Ouça agora este podcast!

“022 Como otimizar o seu tempo de estudo – O Guia Absolutamente Completo”

Se você quer passar em um concurso mais rápido, e quer fazer com que os seus estudos tenham alto rendimento, uma regra básica é focar no uso eficiente do seu tempo disponível para estudar, e não na quantidade de tempo por si só.

Neste episódio você vai aprender uma estratégia completa que vai te mostrar como otimizar o seu tempo de estudo, para que ele renda, no mínimo, 5 vezes mais do que um estudante comum.

Hoje  você vai conhecer em detalhes a estratégia completa para extrair o máximo de conhecimento no tempo disponível que você tem para estudar, permitindo que você aprenda muito mais em menos tempo. Ou, seja, você será capaz de aprender mais, com menos esforço.

Essa estratégia faz parte do seu processo de desenvolvimento como estudante, ou seja, passar de uma pessoa normal a uma máquina de memorização. E se você acha isso bom demais para ser verdade, você não é a primeira pessoa, mas eu aposto que você vai se surpreender com o conteúdo deste podcast.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre em Concursos do Dicas Curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos Públicos do Dicas Curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

Utilize preferencialmente material impresso

Hoje em dia nós temos infinitas possibilidades para estudar através de materiais digitais. Nós podemos usar os smartphones, Ttablets, computadores e notebooks, além de alguns outros meios eletrônicos, que são ótimos e oferecem muita conveniência e portabilidade. Você pode salvar os seus livros e apostilas na memória desses dispositivos e fazer a sua leitura em qualquer horário e em qualquer lugar, como muita comodidade.  Até aí tudo bem…

Porém eu recomendo que todo esse aparato tecnológico sirva como apoio, como ferramenta e não como forma principal de estudo. Eu sou favorável ao uso do material impresso para estudar. E vou te dizer porquê.

Além de ser visualmente melhor, por te permitir ter uma visão mais ampla do conteúdo como um todo, você ainda pode usar o seu material impresso para fazer anotações de fácil visualização. É complicado realizar anotações em uma apostila em pdf que esteja no seu celular, por exemplo. Certa vez, houve uma pesquisa realizada por um professor de psicologia da Universidade de Leicester, na Inglaterra. Ocasião em que foi descoberto que os alunos precisam realizar mais repetições de leitura para aprender quando realizam o estudo na tela de dispositivos eletrônicos, como o computador ou tablet, quando em comparação com o estudo através de leitura utilizando apenas material impresso.

Obviamente, você pode, e deve, mesclar as duas formas de estudar. Se você optar, por exemplo, por gravar as suas leituras no celular, você pode ouvi-las realizando a leitura do seu material impresso, dentro do ônibus enquanto se desloca no trânsito.

Alterne o conteúdo a ser estudado entre matérias diferentes

Uma outra prática bem recomendada, e inclusive comprovada por cientistas, é variar o conteúdo a ser estudado, ou seja, alternar as matérias diferentes. Se você tem um tempo de 4 horas para estudar em um determinado dia, por exemplo, você pode usar 4 tempos de estudo de 1h, aproximadamente. Então, você poderia estudar 2h de língua portuguesa e 2h de direito constitucional, só para exemplificar.

Além disso, deixe intervalos de 10 minutos a cada 1h ou 50 min de estudo. Se você usar a configuração que eu te sugeri, ficaria mais ou menos dessa forma.

Os primeiros 50 minutos de estudo seriam utilizados para leitura seca de português, uma pausa de 10 minutos de intervalo, para finalmente entrar no segundo tempo de português, passando a fazer resumo da matéria lida, revisões e resoluções de exercícios relacionados. Então, estaria encerrado o ciclo de língua portuguesa, nós teríamos mais 10 minutos de intervalo, para então realizar os mesmos procedimentos para direito constitucional.

Mais à frente, quando nós entrarmos no módulo de técnicas de estudo, você aprenderá o conceito de roteiro de estudo perfeito, que vai te mostrar o passo a passo para estudar e memorizar qualquer assunto.

O objetivo deste episódio de hoje é te ajudar a fazer com que o seu tempo de estudos renda mais.

Desligue celular, tablet e qualquer outro aparelho

E já que nós falamos sobre o uso de telefone celular e outros aparelhos telefônicos, tenha em mente que se você optar por utilizá-los durante os seus estudos, faça com que eles tenham a função de ferramenta de apoio.

Se existe um elemento que pode causar um grande dano nos seus estudos, certamente o uso indevido desses dispositivos é um dos grandes sabotadores. Você já parou para analisar o quando somos interrompidos diariamente por notificações dos 3 principais aplicativos sociais do momento ( Instagram, WhatsApp e Facebook)?

