Ouça agora este podcast! “020 Como melhorar seu desenvolvimento na natacao”

Hoje vamos falar sobre natação. Você frequenta um clube ou academia com piscina, ou tem uma na sua casa ou prédio e quer dedicar mais tempo à natação? Fique comigo pois este podcast é para você. Mas antes disso gostaria de te convidar a integrar o nosso grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas dúvidas direto comigo. Então procure pelo cara da academia e solicite sua participação.

 

Pouca frequência nos treinos e falta de objetivos são os principais fatores que atrapalham o desenvolvimento na natação. Esses e outros obstáculos fazem com que o iniciante e até atletas amadores mais experientes, percam técnica, condicionamento e, consequentemente, performance neste esporte. Para evitar que isso aconteça, veja algumas dicas que irão te auxiliar.

É importante definir seu objetivo na natação: competitiva ou recreativa. Caso opte por competitiva é necessário nadar mais de 3 vezes por semana, caso sua opção seja recreativa, 2 a 3 vezes por semana já é suficiente.

Aprimorar a técnica de cada um dos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta) torna o nadador mais eficiente. Dessa forma, se gasta menos energia e o nado fica mais rápido. Então evite nadar apenas os estilos que você gosta.

O treino de pernas ajuda o nadador a ter maior propulsão e, principalmente, melhora o seu posicionamento na água, o que aumenta a eficiência, pois a pernada é estabilizadora do nado.

Respeitar a intensidade prevista para cada item do treino é importante para que o objetivo da sessão seja cumprido. Existem diversos modos de fazer essa avaliação. Os mais comuns são medir a frequência cardíaca, durante e ao final das séries, e analisar a escala de percepção subjetiva de esforço.

Durante o planejamento dos treinos, é interessante realizar séries que voltem a ser feitas depois de certo período. Assim, é possível ver a sua evolução. Por exemplo: alguém que realiza uma série de 10×50 crawl, com intervalo na casa dos 40 segundos, pode voltar a fazer a mesma série três semanas depois, e buscar uma média mais forte.

Série para nivél técnico intermediário e condicionamento físico moderado.

300m livres aquecimento

 

100m crawl com as mãos fechadas

100m crawl respiração bilateral 3/1

 

200m vai costas volta peito

2x100m medley

 

4x50m perna de crawl com pausa de 30’’

2x100m crawl com pausa de 30’’

 

200m livres

 

Mesmo com estas dicas, gostaria de ressaltar que a presença do professor é de grande importância. Correções técnicas são fundamentais em todos os momentos e níveis de nadadores. Então uma vez por semana ou quinzenalmente procure um professor para ajustes técnicos que irão contribuir e muito para sua evolução no esporte.

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

Pin It on Pinterest

Share This