos links internos.

Diga ao Google o que não deve ser rastreado

Talvez seu site possua links e páginas específicas que não precisam ou não devem ser rastreadas.

Para evitar que o Google faça a indexação destas páginas, deverá ser criado um arquivo denominado “robots.txt” no diretório raiz do seu site, incluindo os comandos necessários para remover os conteúdos indevidos da indexação.

Esta boa prática ajuda, mas não elimina 100% a possibilidade de ter conteúdos indexados pelo Google.

Então caso tenha a necessidade de remover páginas específicas do mecanismo de pesquisa do Google, use métodos de proteção com senha ou as diretivas ou tags noindex.

Título e descrições de páginas

Apesar realizar os passos anteriores, você também precisa garantir que o título e a descrição das páginas de seu site ajudem o Google e os usuários a entenderem do que se trata cada página.

Então considere sempre criar páginas com títulos precisos e exclusivos, únicos para cada página do seu site.

Isto é importante porque se o seu conteúdo for encontrado em uma busca realizada, a primeira informação que será apresentada será o título de sua página.

Outro aspecto muito importante é colocar uma descrição para sua página, através da “metatag description”.

Não se assuste com esta expressão, pois caso você tenha um site em wordpress, pode simplesmente fazer o uso de um plugin de SEO, que fornecerá de forma bem tranquila uma maneira de preencher esta informação.

Preencha esta descrição de forma clara e apresentando um pequeno resumo do conteúdo da página.

O Google, dependendo do nível de correspondência com a palavra chave pesquisada, poderá exibir boa parte de seu conteúdo, chamando ainda mais a atenção das pessoas que encontrarem seu site nos resultados de pesquisa.

Também é importante que mantenha descrições únicas para cada página.

De olho na estrutura do seu site

Um item que talvez passe por muitas vezes despercebido na hora de definir a estrutura do seu site, está relacionado a hierarquia das informações e de seu conteúdo.

Quando se possui uma boa organização que permita inclusive o Google identificá-la, permitirá que você faça o uso de diversos recursos especiais no resultado da pesquisa.

Preocupe-se em criar uma lógica na estrutura dos seus links, criando algo semelhante a estrutura de pastas de diretórios.

Por exemplo: Se você possui um site artigos esportivos, você poderá separar os links de acordo com a categoria: 1º a página principal com todos os produtos, 2º a página com apenas o artigo esportivo tênis, 3º em páginas separadas os modelos de tênis femininos e em outra os modelos de tênis masculinos.

Utilize URL’s simples

Usar url’s que remetam ao conteúdo da página é uma excelente prática na estruturação do seu site, pois garantirá uma boa otimização e um acesso simplificado para seus visitantes.

Outro aspecto importante é que estas URL’s são apresentadas nos resultados de pesquisa, então quanto mais intuitivas elas foram mais fácil será de seus visitantes acessarem, retornaram e principalmente recomendarem suas páginas e conteúdos.

E tem muito mais de SEO por aí

Até aqui apresentei alguns pontos importantes que envolvem mais questões estruturais e básicas de SEO para seu site.

Na próxima semana vou abordar os aspectos relacionados SEO voltados à produção de conteúdos otimizados.

 

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