O quanto da nossa atenção é desviada para o celular por conta dessas interrupções é algo absurdo.  Quando nós estamos estudando, nosso cérebro leva um tempo determinado de concentração isolada para entrar em estado de “Flow”, que significa estado de produtividade extrema, ou de máximo aproveitamento dos estudos. Quando nós somos interrompidos, o cérebro volta à estaca zero, e nós precisamos novamente de um tempo para que ele novamente retorne ao estado de alta produtividade.

Imagine o seu celular o tempo inteiro apitando do seu lado enquanto você está lendo uma matéria. Cada apito é uma interrupção e é como se você reiniciasse o seu cérebro a cada notificação.

No episódio sobre Como combater a preguiça, nós falamos exaustivamente em como dificultar o uso do celular ou de qualquer outra distração que roube a sua atenção durante os estudos. Se você ainda não ouviu, volte e ouça assim que puder.

Mas por hoje, entenda que você deve retirar o celular do seu ambiente de estudos, enquanto estiver realizando a leitura de algum material, ou resolvendo questões. E, se você usa o celular como ferramenta de estudos, coloque no silencioso ou no modo avião, para evitar que as notificações roubem a sua atenção.

Use o sistema Leitner ( conheça aqui)

Agora vamos de falar de uma estratégia um pouco mais divertida. Eu te apresentei algumas dicas com um sentido bem restritivo, que foi diminuir o uso do celular e outros aparelhos eletrônicos, deixar de estudar por documentos digitais e usar materiais impressos.  Existe uma técnica bem interessante de estudos conhecida por “Sistema Leitner”, que é o popular estudo através dos cartões de memória ou Flash Cards.

Ela funciona basicamente com o uso dos “cartões de memorização”. Que servem para que você aprenda os conteúdos a serem estudados pela repetição. É como um jogo.

Ele funciona assim: elabore o máximo de perguntas que você conseguir sobre uma determinada matéria e pesquise as suas respostas. Em um lado do cartão, que pode ser um pequeno quadrado feito de papel ou cartolina, escreva uma pergunta. Do outro lado do cartão, coloque a resposta.

Eu gosto de dobrar o cartão para que eu não leia a resposta “acidentalmente” ao pegar o cartão. Lembrando que cada cartão de memória que você criar deve abordar apenas uma ideia ou um conceito.

Se você colocar muitas informações, tira a lógica do jogo, que tem por objetivos trabalhar com “tiros rápidos”.  Então, coloque todos os cartões em uma caixa de perguntas, pode ser uma caixa de sapato, por exemplo.

Quando você for estudar, pegue um cartão e tente responder à pergunta, se você não souber a resposta ou errá-la, coloque o cartão na caixa de dúvidas.

Caso você acerte a resposta, coloque o cartão em um caixa de respostas certas.

Continue o processo até finalizar a caixa de perguntas.

A seguir, pegue a caixa de dúvidas e pesquise no seu material de estudos os assuntos que você errou ou que não se lembrou da resposta para, em seguida,  tentar responder as perguntas novamente.

Volte todos os cartões da caixa de dúvidas para a caixa de perguntas e repita o processo até que você consiga responder corretamente todos os cartões de memória sem erros ou esquecimento.

Resumo:

Agora, é hora de resumir todo o conteúdo que você aprendeu hoje.

  • E, nesse episódio, nós aprendemos uma série de dicas para otimizar o seu tempo de estudos, ou seja, estudar menos e aprender mais.
  • A primeira dica de hoje foi a seguinte:  sempre dê preferência a utilizar materiais impressos para estudar, pois eles facilitam a memorização, além de permitir que você faça anotações que podem ser visualizadas mais facilmente quando for a hora de rever aquele material. Ou seja, seu material de estudo terá os seus bizus anotados nele.
  • A segunda dica foi sobre a importância de variar o conteúdo a ser estudado, ou seja, alternar matérias diferentes. Essa estratégia tem basicamente duas vantagens significativas. A primeira é que você vai poder mais matérias simultaneamente e não fica preso a somente uma matérias por um longo período de tempo. A segunda vantagem vem da premissa que o nosso cérebro é preguiçoso, e tende ficar de “saco cheio” quando nos prendemos ao mesmo conteúdo por um longo período de tempo, fazendo com que nós tenhamos uma queda de desempenho no aprendizado.
  • Logo em seguida nós partimos para uma dica bem prática e direta no momento dos estudos: desligar celular e qualquer outro equipamento eletrônico que possa causar distração. Nós vimos porque um segundo de distração pode ser o suficiente para sabotar todo o seu dia de estudos.
  • E, para finalizar, na quarta e última dica, eu te apresentei S sistema Leitner, que é baseado no uso dos cartões de memória, ou flashcards. Um sistema alternativo de estudos que simula um jogo, estratégia ideal para variar um pouco a forma tradicional de estudar e que quebra a rotina de leitura, resumos, revisão, e resolução de exercícios. Vale muito a pena utilizar.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Pin It on Pinterest

Share This